Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS
AULA 1
1- O processo de socialização pode ser definido como:
 Certo*	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade.
2* O conhecimento que está baseado na compreensão do mundo através da aprendizagem acumulada de gerações anteriores, muitas vezes implica em juízos pessoais acerca das coisas dos valores. Também conhecido como conhecimento espontâneo. Este conhecimento é denominado de:
 Certo	Senso Comum
3* O conhecimento de senso comum se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. Desta forma, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos, não questiona o porquê das coisas e é aprendido de uma forma difusa, não organizada. Assinale a alternativa que identifica corretamente as características do conhecimento de senso comum.
 Certo	assistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
4* As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais
 Certo	Antropologia, Sociologia e Politica
5* Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
 Certo	Sociologia.
6* A ciência é uma forma de conhecimento, entre outras, ou seja, é um tipo de sistematização de discursos (logos). Não é só o modo como são organizados os discursos, mas o próprio discurso científico é que tem características próprias. Ele se refere a algo bastante especificado. Uma das características na produção do conhecimento científico é necessário se estabelecer um caminho, que é chamado de:
 Certo	método
	
7* Por socialização se entende o processo pelo qua:
 Certo	Um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria tornando possível a perpetuação da sociedade.
8* Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais?
 Certo	Sociologia.
1* Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:
 Certo	Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim
2* Sobre as ciências sociais é incorreto afirmar que:
Busca comprovar os conhecimentos que são adquiridos através de pesquisas;
 Certo Podemos considerar que estudam objetos simples;
3* Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento científico.
 Certo	Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem
4* O conhecimento que está baseado na compreensão do mundo através da aprendizagem acumulada de gerações anteriores, muitas vezes implica em juízos pessoais acerca das coisas dos valores. Também conhecido como conhecimento espontâneo. Este conhecimento é denominado de:
 Certo	Senso Comum
5* Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, e também o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
 Certo	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
6* O conhecimento de senso comum se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. Desta forma, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos, não questiona o porquê das coisas e é aprendido de uma forma difusa, não organizada. Assinale a alternativa que identifica corretamente as características do conhecimento de senso comum.
 Certo	assistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
7* CESGRANRIO - 2010 - Ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor, a construção de um olhar sociológico principia com o estranhamento, ao se observar a realidade. Tal procedimento confronta o conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico. Essa reflexão propõe:
 Certo	estudar a realidade observada, segundo o critério teórico-metodológico.
8* De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que:
 Certo	Existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, os indivíduos sofrem as influências da sociedade e da cultura.
AULA 2
1 Se as Ciências da Natureza aspiram instaurar as leis objetivas gerais, universais e necessárias dos fatos, as Ciência Sociais a investigação científica compreende:
 Certo	Os valores e significados dados socialmente dados aos fatos sociais.
	
 2 Nas ciências sociais os fenômenos estudados são complexos e centrados no ser humano, portanto, subjetivo. dessa forma, quando falamos desses fenômenos podemos dizer que eles:
 Certo	São eventos complexos apresentados de modo descritivo e narrativo, nunca na forma de uma experiência.
	
3 Segundo Mello (2014), as Ciências Sociais são constituídas por disciplinas distintas, que estudam fenômenos muito semelhantes. Identifique-as, com base nas alternativas a seguir:
 Certo	Antropologia, Ciência Política e Sociologia.
	
4 As Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Podemos atribuir estas características também às ciências sociais?
 Certo	Não, pois as ciências sociais estudam fenômenos complexos e irreproduzíveis em laboratório;
	
 5 As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos e seu objeto de investigação é
 Certo	o homem nas relações intersubjetivas.
 6 A sociologia comporta diferentes explicações sobre os fenômenos sociais. Assinale a alternativa cujas afirmações correspondem somente a explicações sociológicas sobre o fenômeno da religiosidade.
I - As religiões podem ser compreendidas como instrumentos de regulação e de controle das atividades dos membros da sociedade. Desse modo, elas são dotadas de força coercitiva.
II - Os sistemas religiosos exercem uma função importante no processo de socialização, ou seja, na assimilação pelos indivíduos dos valores e das normas que regem sua sociedade.
III - O fenômeno religioso não pode ser considerado um fenômeno cultural, já que possui leis muito próprias de funcionamento.
IV - De acordo com algumas teorias, as religiões expressam visões ideológicas sobre a vida em sociedade que são fundamentais para a dominação de uma classe social sobre a outra.
 Certo	Estão corretas as proposições I, II e IV.
7 Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII ¿ e que se estenderam no século XIX ¿ só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo,criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004. Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
 Certo	A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
 8 Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
Certo	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
1 Os fenômenos simples podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de condições de relativo controle nas...
Certo	ciências naturais.
	
