apol lutas
3 pág.

apol lutas


DisciplinaLutas542 materiais1.196 seguidores
Pré-visualização1 página
\u201cO que são lutas? Essa pergunta pode parecer estranha, mas é fundamental para que possamos entender como ensiná-las. Ora, vemos esse termo sendo utilizado em diversos contextos, seja na luta pela sobrevivência, por um amor, pela terra, entre classes sociais, seja em uma prática esportiva, tais como o boxe e o judô, por exemplo\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUFINO, L. G. B. Lutas. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. de (Org.). Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. p. 1-138, v. 4. ed. Maringá: Eduem, 2014. p. 31. 
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate sobre os aspectos e conceitos relacionados às Modalidades Esportivas de Combate, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Filosofia oriental.
	
	B
	Dimensão conflituosa das relações humanas.
	
	C
	Manifestação cultural antiga.
	
	D
	Mitologia da guerra.
	
	E
	Espetacularização da expressão corporal.
\u201cAs questões abordadas sempre giram em torno da história das lutas, principais golpes, regras, possibilidades de prática pelos alunos e alunas, já a avaliação é sempre na busca de verificar se os alunos aprenderam o que foi ensinado e se melhoraram seu acervo motor, além disso, o ensino parte sempre do simples para o complexo\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, H. C. B. Lutas e artes marciais: possibilidades pedagógicas na Educação Física escolar. Revista Digital, Buenos Aires, a. 18, n. 183, p. 1-20, ago. 2013. p. 19. 
De acordo com o texto-base As Lutas na Educação Física Escolar, existem obstáculos para a prática de lutas na escola, porém, estes obstáculos não podem ser intransponíveis. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente a solução indicada para esse fato.
	
	A
	O professor deve cobrar da escola que busque os materiais necessários para o andamento das aulas.
	
	B
	O aluno deve praticar as lutas de forma livre, tentando desenvolver seu próprio entendimento sobre o tema.
	
	C
	O professor que não tem capacitação deve trocar experiências com os colegas, recorrer a vídeos ou ajuda de especialistas. 
	
	D
	O professor precisa construir junto com os alunos o conteúdo sobre o tema que será aplicado na escola.
	
	E
	O professor deve desenvolver o tema junto com a coordenação pedagógica da escola.
Atente para a seguinte citação: 
\u201cComo pedagogia de massas, o esporte ensina o indivíduo, desde pequeno, a reconhecer os modelos de corpo e movimento que devem ser seguidos e, indo além disso, ensina quais atitudes devem ser tomadas\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAYÃO, M. N. O culto (in)quieto do eu eficaz. Rev. Bras. Ciênc. Esp., Paracambi, v. 37, n. 1, p. 35-41, jan./mar 2015. p. 39. 
No texto-base Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações, Crum (1986) fez um levantamento sobre algumas teorias pedagógicas. Sobre as diferenças entre alguns desses estudos descritos no texto, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As pesquisas sobre pedagogia do esporte vindas dos centros de referência norte-americanos eram praticamente inexistentes, as publicações eram praticamente sobre fisiologia. Em contrapartida os países alinhados com a URSS, tinham volume muito grande de publicações na área de pedagogia do esporte e com razoável qualidade.
	
	B
	Alguns trabalhos empíricos relacionados à pedagogia do esporte eram fortemente negligenciados pelo contexto alemão; já as pesquisas de pedagogia do esporte, dentro do contexto norte-americano, tinham uma falta de embasamento teórico.
	
	C
	Os pesquisadores norte-americanos tinham uma metodologia e protocolos diferentes dos demais pesquisadores. Isso dificultava a troca de conhecimento e a reprodução das pesquisas era prejudicada.
	
	D
	Os pesquisadores socialistas seguiam protocolos rígidos e com bastante embasamento teórico, enquanto os do contexto norte-americano não tinham a mesma dedicação quanto ao embasamento teórico.
	
	E
	Os estudos tinham uma grande permuta de conhecimento e entre os pesquisadores, sendo, assim, uma.
\u201cNão importa se são colégios públicos ou colégios particulares, a violência juvenil está sempre presente, seja por atos de danos ao patrimônio, ou por xingamentos aos docentes, entre outros\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS PACHECO, R. A influência da prática das artes marciais na redução da agressividade em adolescentes, nas aulas de educação física. POLÊM!CA, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 414-424. jul./set. 2012. p. 414. 
De acordo com o texto-base As Lutas na Educação Física Escolar, indique quais afirmativas abaixo estão dentro dos objetivos de trabalho das lutas nas escolas, segundo os PCNs (BRASIL, 1988).
I. A compreensão por parte do educando do ato de lutar.
II. A compreensão e vivência de lutas no contexto escolar.
III. Vivência de momentos para depreciação e reflexão sobre as lutas e a mídia digital.
IV. Análise dos dados da realidade positiva e negativa com relação à prática das lutas e a violência na adolescência. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e IV
	
	B
	I e II
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	II e IV
Considere o extrato de texto a seguir: 
\u201cA aprendizagem envolve a integração de fatores contextuais e internos do aluno e, no ambiente escolar, esses elementos exercem uma influência maior no processo, pois eles podem favorecer ou afetar de maneira negativa o processo de aprender\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINELLI, Daniela Schwabe et al. O estilo motivacional de professores de Educação Física. Motriz: rev. educ. fis. Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 598-609, set.  2010. p. 598.  
De acordo com o texto-base Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores, responda corretamente à seguinte questão: qual é a visão da metodologia crítico-superadora para a educação física? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A educação física é uma disciplina escolar que trata pedagogicamente do que denominamos de manifestações da cultura corporal.
	
	B
	A educação física é uma disciplina estritamente teórica, que aborda as manifestações biológicas no corpo humano.
	
	C
	A educação física é uma disciplina que enfatiza um ser humano em constante interação com os elementos dinâmicos de seus contextos de vida.
	
	D
	A educação física é uma disciplina que considera o homem um produto do meio, pois a consciência é formada nas relações acidentais que estabelece com o meio.
	
	E
	A educação física é uma disciplina que foca o ensino como algo subjetivo, pois as diferenças individuais têm como consequência aprendizagens diferentes.