Buscar

avaliando5

Prévia do material em texto

1.
		Com relação a GESTÃO AMBIENTAL, podemos AFIRMAR que:
		
	
	
	
	
	O conceito de gestão ambiental tem evoluído na direção de uma perspectiva de gestão centralizadora entre os diferentes agentes envolvidos que estão desarticulados em seus diferentes papéis.
	
	
	A gestão ambiental desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados (controle ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, objetos de conservação ambiental, planos de gestão etc).
	
	
	Gestão ambiental é um processo administrativo de responsabilidade do poder público, destinado a, exclusão social, capaz de formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir das decisões dos governantes.
	
	
	O conceito de gestão visa excluir a gestão pública do meio ambiente, valorizando os programas de ação desenvolvidos por empresas e instituições não-governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de degradação do meio ambiente.
	
	
	A gestão ambiental atua em sentido contrário aos princípios de desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
	
	
		2.
		No enfoque da sustentabilidade, o conceito de capacidade de suporte dos ecossistema pode estar relacionado a:
		
	
	
	
	
	Desenvolvimento cultural
	
	
	Desenvolvimento econômico
	
	
	Ecodesign
	
	
	Ecomarketing
	
	
	Gestão Ambiental
	
	
		3.
		Considerando o conceito de gestão ambiental na visão mais moderna, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Diz respeito à administração, pela sociedade em geral, do uso de recursos ambientais, por meio de ações ou medidas econômicas em prol das atividades primarias.
	
	
	Desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados.
	
	
	Formulação de uma lei ambiental que define o tipo de gestão a ser utilizada.
	
	
	Relaciona-se ao uso racional de recursos naturais propiciando a manutenção das comunidades biológicas.
	
	
	Relaciona-se ao uso produtivo de recursos naturais em atividades primárias.
	
	
		4.
		As decisões socioeconômicas tomadas em prol da manutenção dos recursos ambientais são sentidas especialmente nas atividades urbanas, pois é nas cidades que hoje se concentra a maioria da população mundial, que corresponde a:
		
	
	
	
	
	Cerca de 60%.
	
	
	Cerca de 85%.
	
	
	Cerca de 75%.
	
	
	Cerca de 80%.
	
	
	Cerca de 50%.
	
	
		5.
		Sobre as assinaturas de convenções e de protocolos internacionais podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	É através destes documentos que os países participantes assumem o compromisso de implantar e/ou atualizar sua politica ambiental.
	
	
	É por esses documentos que os países signatários se comprometem com o propósito firme de cuidar do meio ambiente, com a finalidade de criar condições propícias à qualidade de vida de suas populações.
	
	
	Os países participantes normalmente são selecionados pelo maior PIB.
	
	
	Nestas convenções são definidos critérios de gestão ambiental por parte do poder publico de cada país, observando a continua necessidade de redução da exploração dos recursos naturais.
	
	
	As convenções acontecem de 10 em 10 anos com o objetivo de verificar se o compromisso assumido na anterior foi cumprido.
	
	
		6.
		A preocupação com a qualidade ambiental vem crescendo com a evolução da sociedade, paulatinamente, à medida que os problemas se tornam cruciais e exigem soluções. Neste sentido podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	A experiência adquirida no século XIX não teve relevância no processo de inovação e aperfeiçoamento das tecnologias usuais.
	
	
	A solução vem sendo tomada pela sociedade independente do poder público.
	
	
	O conhecimento dos viajantes de outros estados e países define a o tipo de gestão ambiental local.
	
	
	O poder público em seus códigos e nas demais legislações atua na promoção da melhoria ambiental, contudo não há intervenções diretas nos diferentes níveis de governo.
	
	
	A troca de experiências ganhou maior amplitude no século XX, quando as conferências internacionais passam a ser também os locais de assinaturas de convenções e de protocolos internacionais.
	
	
		7.
		Segundo Hurtubia (1980 apud Philippi Junior e Maglio, 2009) a tarefa de administrar o uso produtivo de um recurso renovável sem reduzir a produtividade e a qualidade ambiental, normalmente em conjunto com o desenvolvimento de uma atividade é papel:
		
	
	
	
	
	Da gestão ambiental
	
	
	Das ONGs
	
	
	De uma lei ambiental especifica
	
	
	Dos institutos ambientais
	
	
	Da sociedade em geral
	
	
		8.
		Assinale a alternativa que representa o conceito apresentado abaixo:
 
Refere-se à implementação pelo governo de sua política ambiental, pela administração pública, mediante a definição de estratégias, ações, investimentos e providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de garantir a qualidade do meio ambiente, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável (Philippi Junior e Maglio, 2009).
		
	
	
	
	
	Gestão ambiental
	
	
	Desenvolvimento sustentável
	
	
	Ecoeficiência
	
	
	Educação ambiental
	
	
	Resiliência
OK!

Continue navegando