Buscar

4 Aleitamento Materno e Trinômio Pai Mãe Filho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aleitamento Materno e Trinômio Pai-Mãe-filho
Aleitamento Materno
A criança se alimenta de leite materno (diretamente do seio ou por extração).
O aleitamento materno traz benefícios não só para a criança à nível nutricional, mas também à mãe, uma vez que estimula a contração uterina através da ocitocina, fazendo com que o útero retorne mais rapidamente ao seu estado anterior.
Durante a mamada o leite vai mudando sua constituição. No início, o leite é mais água, depois mais lipídio e proteína.
Aleitamento Materno
O aleitamento desenvolve e fortalece a musculatura facial, devido ao reflexo de sucção, o que influencia beneficamente no processo de mastigação e na formação da arcada dentária.
A dieta da mãe interfere na quantidade das substâncias encontradas no leite materno e até na composição. Exemplo: dieta rica em gordura  leite mais gorduroso; dieta rica em vitaminas  leite mais rico em vitaminas; se a mulher toma bebidas alcoólicas durante a amamentação, o álcool será encontrado no leite.
Aleitamento Materno
A qualidade do leite não está relacionada ao tipo de alimento que a mãe come. Mamar errado faz a maioria das mulheres pensarem que seu leite é fraco e isto não é verdade.
Teoricamente o leite materno “evita” a obstipação da criança por ser rico em água, além do colostro que tem função laxante. No entanto, crianças nutridas com leite artificial têm maior probabilidade de terem obstipação. Entretanto, isso não é via de regra, pois a obstipação pode sofrer influências externas.
Aleitamento Materno
O seio não deve ser lavado com água e sabão ou com SF à 0,9% a cada mamada, principalmente o mamilo, pois isso leva à esfoliação da pele. Portanto, deve-se limpá-los somente com água ou com o próprio leite do peito, antes e ao término de cada mamada. Os banhos da mãe são tomados normalmente como de costume.
No final da mamada de cada seio, a mãe não deve arrancar a criança do peito, pois prejudica o mamilo. Deve-se colocar o “dedo mindinho” (5⁰ quirodáctilo) no peito próximo ao canto da boca da criança, afastando o peito e diminuindo a pressão da sucção, para depois retirá-la. 
Aleitamento Materno
A mamada em cada seio deve ser em torno de 20 a 30 minutos. Contudo, logo no início, o tempo e a frequência de aleitamento deve ser maior. Por isso, a mãe deve ter muita paciência e preparo físico e psicológico. Mamadas longas geralmente indicam fome, mamadas curtas, sede.
A criança não deve mamar em um só seio (para não ficar com uma mama mais desenvolvida que a outra) nem somente no mamilo, mas no mamilo e na aréola. Caso esta seja muito grande, a mãe não deve colocá-la toda na boca da criança. Pode ocorrer do mamilo também ser muito grande e não haver condições de colocar o mamilo e a aréola.
Aleitamento Materno
É indicado que a Mãe beba de 1 a 2 copos de líquido (suco de frutas, leite, chá de erva doce, água) antes e após a amamentação, para hidratação materna e maior produção do leite. Deve-se evitar refrigerantes, água com gás, café, chá mate, chá verde, bebidas alcóolicas, entre outras.
Após cada mamada, a mãe também deve limpar a boca da criança (mucosa, gengiva e língua) com o auxílio de um pano limpo e úmido com água fervida para evitar a Monilíase oral (sapinho).
Aleitamento Materno
A amamentação deve ser iniciada pela mama que a criança não mamou na última mamada, ou seja, se a mãe começou a amamentação pela mama direita, mas a criança não chegou a mamar na esquerda, a próxima vez que a mãe for dar a mama, ela deve oferecer a mama esquerda. As mamadas devem ser alternadas, uma mama de cada vez sempre, independentemente de qualquer coisa, para que uma mama não fique mais desenvolvida que a outra, a não ser que haja alguma contra-indicação médica.
A amamentação supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver sadio.
Aleitamento Materno
O leite dos primeiros dias após o parto se chama colostro. É o que a criança precisa no início da vida. O colostro protege o bebê contra muitas doenças. 
O leite materno é de digestão fácil, por isso, algumas crianças querem mamar mais vezes. 
O leite do início da mamada defende o bebê contra infecções e mata a sede. O leite do final da mamada engorda o bebê.
Aleitamento Materno
Se a mãe estiver amamentando e a criança não estiver ganhando peso, deve-se recorrer à suplementação alimentar.
O bebê é quem escolhe o horário de mamar. O bebê é quem decide quanto tempo deve durar a mamada. Mamadas muito longas (+ 1 hora) podem significar “pega” incorreta.
O bebê precisa mamar em um peito todo antes de passar para o outro. Assim, ele toma o leite do final da mamada, que faz o bebê engordar. Não existe leite fraco. O leite do início da mamada é mais ralo porque contém mais água, açúcar e fatores de proteção.
Aleitamento Materno Exclusivo 
O lactente só se alimenta de leite humano (da sua mãe ou de uma nutriz, ou ainda de leite de mulher extraído), e não toma nenhum outro líquido ou sólido, a exceção de gotas e xaropes contendo vacinas, vitaminas, sais minerais ou medicamentos.
Aleitamento Materno Misto
Também chamado de aleitamento materno parcial, é aquele em que a criança recebe leite materno e outros tipos de leite (leite artificial).
O leite artificial deve preferencialmente ser oferecido em copo ou de colher.
Deve-se evitar chucas e mamadeiras, por aumentar o risco de infecções diarreicas e prejuízos à arcada dentária.
O leite artificial geralmente pode provocar obstipação intestinal ao bebê.
Aleitamento Materno Predominante
O leite materno é a principal fonte de alimentação do lactente. Entretanto, também recebe água, ou bebidas à base de água (chás) ou sucos de frutas (limada, laranja lima), mas nenhum outro leite, nem semi-sólidos.
Alimentação Complementada
A criança toma ao mesmo tempo leite materno e alimentos sólidos ou semi-sólidos.
Alimentação em Mamadeira
A criança se alimenta em mamadeira quer quando recebe leite, água, outra bebida ou semi-sólidos.
Produção do Leite
Sucção
Hipófise anterior
Prolactina
Responsável pela produção do leite
Hipófise posterior
Oxitocina
Responsável pela contração uterina e descida do leite
estimula
libera
estimula
libera
Estímulo da produção e descida do leite.
Fatores que interferem na produção e na descida do Leite
Ansiedade;
Fissuras;
Dor;
Má posição;
Mama ingurgitada;
Mastite;
Criança com fome;
Insufuciente reflexo da descida do leite.
Problemas da Amamentação
Ingurgitamento mamário;
Fissuras mamilar;
Mastite puerperal.
Ansiedade
O sentimento de ansiedade e/ou nervosismo materno pode interferir na descida do leite.
A grande vontade de amamentar como uma obrigação; a responsabilidade de alimentar o seu filho; o pensamento de que serei capaz ou não, vou conseguir ou não; são pensamentos que afetam psicologicamente a mãe no momento da amamentação.
A criança percebe essa ansiedade e nervosismo na grande maioria das vezes e também não consegue mamar. 
Fissuras Mamilar
São pequenas feridas que surgem nos mamilos, como se a pele tivesse partido. É extremamente dolorosa e pode chegar a sangrar, dependendo da profundidade da fissura.
Surge por falta de preparo da mulher durante a gestação, (falta de orientação no pré natal), dificultando e prejudicando o aleitamento materno.
Deve ser feito todo um trabalho de prevenção durante a gestação, pré natal de qualidade.
Fissuras Mamilar
Podem ser circulares e verticais.
As medidas de prevenção devem ser tomadas preferencialmente ainda na gestação: expor os mamilos durante 20 a 30 minutos, no máximo, ao sol das 7 às 9 horas da manhã diariamente.
Os raios ultra-violetas do sol (ondas curtas), que penetram até a epiderme, têm função actínica, responsável pela pigmentação da pele, aumentando a proteção e resistência dos tecidos a infecções, agressões e traumas.
