Buscar

RESUMO FARMACOLOGIA 4º BIMESTRE (1)

Prévia do material em texto

RESUMO FARMACOLOGIA 3º BIMESTRE
Qual é o Protocolo para Antibioticoterapia para Endocardite Bacteriana (inclui a maioria dos problemas de coraçao)?
R: Se administra no pré operatório 2 mg de Amoxicilina ou 2 g de Ampicilina ou 600 mg de Clindamicina.
O que causa a mutaçao bacteriana?
R: É causada pela pressão seletiva, ou seja, quando uma bacteria de uma região que estando nessa região é benéfica (como a microbiota oral por ex) entra em contato com substancias, calor ou qualquer outro componente estranho ao meio, ela acaba sendo forçada a mutar para se adaptar ao novo meio em que vive, por exemplo, uma pessoa fumante, a boca esta constantemente submetida ao calor do cigarro, á fumaça e as substâncias químicas dele, então essas bacterias acabam mutando para suportar as novas condições bucais (por isso a grande causa de cáncer entre fumantes).
Defina:
R: Bactericidas:
Provoca a morte das bacterias, atua na parede celular bacteriana, são os mais utilizados em odontologia
Bacteriostáticos:
Atua no DNA das bacterias e inibe a continuidade da infecção (impede que as bacterias se reproduzam)
 
Cite exemplos de Penicilina?
R: Amoxicilina: tem melhor Biodisponibilidade, se receita 500 mg de 8/8 hs – Receita Controle Especial em duas vías, constando todos os dados do paciente, valida por 10 dias
Ampicilina: Tem baixa biodisponibilidade e baixa absorçao (evitar receitar em odontologia).
Cite exemplo de Cefalosporinas?
R: - Cefalexina 500 mg 8/8 horas – Receita Controle Especial em duas vías com todos os dados do paciente.
Cite exemplo de Lincosaminas?
R: - Clindamicina 300 mg 8/8 horas – Receita Controle Especial em duas vías com todos os dados do paciente. Se receita no caso do paciente ser alérgico a Amoxicilina (ou qualquer penicilina). Tb se receita em casos de cirurgias de alto grau de lesão tecidual com envolvimento ósseo.
Quando suspeitar que o paciente tem bacterias resistentes?
R: Uma das formas é quando, por exemplo o paciente cita que faz uso de antibióticos constantemente ou quando esta utilizando antibióticos a algum tempo sem resultados. Nesse caso, se receita Amoxicilina 875 mg + Clavulanato de Potassio 125 mg de 12/12 horas.
Quando se receita Antibióticos?
R: Em casos de :
Diabetes
Insuficiencias Cardíacas
Problemas coronários em geral
Em casos de lesões de grande risco tecidual
Infecções necrosantes etc 
Considerar idade e saude do paciente
(acredito que nos casos clínicos que ela der, sempre vai ser necessário antibioticoterapia, ja que a intenção dela é que a gente aprenda a administrar)
Quais os tipos de receituário e quando se utiliza?
R: Receituário Comun:
Se faz em 1 via, não precisa de dados do paciente e se utiliza para analgésicos em geral não opióides ( que não sejam a base de ópio), se utiliza para todos os COX1 e para os Esteróides
Receituário Controle Especial:
Se faz em duas vías, é necessário todos os dados do paciente como idade, sexo, endereço, numero de rg, nome completo. Se utiliza para todos os COX2, analgésicos opióides e todos os Antibióticos (vale por 10 dias)
Receituário com Notificação de Receita: 
Se faz a receita com a folha azul que é a notificação de receita, é utilizada para todos os Benzodiazepínicos.
Como agem os Quimioterápicos?
R: Eles tem ação:
Antibacterianos: elimina a microbiota anfibiôntica
Antifúngicos: elimina fungos
Antivirais: elimina virus
Uma grande desvantagem dos quimioterápicos é que ele mata células vivas em geral, sendo assim, afetará tanto as células cancerígenas quanto as células sadias do corpo
O que é pressão seletiva?
R: É a causa da mutação bacteriana por causa de mudanças nas condições físico-químicas na microbiota, por exemplo, alguem que fuma, as bacterias existentes na boca não estão preparadas para conviver com a fumaça e o calor do cigarro, nem mesmo com as substâncias que ele produz, ou a alteração do PH, essas bacterias terão que se adaptar a esse novo ambiente e muitas delas se mutam para isso. Por isso os fumantes tem maiores probabilidades de desenvolver cáncer bucal.
Como é o mecanismo de uma infecção?
R: Um dos exemplos mais comuns: a pele tem uma ferida, uma bacteria que é exclusiva da pele cai na corrente sanguínea e afeta o sistema imunológico do hospedeiro ou paciente. 
Como estão organizadas as bacterias?
R: As bacterias quando estão sozinhas se diz que estão na forma planctónica e com o crescimento rápido passam a ser Biofilme Imaturo e após, Biofilme Maduro.
O biofilme maduro ja se encontra envolvido por uma matriz extracelular (que é uma camada de polissacarídeos que protege e fornece alimento para as bacterias), essa matriz dificulta a ação dos antibióticos, dando inclusive origen ás bacterias resistentes.
Os resultados da ação de uma bacteria, depende muito da sua capacidade de virulencia.
Qual medicamento não se administra se o paciente tiver B-Lactamase?
R: Não se deve dar Amoxilina na profilaxia antibiótica, nem mesmo no pós operatório.
 O que utilizar em caso de Bactérias anaeróbicas? (periodontites, abscessos, etc)?
R: Amoxicilina 500 mg + Metronidazol 250 mg ( existe de 400 mg tb) de 8/8 horas. Metronidazol tem amplo espectro bactericida.
Caso Clinico (como acredito que ela vai pedir na prova e como devemos responder)
Paciente 40 anos estressado, em anamnese relata apresentar alergia a Dipirona. Apresenta muita dor gengival e odor fétido e visualizou-se sinais de necrose gengival e pus generalizado, concluindo-se uma periodontite ulcerativa necrosante. Indique a terapia mais adequada.
Pré Operatório:
Lorazepan 2 mg 2 horas antes – Receita com Notificação de Receita (Note que o paciente é estressado, mas segundo ela, se receita para todos os pacientes como regra)
Dexametasona 4 mg 1 hora antes – Receita Comum
Amoxicilina 2 comprimidos de 500 mg 1 hora antes – Receita Controlada 2 vías
Metronidazol 2 comprimidos de 250 mg 1 hora antes – Receita controlada 2 vias
Pós Operatório:
Tramadol 100 mg 1 comp 8/8 horas por 3 dias – Receita Controlada 2 vias (nesse caso se receitou Tramadol porque o paciente tem alergia a Dipirona, mas em regra, para controle da dor, se receita Dipirona para todos)
Amoxicilina 500 mg 1 comp 12/12 horas por 10 dias (vai dar 20 comp) – Receita controlada 2 vias
Metronidazol 250 mg 1 comp 12/12 horas por 10 dias (20 comp) – Receita Controlada 2 vias
Paciente 50 anos, alérgico a Penicilina, chegou no consultorio para fazer um procedimento de alto grau de lesão tecidual. Indique a terapia mais adequada:
R: - Midazolan 7,5 mg 1 horas antes – Receita com Notificação de Receita (Note que mudamos para midazolan por ser de mais idade)
Dexametasona 4 mg 1 hora antes – Receita Comum
Clindamicina 600 mg (2 comp de 300 mg)1 hora antes – Receita Controlada 2 vías (receitamos Clindamicina porque diz que ele é alérgico a Penicilina ou, seja, amoxicilina)
Pós Operatório:
Dipirona 500 mg 6/6 horas por 3 dias – Receita Comum
Clindamicina 300 mg 1 comp 8/8 horas por 10 dias (vai dar 40 comp) – Receita controlada 2 vias
LISTA DE MEDICAMENTOS QUE MAIS VAMOS UTILIZAR 
Midazolan 7,5 mg para idosos e crianças (se receitar para adultos deve ser 15 mg) 1 hora antes
Lorazepan 2 mg para todos os adultos 1 hora antes
Amoxicilina 500 mg 12/12 horas (em regra, em odontologia se receita este antibiótico para todos), no pré operatorio se dobra a dose, ou seja 1 g (2 comp de 500) e no caso de Endocardite Bacteriana se utiliza 2g
Clindamicina 300 mg 8/8 horas por 10 dias (em regra apenas se receita caso o paciente seja alérgico a Amoxicilina, no pré operatório se dobra a dose e em caso de Endocardite se utiliza 600 mg também)
Amoxicilina 875 mg + Clavulanato de Potassio 125 mg 12/12 horas por 10 dias, se utiliza apenas em caso de bacterias resistentes e no pré operatório não se dobra a dose porque ja é bastante alta.
Metronidazol 250 mg 12/12 horas por 10 dias (se receita caso o paciente tenha esteja afetadopor bacterias Anaeróbicas, sempre em conjunto com a Amoxicilina), no pré operatório se receita o dobro da dose 1 hora antes.
Dipirona 500 mg 6/6 horas por 3 dias 
Tramadol 100 mg 8/8 horas por 3 dias (somente em caso de paciente com alergia a Dipirona e que tenha alto grau de lesão tecidual, ou seja, que possa sentir muita dor no pós operatório) se o paciente tiver uma boa saude sistêmica, mas for alérgico a Dipirona, pode-se receitar um COX1 no lugar da Dipirona no caso o Ibuprofeno 400 mg 8/8 horas por 3 dias.

Continue navegando