Buscar

fichamento de anatomia - A HISTORIA DO CORPO HUMANO

Prévia do material em texto

Referência:
LIEBERMAN, Daniel E.. A história do corpo humano: evolução, saúde e doença. Rio de JANEIRO – RJ: Zahar, 2015. p.275 - 495. 
Ainda assim, vários estudos classificam invariavelmente os seguintes fatores como causas especialmente importantes de morbidade entre pessoas em nações desenvolvidas (mais ou menos nesta ordem): pressão sanguínea alta, fumo, abuso de álcool, poluição, dieta com poucas frutas, índice de massa corporal elevado, níveis elevados de glicose no sangue em jejum, inatividade física, dietas com alto teor de sódio, dietas pobres em castanhas e sementes, colesterol alto (LIEBERMAN, 2015, p.278).
FUI EDUCADO PARA temer tanto comer gordura quanto me tornar um gordo. Com base no pressuposto de que somos o que comemos, minha mãe considerava queijo, manteiga e qualquer outra coisa muito gordurosa formas de veneno a serem tão evitadas quanto possível. Ovos eram gigantescas pílulas de veneno (LIEBERMAN, 2015, p.283).
Deixando de lado os detalhes, o resumo da história é que nosso corpo funciona como um banco de combustível, armazenando energia depois que comemos comida e sacando-a para ser usada em momentos de necessidade. (LIEBERMAN, 2015, p.289).
Durante a evolução do gênero humano, a seleção natural favoreceu seres com mais gorduras corporal que outros primatas, e, como a gordura é tão decisiva para a reprodução, a seleção natural moldou particularmente o sistema reprodutivo das mulheres para ser primorosamente sintonizado com seu status energéticos, em especial com mudança no balanço (LIEBERMAN, 2015, p.292).
Lieberman 2015 relata que uma criança com sobrepeso tende a ser um adulto obeso consequentemente, pois, mesmo ela se desenvolvendo na altura ela já tem uma grande predisposição a ter doenças como à síndrome metabólica, que é a retenção de células de gordura extras, e que na maioria das vezes localizam se na parte interna do abdome, fazendo com o que sejam imprensadas por órgãos como por exemplo: fígado, rins, e intestino. 
Lieberman 2015 explica que existem três tipos de diabetes, o primeiro é o diabetes tipo 1 que é mais recorrente em crianças, e estar mais sugestivo a ocorrer quando o sistema imunológico está baixo, causando assim uma falta de insulina no pâncreas. O segundo é o gestacional, ocorrendo assim, pelo pâncreas produzir pouca insulina nessa faze da vida. O terceiro é a diabetes tipo 2 que é a mais comum, é causada por uma disfunção da síndrome metabólica.
Lieberman 2015 fala sobre o silencioso assassino inflamatório, que é a questão do infarto, pois o nosso coração trabalha bastante bombeando sangue a todo momento, fazendo com o que veias e artérias sejam forçadas a transportar o sangue para todo nosso corpo, nesses trabalhos eles se deteriorizam, o que acaba fazendo com o que órgãos, veias e artérias fiquem debilitados, prejudicando sua real função e ocasionando assim as doenças.
Lieberman 2015 afirma que a aterosclerose nada mais é que um processo gradual e de longo período de endurecimento das artérias, fazendo com o que ocorra os conhecidos derrame e infarto.
Lieberman 2015 aponta que muitas pessoas difamam o colesterol, aparentando assim que ele não tenha nenhuma função importante para corpo. Mas não é bem assim, o colesterol nas nossas células tem função vital para nosso organismo, pois sem o colesterol suficiente, o fígado e intestino acabam sendo sintetizados muito rápido.
Lieberman 2015 esclarece que estudos aconselham para que todos façam atividades físicas, pois nosso sistema cardiovascular passa a desenvolver e funcionar muito melhor. Tornando o coração mais forte e também regulando o armazenamento de gorduras.
Em resumo, esse livro nos conduz passar por uma fascinante viagem através da evolução humana, ele disponibiliza as chaves para que possamos entender melhor a adaptação de nosso corpo em relação às mudanças pelas quais nossa espécie vem passando, que por sinal são muitas e de uma evolução indiscutível.
Em questão da morbidade alguns estudos explicam fatos bastante curiosos no que envolve algumas mortes, por exemplo: pressão sanguínea alta, fumo, abuso de álcool, poluição, dieta com poucas frutas, índice de massa corporal elevado, níveis elevados de glicose no sangue em jejum, inatividade física, dietas com alto teor de sódio, dietas pobres em castanhas e sementes, colesterol alto.
Assim, o livro dar destaque e explica bem nitidamente às questões como, a criança que tem sobrepeso hoje é o obeso do amanhã. Fala de forma sucinta sobre o diabetes, sendo eles do tipo 1 (mais recorrentes em crianças),o gestacional e o do tipo 2 (disfunção metabólica). Salienta os casos que levam o coração a um infarto, devido à má função de veias e artérias e outros casos também de suma importância.
O livro A história do corpo humano: evolução, saúde e doença, é para mim uma obra de muita importância, pois o mesmo fala sobre nossos comportamentos físicos, sejam eles estruturais ou patológicos. Assim, podemos conhecer um pouco do nosso dia a dia na questão saúde. 
Esse livro é indicado para todas as pessoas, pois se trata de conhecimento do nosso próprio corpo, e tem uma linguagem bem clara, porém, creio que ele seja mais envolvente para os estudantes da área da saúde, devido a se ter uma visão mais ampla de certas patologias, como nós, que estamos vendo a disciplina de anatomia, que é uma disciplina que estuda toda a nossa estrutura e funcionamento. 
Ele explica hábitos alimentares errônios que cometemos, às vezes sem saber ou porque até mesmo ignoramos, muitos pais educam filhos com alguns hábitos alimentares errados achando que são inofencívos, assim acabam prejudicando as crianças desde cedo, como o sobrepeso e outros. A obra enfatiza bastante na questão da alimentação saudável e consequentemente a questão da atividade física, pois são dois fatores de suma importância para uma vida mais tranquila e confortável, ao que diz respeito a se preocupar com futuras doenças. E assim, acabou mudando a minha percepção em algumas questões, devido ainda não ter um conhecimento aprofundado, um exemplo foi a questão do colesterol que eu não sabia a função dele e só o tinha como uma substância ruim, sem serventia alguma.
Para nós acadêmicos do curso Bacharelado em Fisioterapia esse livro nos dar bastante conhecimento para que possamos conhecer futuros pacientes que cheguem até nós com um desses quadros de debilitação, e assim, possamos analisar com total respaldo o melhor tratamento para podermos ajudá – los.
.

Continue navegando