Buscar

Apol de educação patrimonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol de educação patrimonial
Questão 1/5 - Educação Patrimonial 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aquilo que se denomina Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [...] é o documento de identidade da nação brasileira. A subsistência desse patrimônio é que comprova, melhor do que qualquer outra coisa, nosso direito de propriedade sobre o território que habitamos”.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre o que é Educação Patrimonial e as formas de aplicá-la no cotidiano das estruturas formais e não-formais do ensino e da aprendizagem, é correto afirmar que:
	 A
	Um dos resultados do diálogo entre cultura e educação é o debate atual sobre o papel estratégico desempenhado pela economia da cultura, iniciada na Austrália e na Inglaterra, e com irrisório desdobramento no Brasil.
	 B
	O conhecimento, a valorização e a proteção do patrimônio cultural são aspectos de um processo educativo que, nas estruturas formais e informais de ensino, podem fazer parte dos temas apreendidos na escola e em outros espaços da formação da cidadania.
	 C
	A constituição vigente, a de 1988, adverte que a preservação patrimonial é dever do governo, e isenta a sociedade dessa responsabilidade.
	 D
	Os bens culturais limitam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas.
	 E
	A definição abrangente de patrimônio nega que nossas vidas, pessoal e comunitária, são inseparáveis da cultura e dos seus significados.
Questão 2/5 - Educação Patrimonial 
o empenho sistemático e duradouro da educação patrimonial torna-se eficiente se for capaz de promover a formação e a informação acerca do processo de construção de identidades plurais e de propiciar o desenvolvimento de reflexões em torno do significado coletivo da história e das políticas de preservação. 
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre a função social da propriedade urbana, leia as afirmativas a seguir:
I. O tombamento é um recurso jurídico que valoriza a função comercial da propriedade privada e 
prejudica a preservação dos bens públicos.
II. Os instrumentos jurídicos podem inserir a transformação da paisagem urbana em uma dinâmica de mercado.
III. O tombamento é uma forma de dar maior peso ao sentido coletivo de um bem imóvel ou móvel.
IV. O Estatuto Paisagístico ampliou o sentido coletivo das propriedades urbanas, em prol do qualitativo desenvolvimento das cidades e do bem-estar dos cidadãos. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A
	I, III, IV
	B
	I, II, III
	C
	II e III.
	D
	II, III e IV
	E
	III e IV
Questão 3/5 - Educação Patrimonial 
O inventário, desvinculado de políticas pragmáticas de inclusão e valorização humana, pouco interessa, mobiliza ou compromete os segmentos, instituições e pessoas envolvidas na produção e proteção dos bens culturais. Nesse sentido, cabe destacar como foi fundamental a interface dos inventários com ações e recursos complementares tais como oficinas de repasse de técnicas, adequação de espaços de produção, viabilização de matérias-primas, exposições e edição de catálogos que valorizam e divulgam a colocação diferencial de produtos no mercado de bens culturais...” 
A partir da leitura da citação acima e dos conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial sobre a implantação de ações que buscam remontar a consolidação de uma política pública nacional baseada na diversidade cultural, leia as afirmativas a seguir: 
I. O diferencial da identidade brasileira ocorre quando o IPHAN assume todas as funções relativas ao patrimônio imaterial.
II. Foi somente a partir da Conferência da UNESCO que passou a haver a identificação, conservação e proteção das manifestações culturais.
III. O desmembramento do Ministério da Educação e Cultura ocorreu pela necessidade da separação entre cultura hegemônica e cultura popular.
IV. O Grupo de Trabalho do Patrimônio Imaterial foi criado para estabelecer critérios e formas de preservação do patrimônio intangível. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
A- I, II, e IV 
B- II,III, e IV 
C- III e IV 
D- I e III 
E- I, II e III
Questão 4/5 - Educação Patrimonial 
“Na metodologia da Educação Patrimonial, o ponto de abordagem do cotidiano é a cultura material entendida como um produto social, do coletivo que, por outra parte, se interessa pelas continuidades, pelo cotidiano, em contraposição às fraturas provocadas por fatos isolados ou excepcionais”.
Considerando a citação acima e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre o entendimento que o IPHAN tem acerca do conceito de patrimônio para fins de educação patrimonial, é correto afirmar que:
I. O patrimônio cultural é um conjunto de bens culturais que estão presentes na história do grupo, que foram transmitidos entre várias gerações.
II. O patrimônio cultural tem importância exclusiva para um indivíduo ou uma família.
III. O patrimônio cultural faz parte da vida das pessoas de uma maneira tão profunda, que algumas vezes elas não conseguem nem mesmo dizer o quanto ele é importante e por quê.
IV. A paisagem do lugar da infância; o jeito de preparar uma comida; uma dança; uma música; uma brincadeira, fazem parte do patrimônio cultural.
V. A definição abrangente de patrimônio cultural demonstra que nossas vidas, pessoal e comunitária, encontram-se separadas da cultura e dos seus significados.
Estão corretas apenas as afirmativas: 
A- I,III,IV 
B- I,II,IV 
C- II,III,V 
D- II,IV,V 
E- III,IV,V
Questão 5/5 - Educação Patrimonial
A idéia de preservar o patrimônio imaterial não surgiu das práticas preservacionistas da sociedade ocidental, associadas à cultura material, mas nos países do Oriente e do chamado ‘Terceiro Mundo’. Sobre o registro do patrimônio imaterial, Sant’ Anna afirma: “não é um instrumento de tutela análogo ao tombamento, [...] que pode também ser complementar a este. O objetivo é manter o registro da memória desses bens culturais e de sua trajetória no tempo”.
Preservar o patrimônio cultural na sua materialidade e imaterialidade é uma tarefa dinâmica, construída dia a dia durante as ações de educação patrimonial. Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base, Educação patrimonial no que diz respeito às condições que facilitam essa idéia, leia as afirmativas a seguir:
I. Os monumentos, compreendidos como documentos, nos permitem olhar com maior cuidado para os bens materiais e imateriais.
II. Quando uma obra de arte não interessa mais - seja o busto de uma personalidade histórica ou um monumento -, ocorre uma perda de sentido simbólico, que também é uma forma de percepção social.
III. É possível demonstrar a independência entre os termos preservação e valorização dos bens tombados com a elaboração de novos significados socioculturais do patrimônio.
IV. No final dos anos 1960, a legislação destacava, como objetos de preservação, monumentos construídos pelo ser humano ou moldados pela natureza.
V. Quando Mário de Andrade elaborou o anteprojeto para a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foram desconsiderados os conjuntos mais diversificados, incluindo os formados por bens de valor arqueológico, etnográfico e bibliográfico.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A
	I, III, IV e V.
	B
	I, II e IV.
	C
	II, III e V.
	D
	II, IV e V.
	E
	III, IV e V

Outros materiais