Buscar

UNIDADE 3 TEORIAS DA MOTIVAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 3 - TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
1) Para melhor compreender a motivação humana, algumas teorias foram desenvolvidas. Pensando nisso, associe a COLUNA I com a COLUNA II.
 COLUNA I:
1. Teoria da Hierarquia das Necessidades
2. Teoria dos Dois Fatores
3. Teoria da Equidade
 COLUNA II:
( ) Desenvolvida nos anos de 1960, por J. Stacy Adams. Considerada uma teoria de processo, ou seja, uma teoria que busca compreender como o raciocínio influencia o comportamento motivacional, a teoria trata de compreender como a comparação entre os indivíduos pode intervir na motivação.
( ) Desenvolvida por Frederick Herzberg, a partir de pesquisa realizada em conjunto com os pesquisadores Bernard Mausner e Barbara Bloch Snyderman, em 1959, tem como foco a compreensão de indivíduos no ambiente de trabalho.
( ) Uma das mais importantes explicações sobre a motivação humana advém da teoria desenvolvida por Abraham Maslow em 1943. É considerada uma teoria de conteúdo, uma vez que Maslow propõe a hierarquização das necessidades humanas, partindo das mais básicas para as mais complexas.
A sequência correta que preenche a COLUNA II  é:
RESPOSTA: 3, 2 e 1
2) Alguns filmes ajudam a compreender as teorias estudadas.
	Um deles narra a história de um personagem fictício que se refugia dos alemães em prédios abandonados durante o início da Segunda Guerra Mundial. As cenas retratam situações que exemplificam uma das teorias motivacionais. Uma das cenas que evidenciam, com maestria, tal avanço é a em que o personagem principal, escondido por um amigo em um apartamento vazio, encontra um piano e começa a “tocar o instrumento” sem encostar em qualquer das teclas. Ainda que suplantada pelo medo, já que som algum é emitido, exceto o da imaginação do pianista, a paixão pela música reaparece quando o personagem tem suas necessidades básicas satisfeitas (abrigo e alimento). Em cena seguinte Wladslaw, com a frase “comida é mais importante que o tempo” entrega seu relógio a um colega para que o venda e compre alimento. Mais uma cena que mostra a dinamicidade entre as necessidades primárias e secundárias.
Acerca de qual filme e de qual teoria estamos tratando?
RESPOSTA: O pianista - teoria de Maslow
3) Observe a afirmação a seguir e analise se ela faz sentido para sua vida.
Nas palavras de Maslow “não teríamos o desejo de compor músicas ou criar sistemas matemáticos, ou adornar nossas casas, ou estar bem vestidos, se nossos estômagos estivessem vazios” (1970, p. 24).
 
Você consegue pensar quando está com muita fome? Maslow acertou na “mosca” acerca de nossas necessidades.
Pensando na Teoria das Necessidades Humanas, identifique a alternativa INCORRETA:
RESPOSTA: Uma pessoa consegue ter sua necessidade social satisfeita antes mesmo de obter a satisfação de suas necessidades fisiológicas e de segurança.
4) Juliana disse a sua chefe que se sente reconhecida no trabalho. Que os desafios colocados a ela são muito motivadores. Também relatou que tem aprendido muito com as novas responsabilidades assumidas.
João se sente satisfeito com seu salário. Quando questionado diz sempre que as condições de seu trabalho são boas, que mantém bons relacionamentos interpessoais e que seu líder é muito profissional.
Pensando nos relatos de Juliana e de João, é correto afirmar que:
RESPOSTA: João tratou acerca dos fatores higiênicos enquanto Juliana tratou acerca dos fatores motivacionais.

Outros materiais