2 Cientistas sociais brasileiros não fazem parte integrante do circuito habitual dos centros reconhecidos de produção intelectual. Tal fato não impede que nos vejamos como parte dele e, portanto, interlocutores legítimos dos autores mais respeitáveis e reconhecidos da tradição ocidental. Mas, nesse contexto, há um traço peculiar da nossa inserção: falamos e escrevemos em português (embora leiamos em inglês e francês). O isolamento relativo da língua portuguesa tem uma afinidade com o papel político do cientista social no Brasil, chamado a participar de valores e responsabilidades de construção nacional. A citação acima nos mostra como: I - Ao observar os fenômenos sociais, os cientistas sociais são levados a enfrentar sua própria posição, seus valores, sua visão de mundo que interfere na sua pesquisa. II - O trabalho dos cientistas sociais os levam a interação complexa com o grupo social ou sociedade investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. III - Há uma distância irremediável entre o cientista social e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Assinale a opção correta.
 Certo	As afirmações I e II estão corretas.
	
 3 Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. (...) O texto acima apresenta uma visão relativa:
 Certo	às Ciências Naturais.
	
 4 Segundo o antropólogo Roberto Da Matta a pesquisa de campo leva o estudioso a encarar a sua própria visão de mundo, sua religião, seus valores morais etc. Devemos levar em conta seriamente essa noção para evitar interferir na pesquisa. Segundo Da Matta, nasce assim a dialética entre investigador e investigado. DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social É correto afirmar que:
Certo	Nas ciências sociais devemos nos esforçar para trabalhar com neutralidade, mesmo sendo está quase inalcançável devido a complexidade dos objetos
	
 6 Podemos afirmar que o processo de Socialização seria:
 Certo	o processo através do qual os seres humanos são induzidos a adotar padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social
	
 6 Segundo Mello (2014), "é pela socialização que o mundo social " com seus diversos significados, hábitos de vida, regras, normas e valores morais, por exemplo "é interiorizado pelo indivíduo e passa a fazer parte de sua experiência subjetiva". Com base nas afirmativas a seguir, identifique aquela(s) que corresponde(m) ao conceito de socialização:
(A) É o processo por meio do qual os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento do seu mundo social;
( B ) É um processo de aprendizagem que se apoia, em parte, no ensino explícito e em parte, na aprendizagem latente;
( C ) É um processo de aprendizagem que se baseia, também, no relacionamento com os outros;
( D ) É um processo de aprendizagem que tem início na infância e prosseguem ao longo da vida;
( E ) É por meio dela que nos tornamos membros de uma sociedade e assimilamos a sua cultura.
Estão corretas as afirmativas:
 Certo	A, B, C, D e E
	
7 As ciências da natureza e as ciências sociais se diferem pelo seu objeto de estudo. Analise as frases abaixo e assinale a única resposta incorreta
 Certo	O objeto de investigação das ciências naturais é o homem nas suas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais.
	
 8 Sobre a questão da neutralidade e objetividade científica podemos afirmar que:
Certo	É mais difícil de ser alcançada nas Ciências Sociais.
AULA 3
1 Diz respeito a diversidade cultural:
 Certo	Refere-se a multiplicidade de formas de ver, sentir e se inserir no mundo, sendo a convivência de diferentes formas de agir, de padrões culturais e de estilos de vida.
 2 A ANTROPOLOGIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL QUE OBSERVA A CULTURA DAS MAIS DIVERSAS CULTURAS DA HUMANIDADE. SOBRE O ETNOCENTRIMO PODEMOS AFIRMAR:
 Certo	OCORRE QUANDO UM GRUPO ÉTNICO CONSIDERA-SE SUPERIOR AO OUTRO, SEM PERCEBER AS SINGULARIDADES QUE COMPÕEM A CULTURA DO DIFERENTE.
 3 De fato, dentre os diversos fenômenos sociais observados, um que se destaca como típico da cultura brasileira é o carnaval. Procurando refletir a compreensão teórica do que seja um fenômeno social, assim como as relações que podemos estabelecer entre o social e o cultural, o fenômeno que constitui o carnaval destaca-se como objeto das Ciências Sociais porque :
 Certo	O carnaval consiste num objeto de cultura porque constitui, como qualquer fenômeno social, produto da inteligência humana.
	
