Buscar

Analise critica A importancia do ato de ler de Paulo Freire

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise Crítica: “A importância do ato de ler”, de Paulo Freire.
A leitura de mundo precede a leitura da palavra. 
Aprendemos a ler e escrever na escola por volta dos 5 anos, porém o mundo já nos tem nomes e nós já o sabemos ler antes mesmo de descobrir a escrita. Ainda mais nesta idade de curiosidade, onde a criança aprende a perguntar “por quê”, a capacidade de aprendizado em qualquer situação que ela esteja é incrível. Então já se sabe que antes mesmo de ter contato com os textos escritos, já houve experiências com os textos escritos e visuais que o mundo apresenta.
Os analfabetos só não sabem decifrar estes pequenos signos que chamamos de letras, porém tal qual nós eles sabem ler tudo que lhes alcançou a vida.
Porque para saber o que significa “mar” é preciso mais que palavras ou até fotografias; é necessario ter estado numa praia para saber o verdadeiro significado de ver o mar e ter a impressão de sua infinitude no horizonte.
Devido a tais fatores, podemos observar que o coloquialismo não está errado, a não ser que o texto exija formalidade; afinal, a fala coloquial foi a primeira alfabetização e a mais prática e familiar de todos os seres humanos. 
Deste modo, Paulo Freire incita que a alfabetização deveria vir carregada de palavras populares, de realidade, assim como foi o nosso primeiro aprendizado de leitura de mundo. Assim utilizando-se da experiência existencial das pessoas no processo de alfabetização, de certa forma tornando a leitura escrita uma “releitura” do mundo.
Mariana Carvalho – 11/0017005
Leitura e Produção de Texto – D

Outros materiais