Buscar

Planejamento de carreira e sucesso profissional RESUMOS DE AVALIACAO PARCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento de carreira e sucesso profissional
Após a graduação, podemos nos deparar com diferentes cursos denominados "Pós-Graduação". Dentre estes, são dois os tipos principais: Stricto Sensu e Lato Sensu. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE informações sobre uma Pós-graduação LATO SENSU:
 Certo	Pode também ser realizada no formato MBA
_______________________________ é uma atividade acadêmica obrigatória na maioria dos cursos de nível superior. Trata-se da articulação entre a teoria e a prática, essencial para a formação profissional. Assinale a alternativa que completa a lacuna:
 Certo	Estágio curricular supervisionado
Para garantirmos uma boa nota e excelente formação profissional, devemos seguir este método de estudo , logo abaixo:
 Certo	Compreender os conceitos fornecidos, tirar suas dúvidas, estudar diariamente e ter disciplina. Ou seja, criar uma rotina para que o planejamento acadêmico e a conclusão da sua graduação não seja comprometida.
Sabemos que existem diferentes tipos de aprendizagem. Um deles é a capacidade de aprender retendo informações através da utilização dos sentidos. Identificar pelo tato, pelo olhar. Geralmente as pessoas que desenvolvem melhor este tipo de aprendizado são mais atentos a dinâmicas e atividades práticas. Estamos falando do estilo
 Certo	cinestésico
Como conceituar identidade social?
 Certo	Refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.
É importante para saber lidar com as diferenças, para construir um ambiente educacional interativo e social. Tal abordagem visa:
 Certo	Disseminar um espírito solidário, para que a construção do conhecimento não tenha barreiras nem seja vítima de preconceitos.
O processo de globalização seria o condutor da homogeneização cultural, mas o autor Kevin Robin contesta essa possibilidade afirmando que a globalização continua sendo um fenômeno do ocidente e que ela afeta de forma desigual as diversas regiões do mundo. Coerente com a colocação do autor, assinale a alternativa que aponta três fatores negativos da globalização.
 Certo	Degradação do meio ambiente, exclusão social e poluição.
João resolveu pegar dinheiro concedido por instituições financeiras, sem direcionamento para o mesmo, ou seja, vai usar o dinheiro para qualquer finalidade. Podemos dizer que essa atitude de João, é um exemplo de. Marque a resposta correta.
 Certo	Empréstimo
O grande segredo de uma vida financeira equilibrada é manter um controle de gastos e de receitas, de forma a ter o primeiro menor do que o segundo. Esta conduta viabiliza uma geração de recursos livres para possibilitar a realização de investimentos. Diante dessa afirmativa, marque a opção que colabora para a geração do resultado acima descrito.
 Certo	Manter um controle efetivo sobre os gastos e compará-los constantemente com os valores recebidos para permitir o acompanhamento do resultado líquido e esta diferença mantida.
Considerando que o ensino superior potencialmente trará retornos significativos durante a vida profissional, abrindo novas oportunidades e consolidando uma carreira sólida, os recursos dedicados a essa finalidade são considerados:
 Certo	investimentos
Os componentes curriculares são matérias ou disciplinas obrigatórias exigidas pelo _____________ por compor a matriz obrigatória de um curso. Assinale a opção que preenche a lacuna corretamente:
 Certo	MEC
Durante o curso, todos convivemos presencial ou virtualmente com membros da comunidade universitária. Dentre eles, quem é a principal referência dentro da área de formação e que deve orientar os alunos em relação ao curso? (assinale a alternativa correta)
Certo	coordenador de curso
A estudante Débora nos afirma que quer ser uma grande líder; o estudante Eduardo nos diz que quer ser um empreendedor de sucesso e a estudante Verônica complementa que quer trabalhar na área de saúde porque deseja muito ajudar pessoas. Todos eles, de forma rápida, identificam o que querem para suas carreiras
O que esses alunos nos mostram?
 Certo	Seus objetivos profissionais pelas ações a serem desenvolvidas em suas ocupações.
A frase - Ou você define os rumos da sua vida ou a sua vida fará isso para você....- nos ensina a importância de planejarmos o nosso caminho e, para isso, é necessário saber:
 Certo	Onde estou e onde quero chegar
Toda situação de diferenciação social e/ou econômica é denominada de:
 Certo	desigualdade social
Relatório de Brundtland (1987); Protocolo de Quioto (1997).
Certo	Rio + 20 (2012), Rio 2016 (2016).
Com relação à prática da sustentabilidade no ambiente empresarial, assinale a única alternativa falsa.
 Certo	A empresa não precisa considerar fatores como gerenciamento de resíduos, logística reversa nem gestão ambiental.
Angela sabe que possuí a mesma quantidade de tempo diário que todas as pessoas: 24 horas. Além de trabalhar o dia inteiro, faz um curso de graduação e tem dois filhos um com três anos de idade e outro com 5. Ela não tem um cargo muito tranquilo que possa aproveitar algum tempo livre no trabalho para revisar os assuntos de aula. O cansaço muitas vezes é grande e aos finais de semana quer descansar e se divertir com as crianças. Com certeza o tempo que Angela tem para estudar é bem curto, mais ela está determinada a investir no seu futuro profissional. Para usar o seu tempo diário de forma proveitosa para estudar, Angela estabeleceu algumas práticas para economizar tempo no trabalho. Assinale a alternativa que NÃO representa uma forma de conseguir ganhar tempo.