 4 Naturalizamos determinadas condutas e padrões e os classificamos como normais, aceitáveis, esperados. E outros como anormais, repulsivos, perigosos. Assim, tendemos a considerar os brancos superiores aos negros, os homens às mulheres, os heterossexuais aos gays, os ocidentais aos orientais, e assim por diante. Como podemos, então, combater essa tendência ao etnocentrismo, própria de toda sociedade?
 Certo	Adotando a prática do relativismo cultural.
	
 5 O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que, em Primitive Culture, formulou a seguinte definição: "Cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade." Tylor afirmou, portanto, que: I - a cultura é transmitida geneticamente às novas gerações; II - a cultura é adquirida através de aprendizagem; III - mesmo sendo geneticamente transmitida, a cultura pode ser adquirida pelo convívio social.
 Certo	Apenas a II afirmação está correta;
 6 SEPLAG 2010- A história do Carnaval de Salvador mostra o aparecimento do Ilê Aiyê, em meados dos anos 1970, como um fenômeno decisivo. O Ilê Aiyê é elemento central da chamada ¿reafricanização¿ da folia baiana, denominando-se bloco afro. Muitos blocos afros surgiram depois dele, buscando também tematizar a cultura africana e o orgulho negro. Dentre eles se tornaram conhecidos nacionalmente o Olodum e o AraKetu. A partir do texto, identificam-se
 Certo	elementos da arte e da cultura afro-brasileira e o resgate dessa cultura.
 7 Os negros, na visão de alguns pensadores do século XIX eram dotados de força física e apresentavam tendência à lascívia, e eram pouco inteligentes. Essa visão se baseava na crença de que a cultura era determinada pela herança genética. Tal visão é denominada:
 Certo	Determinismo biológico
8 Quando a antropologia desloca sua matriz de parâmetros para a cultura pesquisada, entendendo que ela se expressa de forma diferente e que a sua interpretação deve ser segundo o seu contexto, ela está fundamentada:
Certo	No relativismo cultural
1 O primeiro papel que o índiorepresenta é no descobrimento do Brasil; no segundo momento na catequese sendo colocado com uma criança e no terceiro momento, o corajoso, altivo, cheio de amor à liberdade. Assim essas sutilezas, violências, persistências são situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas.Neste caso, identificamos como sendo exemplo de:
 Certo	etnocentrismo
2 Ao analisar os temas Cultura e Sociedade, compreende-se como relativismo cultural:
 Certo	O respeito às diferenças existentes entre as culturas.
 3 O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e considera que julgar culturas de diferentes hábitos, costumes, vestuário ou postura, a partir de outra que se coloca como superior, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
 Certo	Etnocentrismo
 4 Qual das alternativas abaixo expressa uma postura relativista?
 Certo	Apesar de apresentarem costumes diferentes, os índios não podem ser considerados incivilizados.
 5 (Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que:
 Certo	relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
 6 Os comportamentos humanos desviantes numa determinada sociedade podem ser considerados normais noutra sociedade. Por conseguinte, esta afirmação é:
 Certo	Verdadeira, porque as sociedades possuem cultura como identidade social e, consequentemente, padrão de comportamento social diferente.
7 A cozinha dos índios brasileiros era primitiva e rudimentar. Eles nos deixaram, no entanto, alguns pratos à base de milho, como a pamonha e a canjica; à base de mandioca (Manhiot utilíssima), como a farinha, o beiju, o mingau, a tapioca etc. (...) Extraído de RAMOS, A. Notas sobre a culinária negro-brasileira. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977.p. 85. Em relação à primeira frase desta descrição feita por Ramos sobre a cozinha dos índios brasileiros o conceito que se aplica é:
 Certo	Etnocentrismo
8 Incapacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu nem reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, nem como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos. Tal incapacidade está expressa no (a):
 Certo	Etnocentrismo
AULA 4
1 O Iluminismo é um movimento que buscava na razão as explicações possíveis para os fenômenos naturais, esforçando-se para encontrar as leis, também naturais, que eram responsáveis pela existência de tais eventos. Esta nova forma de enxergar a relação entre o homem e a natureza, que está em constante movimento, fez com que se compreendesse a sociedade e suas relações também como algo passível de mudanças. Esta nova visão permitiu aos pensadores iluministas construir novos modelos sociais, políticos e econômicos. O Iluminismo caracterizava-se:
 Certo	Por uma dura crítica ao Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade jurídica e pelo interesse da burguesia.
 2 John Locke, representante do pensamento liberal, indica como ponto principal para a criação da sociedade civil:
 Certo	O contrato social;
	
