Buscar

Tristeza Parasitária Bovina

Prévia do material em texto

Tristeza Parasitária Bovina
O QUE É A TPB?
Também conhecida como pendura, mau triste, boca branca e etc. É um complexo formado por 2 doenças que tem aspectos semelhantes, mas diferente etiologia. São elas Anaplasmose e Babesiose, causados pelo Anaplasma sp. e Babesia sp. Eles vivem e reproduzem-se no interior das hemácias.
Quando a célula é parasitada pela Babesia, durante a multiplicação, há o rompimento das hemácias. Isso diminui o volume de células vermelhas do sangue.
Quando parasitada pelo Anaplasma, a célula parasitada deixa de ser reconhecida pelo organismo como próprias e passam a ser destruídas.
Logo, tanto na Babesiose quanto na Anaplasma há redução no número de hemácias.
A hemácia é a responsável pelo transporte de O². Com menos células vermelhas, há dificuldade no processo respiratório. Por isso, o animal com tristeza parasitária apresenta-se cansado, não procura alimento, etc.
A anemia no caso não é ferropriva e sim parasitária. Não se trata com ferro.
COMO É TRANSMITIDA?
A Babesia é transmitida pelo carrapato e o Anaplasma é também transmitida pelo carrapato, além de moscas hematófagas e instrumentos contaminados.
APARÊNCIA E SINAIS CLÍNICOS:
Isolamento.
Mucosas pálidas.
Aparência cansada.
Batimento cardíaco acelerado.
Febre.
Pêlo áspero.
Desidratação.
Animal prostado, cabisbaixo.
Predisposição a outras enfermidades.
Animais de origem europeia ou de cruzamento industrial são mais susceptíveis a doença, uma vez que são mais susceptíveis ao parasitismo de carrapatos.
CONSEQUÊNCIAS E PREJUÍZOS AO ANIMAL:
Altos índices de mortalidade e morbidade.
Redução de produtividade.
Redução de fertilidade.
Aborto.
O animal pode chegar a óbito.

Continue navegando