PIM IV Gustavo
8 pág.

PIM IV Gustavo


DisciplinaPim IV174 materiais721 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1. A EMPRESA
1.1 MISSÃO E QUALIDADE
MISSÃO:
Atendendo seus clientes de maneira impecável, fornecendo produtos de alta qualidade com preços competitivos.
QUALIDADE:
	
A empresa não abre mão de cumprir rigorosamente os princípios éticos e morais, respeitando clientes e colaboradores.
1.2 HISTÓRIA
A Brocal iniciou sua atuação no mercado em 2015, na comercialização de material de contrução em geral.
Apesar de ter uma pequena historia a empresa vem crescendo cada vez mais, hoje já esta tendo tres vezes mais de faturamento ao mês do que no seu primeiro ano, e cada vez mais fidelizando os seus clientes.
A empresa vem sempre inovando e procurando tem uma linha maior de produtos, principalmente os produtos que as vendas são relacionadas com o que já vendem hoje.
1.3 NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO
Natureza: comercialização de materiais de construção em geral. 
Ramo de Atuação: A Brocal atua na ramo de construção civil.
 
1.4 DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO.
 	Razão Social: Brocal Comercial LTDA - ME.
 	Forma da Constituição: Sociedade Empresarial de Responsabilidade Limitada.
 	Rua 26 de Março, 383 - Centro \u2013 Poá SP.
 	CEP: 08562-140
 	Site: em construção.
	Telefone: (11) 4639-5911
	Horário de Funcionamento: 
Segunda a Sexta das 8:00 as 18:00 horas.
Sábado das 8:00 as 14:00 horas.
Visita realizada dia 17/11/2017, as 14:00.
Figura 1 \u2013 Logo Brocal
Fonte: Brocal.
1.5 MERCADO E CONCORRETES.
	Hoje a empresa Brocal acredita que tenha de 10 à 15% do mercado da região central de Poá, seu faturamento líquido médio mensal é de R$ 30.000,00 (Trinta Mil Reais) e hoje a empresa trabalha com 3 funcionarios. A Brocal tem apenas 1 loja no momento.
Essa porcentagem de participação vem crescendo, porem é um trabalho dificil pois seus concorretes tem mais de 10 anos de mercado na região.
	Os principais concorrentes são:
	Casa Cláudio Materiais de Construção 
 Av. Brasil,44 \u2013 Centro \u2013 Poá \u2013 SP \u2013 CEP:08561- 000
	Irmãos Correia Materiais de Contrução.
 Rua Vinte e Seis de Março, 208 \u2013 Centro \u2013 Poá \u2013 SP \u2013 CEP: 08562-140 
1.6 Produtos e Vendas.
	A vendas dos produtos é feita somente na loja fisica, o cliente tem o autoatendimento, podendo pegar o que precisa diretamente nas gondulas, mas também tem o auxilio do vendedor, onde o mesmo já faz algumas perguntas chaves para ver se o cliente precisa de algo mais, ou até mesmo para fazer o cliente levar mais produtos.
	A loja também tem o seu atendimento no balcão, assim o cliente já pede o que precisa e ou que deseja e o vendedor já da todo o atendimento necessário.
	Os Mix de produtos são basicamente os materiais de construção em geral e também tem alguns utensílios domésticos.
	A Brocal procura ter uma abrangência de produtos correlacionados, tudo isso para fazer o cliente já fazer uma compra completa e em somente um lugar, e ou até mesmo fazer uma compra por impluso.
	Nas gondulas a exposição dos produtos estão todas relacionadas, para fazer a pratica citada a cima.
	 A empresa procura saber de seus clientes as demandas de produtos que eles precisam ter na loja, através de uma pesquisa logo após a compra, onde é perguntado ao cliente, \u201c o que o (a) Sr. (Sra) não encontrou na loja\u201d para poder levantar essa demanda e avaliar a necessidade de ter esse produto na loja.
	 Conforme o nosso estudo verificamos que a loja se pauta na orientação de venda.
	Orientação de venda: o foco aqui é a crença de que os consulmidores compram em quantidades satisfatória tão somente se a empresa vender em larga escala e oferecer algum tipo de beneficios (como promoções e entregas). (PALLADINO CLÁUDIA FERRETO; MIX DE PRODUTOS; 2017 P16). 
	Mas também indentificamos que taveis ate mesmo sem querem para alguns clientes (construtorar) a loja se basea na Orientação de Marketing, aqui eles fazer um trabalho para melhor para fidelizar os clientes e \u201c taveis enxerguen estes clientes como patrimônio da empresa\u201d.
	Hoje os cliente da Brocal são principalmente pessoas fisicas que precisam de produtos de construção e em segundo as construtoras.
 
