Buscar

1ª parte - Transporte de soluto atravez das menbranas celulares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES 
	1) ESTRUTURA DAS MEMBRANAS ELULARES:
A) Estrutura básica: 40%-50% de lipídios e 60%-50% de proteínas. Bicamada lipídica (Fosfolipídios – mais abundante e esteróis – principalmente estigmaesterol) embebidas com Proteínas Globulares, que se estendem através da membrana lipídica e sobressaem de ambos os lados.
B) Proteínas Integrais:
B1.) Proteínas Globulares : apresentam duas porções :
	Porção Hidrofóbica: embebida dentro da bicamada
	Porção Hidrofílica: de cada lado da membrana
 
B2) Proteínas Periféricas : ligadas a algumas proteínas que, atravessam membranas e se projetam para a superfície interna.
C) Cadeia de Carboidratos (superfície externa): são, principalmente, glicoproteínas e formam uma “capa” na superfície externa (eucarióticas) e importantes nos processos de ADESÃO célula-célula e no “RECONHECIMENTO” de moléculas (Hormônios, vírus, antibióticos) que interagem com a célula.
	
2)CONFIGURAÇÕES BÁSICAS:
	Estrutura Simples em forma de bastonetes: constituída de alfa hélice embebida no interior hidrofóbico, com porções hidrofílicas se projetando para os lados interno e externo.
	
Estrutura Complexa (terciárias e quaternárias): Resultam de repetidas “passagens” através da membrana (série de alfa hélices).
	
OBS. Os Lipídios são de natureza impermeável e fluido e as proteínas que estão “ancoradas” e podem se deslocar nos mesmos, são responsáveis pela maioria das funções da membrana.(MOSAICO FLUIDO)
A- TRANSDUÇÃO DE ENERGIA (mitocôndrias e cloroplastos) – algumas são ENZIMAS que catalisam reações associadas às membranas e outras são TRANSPORTADORAS envolvidas com movimentos de moléculas específicas para dentro e para fora da célula ou organela.
B- RECEPTORES - recebem ou traduzem sinais químicos do ambiente intra e extracelular 
3) OUTRAS FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS NAS MEMBRANAS
4) TRANSPORTE DE SOLUTOS.
	4.1 DIFUSÃO SIMPLES: moléculas hidrofóbicas (O2) e moléculas polares (CO2 e H2O) podem atravessar membranas celulares livremente por simples difusão.
	
4.2 MEDIADO POR PROTEÍNAS: é o transporte altamente seletivo ( íon Ca+2 ou K+ , ou molécula de açúcar ou aminoácido) e são proteínas integrais do tipo múltiplas alfa-hélices, onde o soluto específico atravessa a membrana sem entrar em contato com o interior da bicamada lipídica.
5) CLASSES DE PROTEÍNAS DE TRANSPORTE:
	
 5.1. BOMBAS DE PRÓTONS (H+)
	
 5.2. TRANSPORTADORES
	
 5.3. CANAIS
5.1) BOMBAS DE PRÓTONS: (enzima H+ - ATPase ) são ativadas por energia química (ATP) ou por energia luminosa (hidrolisa o ATP).
	Ex. células vegetais e fungos. 
	
5.2) TRANSPORTADORES: São proteínas de transporte que se ligam ao soluto específico a ser transportado e passam por “ALTERAÇÃO CONFORMACIONAL” dessa proteína. 
	
5.3) CANAIS: são as que formam poros cheios de água que se estendem através da membrana e, quando abertas, permitem a passagem por eles de solutos específicos (íons inorgânicos de tamanho e carga conhecidos).
	OBS: Os Transportadores e os Canais são movidos por energia liberada de gradientes eletroquímicos (gradientes de concentração e gradientes elétricos).
H+ - ATPase
TRANSPORTADOR
DE SACAROSE
H+
H+
H+
H+
H+
H+
H+
H+
H+ + SACAROSE
SACAROSE
H+
H+
ATP
ADP + PI
BOMBAS DE PRÓTONS (H+) E TRANSPORTADORES
SOLUÇÃO ÁCIDA DA PAREDE CELULAR
SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL ALCALINA
6) VELOCIDADE DE TRANSPORTE:
Nas Bombas: é lenta (500 moléculas/proteína/seg.)
Nos Transportadores: é intermediária (500 – 10.000)
Nos Canais: é rápida (10.000 – milhões)
OBS.
A) Quando a molécula é neutra, a direção do transporte é determinada pela diferença na concentração da mesma nos dois lados da membrana (GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO).
B) Quando a molécula tem carga definida, a direção do transporte é influenciada tanto pelo GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO, quanto pelo GRADIENTE ELÉTRICO (Potencial de membrana):
				GRADIENTE ELETROQUÍMICO.
Ex.Células Vegetais (membrana plasmática, tonoplasto).
16
7) TRANSPORTE PASSIVO:
“É quando o transporte é a favor de um gradiente eletroquímico”
Ex: 
a) Em todos os CANAIS PROTEICOS 
b) Em algumas PROTEÍNAS TRANSPORTADORAS (DIFUSÃO FACILITADA). 
 COMO AS PROTEÍNAS TRANSPORTADORAS FUNCIONAM?
A- SISTEMA UNIPORTE:
	quando as proteínas transportam apenas um soluto de um lado para outro da membrana.
Ex: Proteínas CANAIS e algumas Proteínas TRANSPORTADORAS.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando