Buscar

O que se estuda em Gestão de Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que se estuda em Gestão de Recursos Humanos?
Postado por Mariana Meira
Toda empresa, seja ela pública ou privada, pequena, média ou multinacional, precisa selecionar com rigor as pessoas que farão parte daquele ambiente corporativo. Esses colaboradores serão responsáveis por trazer inúmeros benefícios a empresa, ou muita dor de cabeça, dependendo do contrato e, claro, dos cuidados, que ele receber da organização.
Isso mesmo. Cuidado. Uma empresa não pode apenas encontrar um candidato com perfil desejável, contratá-lo e colocá-lo para trabalhar. Ela precisa se preocupar com o ambiente de trabalho daquele funcionário, seus riscos, obrigações e benefícios. E o responsável por essas e outras questões burocráticas é o Gestor de Recursos Humanos. Porém, engano seu acreditar que esse profissional lida apenas com os processos burocráticos de seleção, pagamento e demissão em uma empresa. Veja no post de hoje o que este profissional estuda para especializar-se na área e quais são as suas principais atribuições. Confira e apaixone-se por essa carreira!
Quais atividades o Gestor de Recursos Humanos desempenha?
Ser um profissional de recursos humanos hoje em dia requer muito mais competências do que você imagina. Isso porque essa profissão, antes, exigia apenas conhecimentos burocráticos sobre os processos relacionados aos direitos trabalhistas de admissão e demissão. Hoje, porém, o gestor precisa conhecer profundamente o negócio em que está inserido para propor soluções que incentivem e influenciem positivamente os funcionários da empresa.
Para se tornar um Gestor de RH de sucesso, você precisa, antes de mais nada, de ingressar em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos. Nesse curso, a pessoa aprenderá as técnicas necessárias para:
recrutar e selecionar profissionais com o perfil da empresa;
treinar e desenvolver competências nos funcionários;
definir e gerenciar salários e benefícios;
garantir o cumprimentos dos pisos salariais;
coordenar os processos e atividades da folha de pagamento;
se comunicar diretamente com os funcionários e candidatos para colher feedbacks;
fazer a análise de desempenho dos funcionários;
agendar os exames admissionais e demissionais;
organizar eventos de prevenção contra acidentes de trabalho;
fazer a ponte entre funcionário, empresa e sindicato;
organizar o plano de carreira dos funcionários e incentivá-los a se desenvolverem pessoal e profissionalmente, e muito mais.
Mas, afinal, o que de fato estuda-se no curso de Gestão de Recursos Humanos?
O curso tecnológico de Gestão de RH fornecerá todas as ferramentas necessárias para o que o profissional tenha sucesso em sua carreira, seja ela dentro de um departamento pessoal, empresa especializada em seleção e contratações, ou como autônoma, na própria empresa de consultoria.
Por isso, já no primeiro ano de curso, o graduando aprenderá os princípios básicos de uma boa gestão aliados aos processos fundamentais de uma organização. Estudará noções de Comunicação Empresarial, Matemática Financeira, Contabilidade, Direito Trabalhista, Administração, Psicologia Organizacional, Estatística, dentre outras.
Além dos princípios básicos do funcionamento de uma organização, o curso também ensina a desenvolver habilidades preciosas que acompanharão o especialista pelo resto da sua vida, como saber “ler” as pessoas, interpretar os seus comportamentos e influenciá-las positivamente.
E no seu dia a dia, você já tem o hábito de observar as pessoas e tentar interpretar a sua linguagem corporal?

Outros materiais