Fissuras Mamilar
Os raios infra-vermelhos do sol
(ondas longas), que penetram até a derme, têm ação vitalizante; retiram as substâncias tóxicas do organismo; favorece a reparação dos tecidos ; e têm função germicida e bactericida.
Outra forma de previnir as fissuras no pré natal é o uso do “soutien ou sutiã ou sutian” com um buraco no local do mamilo, para que estes rocem nas roupas, criando a resistência da pele.
Não se deve usar sabonetes para evitar o desgaste da pele ou óleos e hidratantes para evitar a sensibilidade dos mesmos.
Fissuras Mamilar
Depois de instaladas, essas fissuras não devem entrar em contato com as roupas, para evitar infecções.
Por isso, corta-se uma peneira no formato do mamilo e aréola e coloca-a em cima destes abaixo do “soutien”, previnindo o contato direto com as roupas ou protetor de silicone.
Dor
Decorrente de fissuras mamilares, mastite ou ingurgitamento mamário.
Quando a mãe ultrapassa o tempo entre uma mamada e outra, entre 3 a 4 horas, a mamas mostram-se ingurgitadas (cheias e endurecidas) e ficam extremamente doloridas, o que dificulta a ordenha e até a amamentação para o esvaziamento das mamas. 
Má Posição
A má posição durante a amamentação pode levar à fissura e, consequentemente à dor.
Além disso, a mãe vai ficar mais rapidamente cansada e consequentemente, nervosa e ansiosa, o que acaba por interferir na amamentação.
Com a má posição, a criança também não consegue mamar bem e mais irritada se apresenta, pois está com fome.
Ingurgitamento Mamário
O leite coagula nos canalículos (porta de saída), entupindo-os e impedindo a saída do leite, o que provoca o endurecimento da mama e a dor.
O ingurgitamento mamário pode ser responsável pela presença de nódulos na mama e até processo inflamatório e, quando não resolvido, pode levar a mal estar, cefaleia, febre e chegar a uma mastite puerperal (processo infeccioso).
Ocorre entre o 3⁰ e 8⁰ dias pós parto, podendo desaparecer entre 24 e 48 horas, quando detectado precocemente.
Ingurgitamento Mamário
Pode ser previnido através de massagens nos nódulos e extração do leite residual a cada mamada manualmente ou com o auxílio da bomba. Esse leite pode ser congelado por até 3 meses, guardado na geladeira por 48 horas ou por 6 horas em temperatura ambiente. O leite descongelado não deve ser congelado novamente e deve ser consumido em até 24 horas.
O leite deve ser aquecido em banho-maria antes de ser oferecido à criança (em copinho, colherzinha ou com auxílio de um conta-gotas), mas não deve ser fervido, para não perder seu valor imunológico. Não utilizar mamadeira.
Mastite Puperperal
É uma infecção bacteriana geralmente unilateral, causada pela bactéria Staphylococcus aureus, ou seja, é a destruição dos tecidos mamários pela formação de grandes abscessos.
Pode ser uma consequência da falta de cuidado e prevenção da mama ingurgitada, presença de fissuras e falta de higiene das mamas (limpeza antes de após cada mamada e também durante o banho).
Processo inicialmente inflamatório, seguido de infecção que ocorre entre o 8⁰ e 12⁰ dias do puerpério e provoca dor, febre alta (39 a 40⁰C), rubor e calor. 
Mastite Puerperal
Pode haver a saída de pus juntamente com o leite materno, por isso a mãe deve ficar atenta e ter o cuidado de retirar esse pus ou leite com pus, manualmente antes da amamentação, para que a criança não sugue exudato purulento.
A prevenção da mastite é a prevenção das fissuras e o ingurgitamento mamário que levam à infecção.
A mãe deve amamentar seu filho mesmo com mastite, pois o leite materno é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento da criança, contanto que não esteja havendo a saída de exudato purulento.
Mastite Puerperal
Se a infecção estiver muito intensa e houver muito pus, a mãe deve esperar que esse exdato purulento desapareça.
Criança com fome
A criança com fome, por ter ultrapassado o tempo de uma mamada e outra, mais de 3 ou 4 horas sem mamar, deixa a mãe nervosa e prejudica a amamentação. Além disso, as mamas provavelmente estarão cheias e doloridas, o que dificulta ainda mais a amamentação.
Insuficiente reflexo da descida do leite
Pode ser por consequência de um problema endócrino.
Não usar Mamadeira
Por que não usar mamadeira, chupeta, chuca ou protetor de mamilo (bico intermediário)?
Maior risco de contaminar o leite e provocar doenças;
Atrapalha o aleitamento materno, causando confusão de bicos;
Pode modificar a posição dos dentes, prejudicar a fala e respiração, fazendo o bebê respirar pela boca;
Não usar Mamadeira
Por que não usar mamadeira, chupeta, chuca ou protetor de mamilo (bico intermediário)?
É mais caro e sua preparação dá mais trabalho;
Diminui o contato entre mãe e filho.
Não usar Mamadeira
Porque a limpeza pode não ser adequada: se as mãos não foram lavadas antes do preparo; e a água utilizada para preparar o leite estiver contaminada; 
Se os utensílios usados no preparo do leite não foram adequadamente limpos;
Se há o costume de usar mamadeira para guardar leite preparado com muita antecedência ou para sobras de mamada.
Não usar Mamadeira
As formas de sugar o peito e a mamadeira, chucas, chupetas e bicos intermediários são diferentes e atrapalham o aleitamento materno; o bebê pode confundir e passar a mamar errado, sem tirar do peito a quantidade de leite que necessita e passar a chorar mais, não ganhar peso ou desistir de mamar no peito.
Não usar Mamadeira
O uso prolongado de mamadeiras, chucas, bicos ou chupetas faz com que a criança fique “dentuça”, má formação da arcada dentária, palato e respire pela boca. Além de problemas na fala.
Não usar Mamadeira
A preparação de mamadeiras dá mais trabalho, gasta mais tempo e custa dinheiro.
Não usar Mamadeira
Amamentar garante o mais íntimo contato entre o corpo do bebê e o da mãe, contribuindo para o fortalecimento do vínculo afetivo. O uso da mamadeira diminui esse contato e o afeto entre mãe e filho.
Boa pega na amamentação
Composição do leite
Colostro  secretado nos primeiros 3 a 5 dias após o parto;
Leite intermediário ou de transição  surge a partir da 2ª semana. Ainda não tem todas as substâncias do leite maduro.
Leite maduro  surge após a 3ª semana. É constituído de todas as substâncias necessárias para a criança.
Colostro
O colostro é o primeiro leite que sai do peito e é produzido nos primeiros dias após o parto. É importante que o recém-nascido mame o colostro, porque é constituído de tudo o que o bebê necessita nos primeiros dias.
É produzido em menor quantidade, que é adequada para os primeiros dias. Pode ser claro ou amarelado, grosso ou ralo. O colostro é o alimento que defende o bebê de muitas doenças (imunidade natural passiva), por isso é comparado a uma vacina (imunidade artificial ativa).
Possui função laxante.
Colostro
Rico em proteínas e imunoglobulinas, principalmente IgA, que forma uma camada protetora sobre todo o sistema digestivo contra a invasão de agentes incomuns à flora normal.
É importante para o mecanismo de defesa da criança e a eliminação do mecônio pelo recém nascido.
Os recém nascidos prematuros ou com peso baixo devem tomar o leite de suas próprias mães, porque o leite produzido é especial para os mesmos, ou seja, o leite da mãe tem substâncias nas quantidades necessárias para os seus filhos.
