Buscar

Gestao TI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão do Conhecimento
Os diferentes tipos de competências são construtos resultantes de diferentes recursos. Sobre os diferentes tipos de competências, relacione a coluna A com a coluna B, associando as categorias de competências às suas respectivas descrições e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4 – 5
	
	B
	2 – 3 – 1 – 5 – 4
	
	C
	4 – 3 – 5 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 4 – 5 – 3
Você acertou!
Competências essenciais: Competências centrais para a sobrevivência da organização e para sua estratégia.
Competências distintivas: Competências capazes de diferenciar a organização mediante os concorrentes conferindo vantagem competitiva.
Competências organizacionais: Atividades-chave de cada negócio.
Competências de apoio: Atividades que fornecem apoio ao desenvolvimento de outras atividades organizacionais.
Capacidade dinâmica: Capacidade de a organização adaptar constantemente suas competências ou atividades sempre que necessário. (Capítulo 1 – Guia de Estudo)
Questão 2/5 - Gestão do Conhecimento
Um dos principais conceitos de competência é o 'CHA', que representa os seus três pilares básicos: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Contudo, é importante atentar que mesmo a organização tendo estes três pilares não significa que irá entregar a competência (Guia de estudo, capítulo 1).
 
Sobre o conceito de entrega avalie as afirmativas a seguir:
I - A competência é intangível, uma vez que trata de um conceito abstrato. Assim, um meio de torná-la tangível é através do conceito de entrega.
II - Dentro da lógica de competência, as decisões em relação ao indivíduo são tomadas de acordo com a função ocupada descrita.
III - Uma pessoa é competente quando, graças às suas capacidades, entrega e agrega valor ao negócio ou a empresa em que atua, a ele próprio e ao meio em que vive.
IV - No âmbito organizacional uma organização competente é aquela que detém a capacidade de assegurar condições de obter resultados. A entrega do produto e/ou serviço, bem como o valor percebido pelo cliente não fazem parte da competência.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas  I e II.
	
	B
	Apenas I e IV.
	
	C
	Apenas I e III.
Você acertou!
I - A competência é intangível, uma vez que trata de um conceito abstrato. Assim, um meio de torná-la tangível é através do conceito de entrega. Afirmativa correta, de acordo com o guia de estudos (capítulo 1), o conceito de entrega confere tangibilidade, pois reflete a competência em ação.
II - Dentro da lógica de competência, as decisões em relação ao indivíduo são tomadas de acordo com a função ocupada descrita. Afirmativa incorreta, de acordo com o guia de estudos (capítulo 1), as decisões em relação ao indivíduo, são tomadas de acordo com o que ele entrega para a organização, diferentemente do conceito de cargos, que privilegia apenas a função ocupada.
III - Uma pessoa é competente quando, graças às suas capacidades, entrega e agrega valor ao negócio ou a empresa em que atua, a ele próprio e ao meio em que vive.  Afirmativa correta, de acordo com o guia de estudos (capítulo 1), a competência, seja ela individual ou organizacional, é reflexo na entrega e ao valor da competência em ação. Aqui podemos dizer que a entrega é resultado, o que a pessoa entrega para empresa, o que a organização entrega para o cliente.
IV - No âmbito organizacional uma organização competente é aquela que detém a capacidade de assegurar condições de obter resultados. A entrega do produto e/ou serviço, bem como o valor percebido pelo cliente não fazem parte da competência. Afirmativa incorreta, de acordo com o guia de estudos (capítulo 1), no âmbito organizacional uma organização competente é aquela que detém a capacidade de assegurar condições de obter resultados e, entregar o seu objeto fim(produto, serviço, etc.), de forma eficiente e eficaz. A entrega também corresponde ao valor agregado.
	
	D
	Apenas II e III.
	
	E
	Apenas II e IV.
Questão 3/5 - Gestão do Conhecimento
Após identificar as competências necessárias para o bom desempenho organizacional, ou individual, é importante identificar se estas estão presentes, ou seja, realizar um processo de certificação. O processo de certificação assegura a presença das competências necessárias onde deveriam estar, ou seja, atesta a existência dos conhecimentos, habilidades e atitudes para o desempenho de atividades. Desta forma, a certificação de competências é dividido em 2 fases: a mensuração e a elaboração de um mapa de competências (Guia de estudo, capítulo 2).
 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Não é coerente considerar que uma organização apresenta ou não certa competência, uma vez que o correto é apontar o nível de desenvolvimento desta competência.
PORQUE
A mensuração da competência trata-se de uma medida qualitativa, é possível desenvolver uma infinidade de metodologias para tal, considerando apenas a avaliação dos líderes.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	
	B
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.
	
	C
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Você acertou!
De acordo com o guia de estudo (capítulo 2), a primeira asserção é verdadeira, pois se refere que a competência pode ser avaliada pelo seu grau de desenvolvimento na organização, por estarmos nos referindo ao grau/nível, a competência pode ser mensurada de forma quantitativa por diversos instrumentos, o que invalida a segunda asserção. O instrumento de mensuração trabalhado no capítulo 2 pode ser utilizado por apenas uma pessoa, um grupo  de pessoas ou por um grupo de discussão.
	
	D
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	E
	Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsas.
Questão 4/5 - Gestão do Conhecimento
A empresa Alfa tem como missão oferecer e desenvolver os melhores produtos desejados pelo mercado, com a melhor tecnologia disponível, menor preço e eficiência.
 
A seguir são apresentadas algumas competências organizacionais, avalie quais delas estão vinculadas à missão da empresa Alfa.
I - Busca de atualizações.
II - Entregar produtos de qualidade.
III - Formação e operação em equipes.
IV - Desenho e manufatura de produto.
Estão corretas:
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas I e II.
	
	B
	Apenas I e IV.
	
	C
	Apenas I e III.
	
	D
	Apenas II e III.
	
	E
	Apenas II e IV
I - Busca de atualizações. Afirmativa incorreta, de acordo com o guia de estudo (capítulo 2), busca de atualizações é uma competência individual, não está vinculada à missão da empresa Alfa.
II - Entregar produtos de qualidade. Afirmativa correta, de acordo com o guia de estudo (capítulo 2), entregar produtos de qualidade corresponde  à produzir e colocar no mercado os melhores produtos, com menor preço e eficiência, superando os concorrentes. Essa competência é expressa na missão da empresa Alfa.
III - Formação e operação em equipes. Afirmativa incorreta, de acordo com o guia de estudo (capítulo 2), apesar da competência de formação e operação de equipes ser uma competência organizacional, ela não está expressa na missão da empresa Alfa,
IV - Desenho e manufatura de produto. Afirmativa correta, de acordo com o guia de estudo (capítulo 2), a competência de desenho e manufatura de produto se refere ao desenvolvimento e produção de produtos desejados pelo mercado, com a melhor tecnologia disponível, utilizando os melhores materiais, produzindo-os de forma eficiente e com menor preço, no intuito de satisfazer o mercado.  Essa competência é expressa na missão da empresa Alfa.
Questão 5/5 - Gestão do Conhecimento
O estudo das competências é dividido em competências individuais e também sobre algumas propriedadesorganizacionais. Sobre esses conhecimentos, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem as lacunas do trecho a seguir.
 
Uma competência ________________ pode, então, ser definida como habilidades para fazer _________________ e, quando em âmbito _________________, pode-se inferir que a organização possui determinadas competências se puder superar ___________________, ou que não possui a competência se o seu desempenho for pior do que os concorrentes.

Outros materiais