AP 1 Gestão de Pessoas I ok
3 pág.

AP 1 Gestão de Pessoas I ok


DisciplinaAdministração114.693 materiais813.902 seguidores
Pré-visualização1 página
Gestão de Pessoas I
I \u2013 Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira . (valor : 0, 5 ponto cada)
Questão 1 \u2013 ( aula 9) \u2013 Com relação aos impactos da cultura organizacional no novo 
funcionário podemos ter os seguintes comportamentos: 
(a) Adaptação 
(b) Personalização 
(c) Negociação 
(d) Contrato psicológico 
Que podem ser identificados nos seguintes casos: 
( a ) Rosana está tendo cuidado par a evitar falar alto em seu novo emprego de forma que não deixe seu chefe irritado. Ao contratá-la ele a informou que ela precisar ia passar desapercebida em seu novo cargo de camareira e m u m hotel de uma grande rede. 
( b ) Jeferson acredita que se modificar a rotina de entregas do seu departamento que todos sairão ganhando e que ele poderá chegar mais cedo e m casa. 
( c ) O chefe de Adriano está querendo que ele se mude p ara próximo do local de trabalho, mas Adriano está tentando convencê-lo de que ele será mais produtivo se estiver perto de sua família. 
( d ) Júlia está se esforçando para ingressar em u m curso de Mestrado em Administração por que ela percebeu ao participar do processo de socialização de sua organização, que ela dá as melhores oportunidades para o s que possuem essa qualificação . 
Questão 2 \u2013 (au la 10) \u2013 O desenvolvimento de carreira permite que o funcionário tenha experiência e m várias atividades e pode ser realizado da seguinte maneira : 
(a) Treina mento 
(b) Promoção por tempo de casa 
(c) Contratação externa 
(d) Movimentação vertical 
(e) Desenvolvimento 
(f) Movimentação horizontal 
 
Que podem ser identificados nos seguintes casos: 
( a ) Ana está se empenhando ao máximo p ara aprender a trabalhar com o novo programa de contas a pagar de seu departamento. Ela sabe que, se aprender corretamente, seu trabalho será agilizado e m 30%.
( f ) Lucia está preocupada com sua capacidade para desenvolver as atividades do novo cargo. Ela continua no mesmo nível hierárquico, mas a inclusão de novas atividades lhe proporcionou u m aumento salarial que permitir á pagar as suas dívidas. 
( d ) Manuel est á ocupando u m novo cargo em que desenvolve atividades com um nível de poder de decisão maior do que o que ele possuía anteriormente. Ele está muito contente por que, com essas novas atribuições, seu salário cresceu significativamente. 
( b ) Roberto está muito feliz porque, depois de cinco anos na mesma organização, ele passou a receber um adicional salarial chamado quinquênio e seu cargo passou a ser classificado no nível 2, apesar de continuar desenvolvendo as mesmas atividades. 
( e ) Valéria fará u m curso de francês na França patrocinado pela sua empresa para que, depois, ela possa atender melhor os clientes franceses. 
( c ) Mar ia foi contratada para substituir o Direto r Financeiro de uma grande fábrica d e produtos químicos porque acabou de chegar dos Estados Unido s onde terminou sua pós-graduação em Finanças. 
Questão 3 \u2013 (aula 11) \u2013 Ao realizar u m desenho de cargo s podemos optar pelo s seguintes modelos: 
(a) Tradicional 
(b) Humanista 
(c) Contingencial 
 Que podem ser identificado s nos seguintes casos: 
( c ) cargo que encontra-se e m um nível organizacional mais elevado e necessita ter 
conhecimento s mais abrangentes, por isso, um desenho deste cargo envolve pessoas, tarefas e estrutura organizacional para t ornar o cargo mais versátil par a atender às necessidades atuais. 
( a ) cargo de um operário de linha d e montagem que precisa ser u m especialista do processo de trabalho e, consequentemente, precisa adquirir agilidade e rapidez na produção. 
( b ) cargo que precisa se relacionar com vários subordinados de forma que possam ser construídas relações sociais que provoquem um espírito de colaboração e motivação. 
 
Questão 4 \u2013 (aula 12) \u2013 Algumas influencias podem prejudicar a análise de uma pessoa que está realizando uma avaliação de desempenho, dentre essas influencias podemos destacar : 
(a) Efeito halo 
(b) Subjetivismo 
(c) Tendência centra l 
 
Que podem ser identificados nos seguintes casos: 
( b ) análise pessoal, particular 
( a ) tendência de supervalorizar as qualidades de quem se quer bem 
( c ) colocar as avaliações de todos os critérios em um mesmo grau de avaliação 
 
II \u2013 Questão discursiva \u2013 aula 15: (valor 2 pontos) 
1. O local de trabalho sempre foi cheio de riscos em razão dos maquinários perigosos e da iluminação precária conhecidos pelos seus graus de periculosidade e de insalubridade. Nesse sentido , diferencie periculosidade de insalubridade. 
R: 
Periculosidade envolve aspectos do ambiente de trabalho potencialmente causadores de lesões ou mesmo morte imediata e, algumas vezes, violenta. 
Insalubridade envolve aspecto s do ambiente de trabalho que, lenta e cumulativamente (muitas vezes de forma irreversível), provocam a deterioração da saúde. O trabalhador pode desenvolver uma doença crônica ou fatal e até mesmo ficar permanentemente inválido .