 3 Max Weber propõe as seguintes formas puras de dominação:
 Certo	carismática, racional-legal e tradicional.
 
4 "A concepção de Hobbes (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos. Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar." Qual das frases abaixo exprime o pensamento de Hobbes sobre o Estado de Natureza?
 Certo	O homem é o lobo do homem.
5 O objeto de estudo da sociologia foi a principal preocupação dos primeiros grandes sociólogos, mas dentre todas as escolas de pensamento a que logrou sistematizar o pensamento sociológico foi a positivista.
A partir das aulas ministradas assinale o pensador que afirmar que o sociólogo deve investigar o tipo ideal da sociedade:
 Certo	Marx Weber.
 6 O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
 Certo	À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições.
 7 Em Max Weber a legitimação da dominação é estabelecida pela aceitação dos submetidos a sua dominação. Este consentimento pode ser estabelecido de algumas maneiras. A partir da interpretação da motivação destes consentimentos podemos classificar as relações de dominações nos tipos ideais elaborados pelo autor. Desta maneira, quando pensamos no Brasil, temos ainda a perpetuação da relação de submissão de trabalhadores rurais aos coronéis. Qual o tipo ideal de dominação predominante nesta relação?
 Certo	Tradicional
	
 8 O conceito de dominação é central na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?
 Certo	A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma ordem impessoal.
1 Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
 Certo	Hobbes
 2 Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que:
 Certo	não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento entre o subordinado e seu dominador o que não se dá com o poder.
 3 Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:
 Certo	Jean-Jacques Rousseau
 4 (UFU, 2011) Na concepção de Weber, a política é uma atividade geral do ser humano. A atividade política se desenvolve no interior de um território delimitado e a autoridade política reivindica o direitode domínio, ou seja, o direito de poder usar a força para se fazer obedecer. Se há obediência às ordens, ocorre uma situação de dominação. Sobre os tipos de dominação, assinale a alternativa correta.
 Certo	A dominação legal racional é a mais impessoal, pois se baseia na aplicação de regras gerais aos casos particulares.
	
5 O Papa Francisco esteve no Brasil onde reuniu mais de 2 milhões de fiéis católicos e de outras religiões nas areias da praia de Copacabana. Milhões de pessoas ouviram e viram o Papa pela primeira vez e muitos puderam chegar perto e conversar com ele. Outros milhões acompanhavam a visita do Papa ao país pela televisão ou pela internet. O líder da Igreja Católica também fez declarações surpreendentes, dentre elas a de que os homossexuais devem ser acolhidos pela igreja e não rejeitados por ela. A atuação do Papa argentino continuaram a provocar comoção e surpresa em todo o mundo. Segundo Max Weber esse tipo de dominação do Papa pode ser caracterizada como:
 Certo	Carismática e tradicional
 6 Max Weber analisa a política como uma relação de mando e obediência que, nas sociedades modernas ocidentais, toma a forma de um aparelho de constrangimento baseado no uso da força e em um conjunto de regulamentos racionais. Nesta sociedade predomina a dominação: Assim sendo, para Weber, o Estado Moderno deve ser definido:
 Certo	Racional-legal
7 Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954:
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima:
 Certo	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
8 Segundo John Locke, qual a principal finalidade do Estado?
 Certo	Garantir o direito natural da propriedade.
 
