Buscar

UNIDADE 1 A LÓGICA FORMAL E A LÓGICA DIALÉTICA, OS CONTEÚDOS E OBJETIVOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 1 – A LÓGICA FORMAL E A LÓGICA DIALÉTICA, OS CONTEÚDOS E OBJETIVOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1) Nas sociedades democráticas, a escola tem um papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um plano de aula ou projeto de trabalho alcance esse objetivo, será necessário fazer com que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais, mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas de conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir:
I – Uma escola que prepara moral e intelectualmente seus alunos para assumirem posições na sociedade, focando seus conteúdos nos valores sociais acumulados pelas gerações adultas, desvinculando-os dos problemas sociais, atende às necessidades da sociedade democrática.
II – Deve-se orientar os trabalhos por área de conhecimento, sem que seja dado destaque as relações e interações que alguns temas analisados por áreas diversas possam apresentar, ou seja, uma disciplina não deve entrar no campo de atuação da outra, mesmo que ambas tratem do mesmo tema.
III – O trabalho pedagógico organizado por temas deve levar em conta os diversos conteúdos a serem trabalhados, mas também quais habilidades serão desenvolvidas com os alunos, isto é, quais formas de raciocinar e maneiras de pensar serão desenvolvidas através desses conteúdos.
Estão corretas as alternativas: 
RESPOSTA: III.
2) “O conhecimento é um fato: desde a vida prática mais imediata e mais simples, nós conhecemos objetos, seres vivos, seres humanos.” (LEFEBVRE, Lógica Formal/Lógica Dialética, 2001, p.49)
De acordo com suas características mais gerais, podemos afirmar que o conhecimento é:
I – prático, pois todo conhecimento começa pela experiência, pela prática;
II – social, pois descobrimos outros seres semelhantes a nós que agem sobre nós e sobre os quais nós agimos.
III – a-histórico, pois, embora o conhecimento seja adquirido, ele não é acumulado e há um esforço concentrado para se conhecer no presente.
Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA: I e II
3) Observe a tirinha e leia o texto.
Adaptado de ENADE 2011.
Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e, quando interrogados, dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.
(VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.)
 
Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.
II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico.
III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.
IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.
É correto apenas o que se afirma em:
RESPOSTA: I, II e III.
4) Complete as lacunas com a sequência correta.
“Ao estabelecer como objetivo de ensino o _____________ , o máximo que o professor consegue atingir é o nível da __________________ sobre o fenômeno. Privilegiando a ______________ , fica-se somente na ____________ do fenômeno sem atingir sua ________________. O ____________ não deve ser um fim em si mesmo”
RESPOSTA: conteúdo, informação, informação, aparência, essência, conteúdo.

Outros materiais