 Certo	É preciso diminuir o stress das inúmeras atividades, por isto, de vez em quando é importante bater um papo na hora do trabalho.
A preocupação ambiental no Brasil e no mundo foi marcada por eventos mundiais que objetivavam demonstrar os cuidados em relação aos recursos naturais, à sustentabilidade e à responsabilidade social. Assinale a alternativa em que um dos encontros não representa esse objetivo.
O investidor disponibiliza seus recursos financeiros em troca de taxa de juros. O retorno tem de produzir riqueza, ou seja, a taxa de retorno deve superar a inflação e sobrar dinheiro. (Aula 5, tela 7)
O texto acima, retirado de nossa aula 5, se refere ao ponto de vista do investidor individual, pessoa física. Ele aplica seu dinheiro em alguma instituição financeira. Esta instituição financeira tem, por sua vez, que aplicar os recursos que captou de forma que tenha a possibilidade de pagar ao público com os juros e também receber, ela também, ganhos pela(s) aplicação(ões) feita(s). Se não conseguir ganhar acima do valor que deve pagar ao público d]o qual captou os recursos, terá prejuízo. Nesse sentido, à diferença entre o que a instituição paga pela captação e o que ela ganhará após realizado este pagamento denomina-se
 Certo	spread
Quando se faz um controle financeiro é possível identificar suas possíveis receitas, gastos e investimentos. Mas, só conseguimos investir quando nossa receita líquida em relação aos gastos, gera um saldo positivo. Neste contexto assinale a posição financeira que tem saldo positivo e gera a possibilidade de investimento.
 Certo	INVESTIDOR = receita maior que os gastos.
Sobre o estágio supervisionado, assinale a alternativa correta.
 Certo	O estágio supervisionado tem o intuito de unir os conhecimentos teóricos aprendidos em sala, com os conhecimentos práticos oferecidos pelo mercado de trabalho. É uma atividade acadêmica obrigatória para a maioria dos cursos, a carga horária varia de curso para curso.
Após concluir o terceiro grau, o indivíduo estará habilitado a fazer :
 Certo	Outra Graduação, Pós, MBA por exemplo.
Analise as duas afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I- A internet revolucionou a comunicação, trazendo uma grande diversidade de conteúdos e os recursos online de interação em rede permitem compartilhar conteúdos, ideias, imagens, vídeos, textos,músicas etc. Sendo assim, o papel das mídias sociais no aprendizado se mostrou fundamental.
PORQUE
II- A aprendizagem irá ocorrer por meio da construção coletiva do conhecimento, pela colaboração, compartilhamento e troca de experiências, pois criar grupos, levantar discussões, indicar links e trocar documentos são os meios mais usuais de se usar a rede para estudo.
 Certo	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Em nossas aulas observamos 3 (três) tipos de aprendizado que são diferencialmente identificados de indivíduo para indivíduo. Quais são eles:
 Certo	Visual / Auditivo / Cinestésico
Denomina-se desigualdade social O desequilíbrio, isto é, o disparate nos padrões de vida de seus habitantes. Identifique os ambientes em que ocorre a desigualdade social omina-se desigualdade social
 Certo	No gênero, na etnia ,profissionais e econômicos
A partir da análise da afirmação:
"o que parece extremamente simples e fácil para alguns, pode representar um problema para outro",
 assinale a alternativa que sintetiza a frase:
 Certo	Respeito às diferenças
Criada para evitar que nossos minérios fossem explorados indistintamente, ocupando uma área de ,4,2 milhões de metros quadrados foi criada a RENCA,confundida como reserva ambiental. Esta reserva que envolve o norte da Amazônia brasileira,as Guianas e a Venezuela, está localizada:
 Certo	entre o Pará e o Amapá
Considerando que responsabilidade social é a prática exercida de forma voluntária por empresas que visam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. As afirmativas a seguir estão corretas, exceto.
 Certo	O nosso país não participou na elaboração da norma ISO 26000 e não houve contribuições de especialistas brasileiros.
 Sabemos da importância de nossas finanças, como podemos controlar nossas receitas e despesas?
 Certo	Através de um planejamento financeiro
Uma das etapas mais importantes para que qualquer tipo de evento seja concretizado é a captação de recursos financeiros, afinal, não há como um evento acontecer sem eles. Com a finalidade de facilitar esse processo e garantir mais eficácia na realização, existem algumas ações que precisam ser colocadas em prática, para conseguir investidores e assegurar o sucesso tanto da captação como do evento.
Assinale a alternativa que a alternativa NÃO SE ENQUADRA nestas ações:
 Certo	Se um investidor não quiser colaborar financeiramente com a realização de um evento específico, elimine tal pessoa do seu conjunto de contatos, não perca tempo, pois não há possibilidade da pessoa investir no evento posterior.

Outros materiais