Buscar

AVS AV2 GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Prévia do material em texto

Avaliação:  GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno:  MARCIO LEANDRO 
	Professor:
	EDVALDO ANTUNES DE FARIAS
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 29/11/2017 09:22:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201502861978)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fato de verificarmos em um Centro de Iniciação Esportiva de Futsal (Escolinha) a possibilidade de interferência direta dos Clientes na prestação do serviço em função de suas características pessoais, e que por sua vez pode interferir e gerar alterações no tipo de treino, horário de treinamento e na metodologia utilizada representa que tipo de característica dos serviços intangíveis?
		
	
	Canais de distribuição podem ter forma diversificada.
	 
	Há maior envolvimento dos clientes no processo de produção dos serviços
	
	Clientes não têm propriedade sobre serviços que compram.
	
	O fator tempo na entrega de serviços é crucial para o cliente.
	
	Outras pessoas fazer parte da produção do serviço.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502901328)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Podemos afirmar que qualidade em serviços é, sem dúvida, uma temática ao mesmo tempo interessante e polêmica. Interessante porque trata de características que não têm um modelo único mas apenas diretrizes de ação, e polêmica por preconizar um compromisso de busca contínua da melhoria por quem os presta. Assim, clientes ao avaliarem a adequação dos serviços a eles entregues, sobretudo quando os compram pela primeira vez, definem um conjunto de elementos relacionados diretamente as suas necessidades, interesses e desejos a partir dos quais farão suas avaliações. Que elementos são estes?
		
	
	Experiências anteriores
	 
	Indicadores de qualidade
	
	Características mercadológicas
	 
	Atributos dos serviços
	
	Resultados tangíveis
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503263415)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos diferentes serviços ligados à Educação Física, portanto de natureza intangível, é preciso "compensar" tal subjetividade com algum tipo de sensação, percepção, ou algo que deixe evidente para os clientes uma necessidade pessoal que precisa ser satisfeita por meio destes serviços, de modo que a compra deles faça algum sentido. Para os autores Lovelock e Wright (2003), as necessidades são componentes da existência humana e estão enraizadas no inconsciente das pessoas e, por isso mesmo, dizem respeito a questões existenciais e de identidade. Em outras palavras, fatores nem sempre materiais e concretos são produtores de necessidades humanas e, por isso mesmo, vender serviços a clientes relacionados à saúde, bem estar e qualidade e vida demanda conhecer além do simplesmente "o que as pessoas querem comprar". Diante desta assertiva, e considerando a hierarquia das necessidades humanas proposta por Maslow, as 5 categorias que a compõem são respectivamente:
		
	
	Fisiológicas, sociais, segurança, realização pessoal, estima
	
	Fisiológicas, emocionais, estima, realização pessoal, realização profissional
	
	Biológicas, sociais, emocionais, estima e realização pessoal
	 
	Fisiológicas, segurança, sociais, estima, realização pessoal
	
	Fisiológicas, segurança, estima, sociais, realização pessoal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502811630)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as 7 características de um gestor de excelência apresentadas por Venlioles (2005), e estudadas em nossas aulas, qual delas está diretamente ligada ao espírito de construção coletiva, fazendo com que o TODO seja maior que a simples soma das partes em termos de resultados gerados pelas empresas?
		
	
	foco no curto/longo prazo
	
	foco na qualidade em serviços
	
	crença total nos colaboradores
	
	estudante vitalício
	 
	incentivo ao fazer em equipes
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502811708)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as 4 obrigações do líder descritas em nosso material de aulas e estudos, qual delas corresponde à descrição a seguir? "Ser referência positiva e criativa para suas equipes, criando espaços para as pessoas desenvolverem ideias inovadoras (...)"
		
	
	Sintonizar
	 
	Inspirar
	
	Envolver
	
	Influenciar
	
	Seduzir
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502862259)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando o assunto é atendimento a clientes não há mais dúvidas quanto ao fato de que há muito mais fatores capazes de interferir na insatisfação deles do que simplesmente entregá-los aquilo que foram procurar. Em outras palavras, não basta fazer apenas o que foi pedido pelo cliente, pois nesse "fazer" há aspectos subjetivos que podem levá-lo a escolher um concorrente ou simplesmente desistir de comprar. Assim, Cantero (citado por Venlioles, 2005) afirma que há pontos de atenção que precisam ser monitorados em um relacionamento com clientes se desejarmos que sejam fiéis aos nossos serviços. Assinale, dentre as opções apresentadas, a única que NÃO É UM PONTO DE ATENÇÃO proposto por este autor:
		
	 
	Um maior tempo de fidelização dos clientes implica em menos preocupação com ele por já conhecer os serviços.
	
	Depois de entender o cliente e obter lucros é preciso MUDAR os serviços antes do mercado exigir.
	
	Definir onde pode haver lucro baseado na DIFERENCIAÇÃO dos serviços prestados.
	
	CLIENTE é onde tudo começa e, por isso, é preciso descobrir onde começa a criação de valor para ele.
	
	É preciso ouvir os clientes como forma de saber a verdade sobre o que ele pensa sobre você e seus serviços.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502782685)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando o espectro de competências inerentes aos profissionais em geral e também aqueles que desempenham a função de gestor em cenários de alta competitividade, tal qual o mercado dos negócios em fitness & wellness, Farias ( 2008) em seu artigo Capacitação Profissional e Competências Emergentes em Cenários Competitivos propõe o investimento em diferentes tipos de competências como forma de desenvolver um profissional multidimensional. Segundo este autor formar um profissional pressupõe desenvolver mais do que competências técnicas e, por isso, propõe 5 (cinco) categorias que são: a) b) c) d) e)
		
	 
	Social, técnica, emocional, gerencial e conceitual
	
	Sentimental, relacional, técnica, social, gestão
	
	Técnica, social, espiritual, relacional, gestão
	 
	Técnica, relacional, emocional, social, gestão
	
	Social, técnica, emocional, relacional e conceitual
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502782682)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Embora alguns gerentes de academias e centros de atividades físicas e esportivas sintam-se absolutamente capazes de realizar a grande maioria das atividades e tarefas do dia-a-dia nas empresas onde atuam, sendo esta uma razão muito frequente para que sejam levados à tal posição, na verdade a sua função demanda outras ações e, por consequência a delegação das atividades operacionais aos profissionais que compõem sua equipe, devendo ele, o gestor, ater-se as ações táticas e estratégicas. Venlioles (2005), em Manual do Gestor de Academias ¿ Editora Sprint, relata que há uma ação na qual gestores devem estar sempre atentos e investir de forma sistemática e contínua de tal modo que a operação não se constitua em problema, mas sim em solução para a organização. Que ação é esta?
		
	
	Plano de carreira profissional
	
	Reuniões sistemáticas com a equipe
	
	Avaliação do desempenho individual
	
	Rotatividade sistemática de funções
	 
	Capacitação continuada da equipe
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502777968)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em se tratando da avaliação dos serviços pelos clientes existem 3 categorias distintas de atributos que estes clientes adotam para avaliar os serviços que compram. São eles: atributos de PROCURA e atributos de EXPERIÊNCIAe atributos de CONFIANÇA. Os primeiros são relacionados ao que os clientes determinam antes da compra dos serviços como estilo, preço, adequação as necessidades. A segunda categoria refere-se a aspectos somente verificáveis a partir do uso concreto do serviço, como tratamento pessoal, conforto e ambiência. A terceira categoria refere-se a aspectos que não sejam verificáveis em termos de resultados de forma imediata como, por exemplo, emagrecimento, ganho de força muscular e disposição física. Diante dessa assertiva assinale, dentre as opções abaixo, a série que apresenta apenas atributos de EXPERIÊNCIA em serviços relacionados à Educação Física.
		
	 
	Salas limpas, equipamentos sofisticados, aulas agradáveis e professores capacitados.
	
	Som agradável, salas confortáveis, equipamentos limpos, preços adequados.
	
	Som agradável, aulas motivantes, professores atenciosos, emagrecimento.
	
	Ambientes limpos, pesos em quantidade, aulas motivantes e ganhos em aptidão física.
	
	Hipertrofia muscular, ganhos estéticos, equipamentos confortáveis e aulas variadas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502782702)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o espectro de competências necessárias a um profissional atuante em cenários de alta competitividade, como o mercado dos negócios em fitness & wellness, o autor Farias (2008) em seu artigo Capacitação Profissional e Competências Emergentes em Cenários Competitivos propõe o investimento em diferentes tipos de competências como forma de desenvolver um profissional multidimensional. Segundo este autor é necessário desenvolver nos gestores e nos profissionais que atuam nos negócios ligados a Educação Física a competência que responde pela capacidade de saber organizar seu tempo e prioridades, estabelecer métodos eficientes e eficazes na busca pela solução dos problemas apresentados e otimizando os recursos disponíveis. Que competência é esta?
		
	
	Social
	
	Téecnica
	
	Relacional
	 
	Gestão
	
	Emocional

Continue navegando