Leite Materno e o Leite de Vaca
Nutrientes/ 100 ml
LeiteMaterno(LM)
LeitedeVaca(LV)
Água
87,2
87,2
Energia
71
69
Proteínas(g)
(Específicasparaolactentedesuamãe)
1,1
3,3
Gordura
(Maisfácilparaserdigerida)
3,8
Insaturada
3,8
Saturada
Lactose
7,0
4,8
SaisMineraiseVitaminas(mg)
Leite Materno e o Leite de Vaca
Nutrientes/ 100 ml
LeiteMaterno(LM)
LeitedeVaca(LV)
Proteínas(g):
Caseína
Lacto-globulinaIgG+ Lacto-albuminaIgA
1,1
36
64
3,3
82
18
SaisMineraiseVitaminas(mg):
(PoucoFerroporqueinicialmentenãofabricaHb)
Cálcio
Fósforo
Sódio
Potássio
Ferro
VitaminaC
VitaminaD
34
16
15
55
0,21
4,3
0,4 – 10,0
127
99
58
138
0,15
1,8
0,3 – 4,0
Vantagens do Aleitamento 
Alimento completo para o bebê – Bioquimicamente;
Protege o bebê de infecções – Imunologicamente;
Protege o bebê de problemas alérgicos – Imunologicamente;
Facilita a eliminação de mecônio – Biologicamente;
Aumenta o laço afetivo entre Mãe e Filho – Socialmente;
É prático e econômico – Economicamente.
Vantagens para o Bebê
Alimento completo;
Proteção contra infecções e alergias;
Sempre pronto e na temperatura certa;
Amor e carinho;
Bom para a dentição e a fala;
Bom para o desenvolvimento infantil.
Alimento completo
Contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê;
Possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite;
O leite da mãe é adequado, completo, equilibrado e suficiente para seu filho. Ele é um alimento ideal. Não existe leite fraco;
É feito especialmente para o estômago da criança, portanto de mais fácil digestão.
Proteção contra Infecções e Alergias
Só ele tem substâncias que protegem o bebê contra doenças como: diarréia (que pode causar desidratação, desnutrição e morte), pneumonias, infecção de ouvido, alergias e muitas outras doenças;
O bebê que mama no peito poderá evacuar toda vez que mamar, ou passar até uma semana sem evacuar, sem problemas para o bebê. As fezes são geralmente moles e não têm odor. 
Sempre para consumo
O leite materno é limpo, pronto e na temperatura ideal para ser consumido a qualquer momento;
Não tem sujeira como a mamadeira;
O peito materno não precisa ser esterilizado, apenas limpo com água ou com o próprio leite do peito;
Não precisa ser comprado;
Não tem nenhum custo para os pais.
Amor e carinho
Faz o bebê sentir-se querido e seguro. Amamentar é um ato de amor e carinho.
Bom para a dentição e a fala
Dar de mamar ajuda na prevenção de defeitos na oclusão (fechamento) dos dentes, diminui a incidência de cáries e problemas na fala.
Bom para o desenvolvimento 
Bebês que mamam no peito apresentam melhor crescimento e desenvolvimento;
Trabalhos científicos identificam que essas crianças são mais inteligentes;
O leite materno é o alimento ideal, não sendo necessário oferecer água, chá e nenhum outro alimento até os seis meses de idade.
Vantagens para a Mãe
Aumenta os laços afetivos entre a Mãe, Pai e família;
Dar o peito logo que o bebê nasce, diminui o sangramento da mãe após o parto;
Faz o útero voltar mais rápido ao normal;
É um método natural de planejamento familiar;
Diminui o risco de câncer de mama e ovários;
É econômico e prático. Não precisa ser comprado.
Aumenta os laços afetivos
Os olhos nos olhos e o contato contínuo entre mãe e filho fortalecem os laços afetivos, e o envolvimento do pai e familiares, o que favorece o prolongamento da amamentação.
Amamentar ao nascer
Quando o bebê suga adequadamente, a mãe produz dois tipos de substância:
Prolactina  faz os peitos produzirem o leite;
Ocitocina  libera o leite e faz o útero se contrair, diminuindo o sangramento e prevenindo a anemia materna. 
Portanto, o bebê deve ser colocado no peito logo após o nascimento, ainda na sala de parto;
 
Planejamento familiar
A amamentação constitui um ótimo meio de evitar uma nova gravidez. Isto se consegue quando 3 condições ocorrem: a mãe ainda não menstruou após o parto (amenorreia), o bebê tem menos de 6 meses, e a amamentação é exclusiva durante o dia, tarde e noite. 