2. DADOS DA LOJA BROCAL
Figura 2 \u2013 Localização Google
Fonte: Google
	A Brocal tem 800m² tudo isso dividido em loja, estoque e estacionamento gratuito para clientes.
Dentro da loja possui 4 corredores com gôndolas, 2 balcões com produtos em baixo,com computadores para pesquisas dos materiais e preços e 1 caixa. (fotos dos topicos na apresentação Powerpoint no apêndice).
3. ANÁLISE DO PONTO DE VENDA.
 	Ficamos na loja por algumas horas onde podemos analisar o atendimento ao cliente, pois bem, achamos esse atendimente de primeira, o vendedor e o dono que atuam na venda e também na cobrança atendem muito bem os clientes, eles tem um amplo conhecimento técnico do que estão vendendo e sempre questionam os cliente com perguntas chave para alavancar uma venda maior de mais produtos. 
A filelização dos clientes não se restringe ao atendimento, os preços competitivose o mix de produtos são parte integrante para almejar satisfação 100% do cliente.
3.1 PRIMEIRA IMPRESSÃO.
	Achamos a loja bonita apesar de se tratar de materiais de contrução, todos os produtos estavam bem arrumados e a loja limpa, um apelo visual normal, simples, mas bem funcional.
	A localização do local tem de ótimo acesso, facil de chegar, estacionar e a saída do estacionamento também é facilitada.
	A loja oferece aos seus cliente, café, biscoitos e água, achamos um ambiente muito agradavel. 
3.2 SEGUNDA IMPRESSÃO.
	Toda loja tem sua iluminação adequada, sem exageros, sua pratilheiras e gôndolas estão definidas em um ótimo layout, assim os espaços estão sendo bem aproveitados, até mesmo para os produtos maiores.
	Os produtos que estão em promoção ficam mais visiveis e com um apelo visual muito bom. Ficam praticamente na entrada, assim qualquer cliente consegue visualizar.Essas promoções trazem o novo cliente de passagem para comprar na loja.
3.3 TERCEIRA IMPRESSÃO.
	O cliente tem uma ótima liberdade, mas o vendedor já se apresenta, educadamente e com suavidade, e se deixa à disposição do cliente. Apresenta ótimo conhecimento do que está vendendo e sempre fazem perguntas chave para alcançar uma melhor venda e atendimento.
3.4 QUARTA IMPRESSÃO.
	Ao encerar a compra, a loja fornece todos os aspectos legais e o caixa sempre pergunta ao cliente, \u201c o que o (a) Sr. (Sra) não encontro na loja\u201d.
	Para o atendimento das construtoras, aqui sim tem um cadastro e tem um sistema como CRM, para cadastrar agumas informaçoes e envios de mala direta.
	
3.5 COMUNICAÇÃO E MERCHANDISING.
	O material usado como comunição e merchandising são:
Planfletos na loja e distribuidos na região
Mala direta
Midia social
Site em contrução
Postes e faixas na loja.
	
4. MIX DE PRODUTOS
Combinação de tipos individuais de produtos que formam a categoria total.
4.1 MARKETING
 Segundo Philip Kotler (2015), marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. 
4.1.2 VALOR E SATISFAÇÃO
O cliente da Brocal quando adentra a loja tem certeza de que o atendimento vai suprir sua necessidades e compactuar com sua expectativa.O público alvo éo consumidor final,portanto é feito uma persquisa em varejistas concorrentes para ter preço e margem de lucro condisente.preços justos em conjunto com o atendimento, proporcionam uma agrádavel experiência de compra.
4.1.3 AMBIENTE DE MARKETING	
Os clientes da loja são compostos pelas classes B eC em sua maioria.Pequenos prestadores de serviço como pedreiros,pintores e também quem vai efetuar o próprio reparo em sua residência.
Na sua maioria os pagamentos são efetuados a vista ou em poucas parcelas no cartão de crédito.O principal consumidor está visando preservar