AULA 5
1 (Unicentro 2010) O nome "Positivismo" tem sua origem no adjetivo "positivo", que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do "Cientificismo", isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o Positivismo assinale a alternativa correta:
 Certo	O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros, objetivos e completamente corretos.
 2 ( UENP,2013) A Sociologia surgiu tendo em vista diversas situações vinculadas às revoluções:
 Certo	Francesa e Industrial
 3 Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII ¿ e que se estenderam no século XIX ¿ só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004. Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
 Certo	A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
 4 Sobre a Revolução Industrial e sua importância para a formação da sociologia, é correto afirmar que:
 Certo	ocasionou um grande número de transformações econômicas e sociais, intimamente ligadas às inovações tecnológicas na indústria.
	
 5 "A transposição dos conceitos físicos e biológicos para o estudo das sociedades e do comportamento humano promoveu desvios interpretativos graves, que acabaram por prestar uma garantia de cientificismo a ações guiadas por preconceito e interesses oarticulares. Um desses desvios ocorreu com o conceito de espécie em Darwin para o estudo das diferentes sociedades e etnias" (COSTA, C. 2005) Considerando uma perspectiva crítica acerca do darwinismo social, marque a única afirmativa INCORRETA:
 Certo	A necessidade de abastecer e buscar matérias-primas em regiões cada vez mais distantes levou à invenção e popularização do trem e do navio a vapor.
 6 Como eram vistas as sociedades não europeias a partir do neocolonialismo - segundo a ideologia do darwinismo?
 Certo	Eram vistas como inferiores, com menosprezo.
 7 Como a Europa considerava os não europeus como seres inferiores, que eram facilmente iludidos com magia, além de brutos e perigosos, não tardou para se consolidar a ideia de que algo deveria ser feito. Assinale a opção que represente essa ideia:
 Certo	Esses povos precisavam ser "civilizados".
 8 Relativo à influência do Positivismo na sociedade brasileira, leia atentamente o texto abaixo: (...)Passamos a constituir uma espécie de "subcultura européia", considerada inferior por integrar elementos arcaicos bárbaros e selvagens. (...)Nessa perspectiva, as elites são apontadas como as responsáveis pela conservação do patrimônio cultural da Nação, devendo promover a coesão das demais forças sociais. Dotadas da dinâmica da razão, detentoras do princípio ativo da ciência, elas são consideradas elementos superiores, por estarem em sintonia com a cultura universal. Já as camadas populares não familiarizados com os princípios da ciência, são circunscritas à esfera do arcaico e do particular. VELLOSO, Mônica Pimenta. As tradições populares na Belle Epoque carioca. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1988.pp. 8-11. Que doutrina que influenciou muito o Positivismo está presente nas ideias do texto acima?
 Certo	Darwinismo Social.
1 Em que consiste o cientificismo?
Certo	Ele representa um entusiasmo em relação ao conhecimento científico e se traduz pela crença no poder da ciência de traduzir a realidade sob a forma de leis.
	
3 A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais forte é aplicada às leis de mercado, principalmente pela doutrina do liberalismo econômico, hoje batizada de liberalismo (COSTA, 2005, p.68). A teoria do darwinismo social:
 Certo	Serviu como base teórica para justificar o colonialismo europeu, uma vez que a competitividade era um princípio agregador capaz de assegurar a sobrevivência do mais forte e adaptado. Assim, os países europeus se lançaram em uma ¿missão civilizatória¿ com o discurso que iriam elevar algumas nações a um estado mais desenvolvido.
	
 4 Fundador do Positivismo, corrente de pensamento filosófico que compreende as sociedades numa evolução que deve passar por Três estados: teológico, metafísico e positivo.
 Certo	Auguste Comte
	
 6 Para esse pensador francês, a sociologia possuía um desígnio que era a reconciliação entre a ordem e o progresso, pregando a necessidade mútua destes dois elementos para a nova sociedade . Estamos falando de qual pensador?
 Certo	Augusto Comte
 5 Para Augusto Comte, o progresso (industrialização) era inseparável da ordem (instituições sociais), representava o desenvolvimentoda própria ordem. Neste sentido, o progresso significava...
 Certo	o aperfeiçoamento ou desenvolvimento das instituições sociais.
 6 De acordo com a teoria da evolução podemos afirmar:
 Certo	O homem evoluiu graças as suas aptidões físicas e mentais.
7 Dentre os acontecimentos abaixo quais estão relacionados com o surgimento da sociologia?
 Certo	Revolução Industrial e Revolução Francesa.
8 O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
 Certo	Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.

Continue navegando