Até o sexto mês, dar somente o peito. O bebê deve mamar sempre que quiser, inclusive durante a madrugada. Isto diminui a chance de nova gravidez, se a mãe ainda não menstruou. Desta maneira, o seu corpo continua produzindo quantidade suficiente de hormônios que ajudam a evitar filhos (impede a ovulação).
Menor risco de câncer 
Estudos em populações demonstraram que quanto mais a mulher amamenta, menor o risco de câncer de mama e ovários, quanto maior for o tempo de amamentação, devido a menor produção e exposição aos estrogênios.
Econômico e prático
Evita gastos com leite artificial, mamadeiras, bicos, materiais de limpeza, entre outros.
Vantagens do Aleitamento
O que pode interromper o Aleitamento Materno
Falta de informação da população e profissionais de saúde; e tabus em relação a amamentação;
Não cumprimento da legislação; existência de rotinas hospitalares; e propagandas do substituto do leite;
Falta de preparo da mulher no pré-natal; e falta de suporte no pós natal;
Atitude negativa em relação ao leite materno; e peculiaridades da fase de lactação.
Falta de Informações 
A criança até o 6⁰ mês de vida deve ser alimentada exclusivamente de leite materno.
O aleitamento é importante principalmente para manter a reserva de ferro da criança, que vai diminuindo à medida que a criança cresce.
Entretanto, muitos profissionais ainda resistem em aceitar isso e prescrevem ou indicam a introdução de outros alimentos, o que é desnecessário à criança até o 6⁰ mês, pois o leite materno supre todas as suas necessidades nutricionais.
Não cumprimento da Legislação
Devido às questões trabalhistas, a mulher começa a introduzir outros alimentos a partir do 4⁰ mês.
A mulher tem o direito de entrar e sair do trabalho meia hora antes e depois para amamentar seus filhos.
Existem empregos que possuem creches para os filhos de suas funcionárias, enquanto estas estão trabalhando.
O grande número de mulheres que trabalham fazendo biscate também dificulta a amamentação.
Propagandas de Leite
Nenhuma propaganda pode colocar normas que venham a dar impressão que o produto é superior ao leite materno.
Existência de rotinas Hospitalares
Retardam ou impedem o aleitamento materno na sua grande maioria.
Durante as 24 horas, a criança recebe água açucarada ou SF 0,9%, e não colostro.
Tabus 
O leite materno á aguado, fraco ou azêdo.
Se a criança arrotar no peito, enquanto amamenta, endurece o leite dentro do peito (ingurgitamento mamário) e surge inflamação/ infecção (mastite).
Se o leite do peito pingar no chão e der formiga, a mama seca.
O leite materno não alimenta o bebê.
Falta de preparo no Pré-natal
A mãe deve ser orientada e sensibilizada quanto à importância do aleitamento materno, principalmente o exclusivo durante os 6 meses de vida do bebê, para o crescimento e desenvolvimento do mesmo. 
Como também, como e quando amamentar; os cuidados tomados antes, durante e após a amamentação; os cuidados com as mamas; preparo dos mamilos; cuidados de higiene; e os cuidados de prevenção para se ter uma boa amamentação, tomados ainda na gestação.
Falta de Suporte no Pós-natal 
O ambiente para a amamentação deve ser tranquilo e respeitado pelas outras pessoas.
A mãe deve ter muita paciência e força de vontade, além de perseverança para enfrentar a difícil fase do aleitamento materno.
Peculiaridades da Fase de Lactação
Existem muitas fantasias por parte da mulher que é contraditória à realidade da amamentação. Por isso, a mãe deve superar a decepção da dificuldade de amamentar.
