Buscar

fichamento avaliacao empresas custo capital1

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Curso: Gestão Financeira e Controladoria
Disciplina: Avaliação de Empresa, Fusões e Aquisições
Nome: Luciana Coelho Torres - 201610015789
Avaliação de empresas e custo de capital
Referência: 
Artigo Harvard – Avaliação de empresas e custo de capital
Economia financeira do custo de capital
Na avaliação de fluxo de caixa descontado, usamos o termo “custo de capital” para referi uma taxa de desconto, mais especificamente, o custo de oportunidade dos fundos relacionado ao projeto ou a empresa em questão.
Outra definição do custo de capital como custo de oportunidade é que, por esta razão, os mercados de capital são sempre importantes. O mercado é importante porque apresenta oportunidades de comprar e vendes todo tipo de ativos.
O custo de oportunidade dos fundos compõe de duas partes fundamentais: o valor cronológico e o prêmio de risco. O valor cronológico representa o rendimento que os investidores recebem, sem correr nenhum risco. O prêmio de risco é o rendimento adicional esperado que os investidores demandam por correr riscos.
O CAPM (Capital Asset Pricing Model) nos dá um modo de definir o risco. Eles nos diz que os investidores que maximizavam o valor diversificarão e, por tanto, o único risco pelo que podem ganhar um prêmio é o risco não diversificável ou risco sistemático. O risco sistemático se mede mediante parâmetros beta, que é o coeficiente de uma regressão linear dos rendimentos de um determinado ativo arriscado sobre os rendimentos de mercado.
Cálculo do custo de capital: considerações praticas
Razões de estrutura de capital
As razoes de estrutura de capital são ponderadas na equação WACC e também podem aparecer nas formulas usadas para desalavancar e realavancar as betas de empresas comparáveis no curso de estimar o custo de capital.
Custo da divida
O custo da dívida em um cálculo WACC(custo médio ponderado de capital) deve ser o rendimento esperado sobre uma obrigação negociada, de taxa fixa e a longo prazo, de uma qualidade de credito que corresponda as razoes de estrutura de capital.
As obrigações de taxa flutuante tem pagamentos de juros indexados a uma referência de curto prazo. Quando a curva de rendimento é marcada ou investida, as referências de curto prazo nos dão uma estimativa muito enganosa do custo de dívida esperada.
A taxa impositiva aparece na taxa de desconto devido a uma suposição de que os fluxos de caixa que devem ser descontados não são alavancados, isto é, não incluem a economia de impostos relacionados com as deduções de juros feitas.
Custo de capital
Taxa de risco
Convencionalmente o rendimento de taxa sem risco para os fluxos de caixa em dólares de Estados Unidos se deriva dos rendimentos sobre obrigações do Tesouro de Estados Unidos. Isto implica que devemos utilizar uma taxa sem risco diferente para o fluxo de caixa de cada ano, sempre que a curva de rendimento não seja plana.
Beta
É importante verificar a consistência entre estrutura de capital do WACC e o grau de alavancagem presente no período de amostra usado para calcular o beta da empresa. Se o beta for calculado usando dados dos últimos anos, seria necessário verificar se a alavancagem da empresa durante o período foi consistente com a estrutura de capital, usada na WACC.
Uso do WACC : advertência
Ao aumentar a alavancagem, o custo de dívida e o custo de capital aumenta. O WACC poderia subir ou baixar dependendo do grau de alavancagem que se examina é maior ou menor que o ótimo.
Modelos de WACC
Uma causa comum desses erros está nos modelos pré programados de WACC comumente usados nas corporações, consultorias, auditorias e outros. O WACC decresce de forma monótona com a alavancagem, por conseguinte, quanto maior for a alavancagem mais negativamente será a inclinação da estimativa padrão do WACC.

Continue navegando