Buscar

Exercicios+extras+Fisica+II+Fluidos+%281%29 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios extras Física II - Fluidos
	
Uma caixa vedada com uma tampa de 77,4 cm2 é parcialmente evacuada. Uma força de 480 N é necessária para tirar a tampa e a pressão externa é de 1 atm. Qual a pressão no interior da caixa? Resposta: 39,0 kPa
Uma lata tem volume de 1200 cm3 e massa de 130 g. Quantas gramas de balas de chumbo ela poderia carregar sem que afundasse na água? Resposta: 1,07 kg.
Uma âncora de ferro quando totalmente imersa na água parece 200 N mais leve que no ar. 
a) Qual o volume da âncora? 
b) Qual o peso no ar? A densidade do ferro é 7870 kg/m3. 
Respostas: a) 2,045.10-2 m3; b) 1,58 kN
Um líquido de densidade 1,25 g/cm3 está em repouso dentro de um recipiente. No fundo do recipiente existe uma conexão com um tubo cilíndrico de 2,0 cm de diâmetro. O tubo possui um êmbolo cuja parte exterior está sob a ação da atmosfera e em contato com uma mola. Considere que não haja atrito entre o êmbolo e o tubo cilíndrico. Num determinado experimento a força da mola sobre o êmbolo tem intensidade de 6,28 N. Calcule a altura h do líquido indicado na figura. Resposta: h=1,6 m
O tubo em forma de U da figura abaixo contém dois líquidos em equilíbrio estático: no lado direito existe água (massa específica = 998 kg/m3) e no lado esquerdo existe óleo de massa específica desconhecida x. Os valores das distâncias indicadas nas figuras são l = 135 mm e d = 12,3 mm. Qual é a massa específica do óleo? Resposta: 915 kg/m3
Um bloco de massa específica de 800 kg/m3 flutua em um fluido de massa específica 1200 kg/m3. O bloco tem uma altura H = 6,0 cm.
Qual a altura h da parte submersa do bloco? Resposta: 4,0 cm
Se o bloco é totalmente imerso e depois liberado, qual é o módulo da sua aceleração? Resposta: 4,9 m/s2
A figura mostra que o jato de água que sai de uma torneira fica progressivamente mais fino durante a queda. As áreas das seções retas indicadas são Ao = 1,2 cm2 e A = 0,35 cm2. Os dois níveis estão separados por uma distância vertical h = 45 mm. 
a) Qual é a velocidade inicial do jato de água vo no primeiro nível indicado?
b) Qual é a vazão da torneira?
Resposta: a) 28,6 cm/s b) 34,3 cm3/s
Um cano horizontal (como o da figura a seguir), cuja seção reta muda de A1 = 1,20x10-3 m2 para A2 = A1/2, conduz um fluxo laminar de etanol, de massa específica 791 kg/m3. A diferença de pressão entre a parte larga e a parte estreita do cano é 4120 Pa. Qual é a vazão volumétrica do etanol?
Resposta: 2,24x10-3 m3/s.
Muitos modelos de carros de corrida utilizam a sustentação negativa (ou downforce) para aumentar o atrito dos pneus com a pista e poder fazer as curvas com maior rapidez sem derrapar. Parte da sustentação negativa se deve ao efeito solo, que é uma força associada ao fluxo de ar por baixo do carro. Quando o carro de corrida (figura a) se desloca a 98,1 km/h, o ar é forçado a passar por cima e por baixo do carro. O ar que passa por baixo do carro entra por uma abertura na frente do carro cuja seção reta é Ao = 0,0330 m2 (figura b) e passa pelo espaço entre o fundo do carro e a pista, cuja seção reta é A1 = 0,0310 m2. Trate esse fluxo como o de um fluido ideal em cano estacionário horizontal, cuja seção reta diminui de Ao para A1 (figura c). No momento em que passa por Ao, o ar está à pressão atmosférica po. Qual é a pressão p1 quando o ar passa por A1? Expresse a resposta em função de po. Dado: massa específica do ar = 1,21 kg/m3.
Resposta: p1 = po – 59,8 Pa

Continue navegando