Desmame
Deve ser iniciado a partir do 6⁰ mês, porque as necessidades nutricionais da criança já são outras que o leite materno não tem mais como suprir. Assim, o leite materno passa a ser insuficiente às necessidades nutricionais da criança; 
As necessidades nutricionais da criança aumentam, principalmente quanto as quantidades de Ferro;
As reservas de Ferro do leite materno se esgotam;
Desmame
Se inicia a erupção dos dentes;
Aparecimento do reflexo de protusão  quando se coloca algo na boca da criança e ela joga para fora (cospe). A partir daí, a deglutição fica mais coordenada, porque a criança já mastiga e deglute;
Controle da cabeça  a criança
já se senta, a deglutição é melhor e aceita mais facilmente os alimentos;
Desmame
Amadurecimento do trato gastrointestinal, tornando-se menos sensível aos alérgenos  introduzir as verdurinhas e as frutas aos poucos, uma ou duas de cada vez;
Apreensão voluntária  deve-se deixar a criança segurar os objetos (talheres) e os alimentos;
Melhor coordenação dos olhos  com 6 meses a criança já vê a comida.
Princípios Básicos do Desmame
O desmame deve ser gradual tanto do ponto de vista da quantidade e qualidade, como da consistência.
Ao se introduzir novos alimentos, deve-se considerar os hábitos da família; a disponibilidade local; variações sazonais e preço de mercado.
Evitar dietas muito diluídas e volumosas.
Uso de óleo vegetal cru para aumentar o teor calórico da criança e acelerar a milienização cerebral é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da criança.
Princípios Básicos do Desmame
O número de refeições é de 3 a 5, além do leite materno. A criança não deve comer durante à noite, somente até às 22 ou 23 horas, dependendo dos hábitos noturnos da família; previnindo o surgimento de cáries e permitindo o descanso da mãe e da própria criança.
Os alimentos do desmame devem ser oferecidos de colher, por isso devem ser pastosos (semi-sólidos).
A higiene no manuseio, estocagem, preparo e administração dos alimentos é de grande importância para evitar contaminação.
Importante
A mãe deve ser orientada quanto à questão de lavar bem o liquidificador com água e sabão, para o preparo dos alimentos da criança, caso não seja possível separar um liquidificador de uso exclusivo para a criança.
Também é importante orientar quanto à higiene pessoal, principalmente o lavar das mãos, com água e sabão, e os cuidados com as unhas (sempre limpas e cortadas); estocagem e lavagem dos alimentos; e a esterilização dos utensílios usados com água fervida.
Importante
Existem leites específicos para crianças com problemas de digestão, como intolerância a lactose ou Doença Celíaca.
Pode-se utilizar leite de cabra e leite de soja. Outros leites: In natura; leite maternizado com numeração específica, entre outros.
Importante
Orientar quanto à questão da diluição do leite artificial. Alguns informam na própria embalagem. Geralmente para cada 100 ml, deve-se colocar uma colher de sopa cheia do leite em pó. 
Exemplo: NAN 1  1 concha para 30 ml de água (equivale a 30 g); 
Exemplo: Lactogênio 1  1 concha para 40 ml de água; 
Exemplo: Ninho ou Itambé  1 concha para 50 ml de água.
Necessidade Hídrica
Em torno de 100 ml por Kg de peso em crianças de até 10Kg  equivale a 1000 ml : 4 refeições = 250 ml a cada mamada. Em torno de 50 ml por Kg de peso em crianças de 10 à 20Kg  equivale a mais ou menos 500 ml a 1000 ml : 4 refeições = 125 ml a 250 ml a cada mamada.
Depois divide pelo número de refeições que a criança recebe (em média 4 refeições ao dia).
Exemplo: Uma criança de 1 ano (com peso mais ou menos de 10 Kg) deve receber 250 ml de leite a cada mamada, num total de 4 mamadas no dia.
Referências Bibliográficas
UNICAMP. Manual de Neonatologia UNICAMP. São Paulo: Revinter, 1998.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instituto Nacionalnde Saúde. Coordenação Materno-infantil. Assistência de Enfermagem ao RN. Rio de Janeiro: MS, 1999.
AMARAL, João Joaquim Freitas do. AIDPI para o Ensino Médico: Manual de Apoio. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2004.
Imagens retiradas de diversos sites da internet (Google Acadêmico).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais