Buscar

farmacotec4 peg400

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Disciplina: Farmacotécnica VI
Professora: Samantha Mourão
Nome: Cintya D’ávila de Vasconcellos
Polietilenoglicol 400
Outros nomes / nomes comerciais: PEG 400, Poliglicol 400, Carbowax 400, Macrogol 400.
Fórmula estrutural ou composição química: HOCH2(CH2OCH)mCH2OH, onde m representa o número de grupos de óxido de etileno. Também pode ser encontrado na forma H(OCH2CH2)nOH, onde n representa m + 1.
Função (aplicação e concentração usual): Base para supositórios e pomadas, humectante, solvente e lubrificante para cápsulas e comprimidos.
Formas farmacêuticas / cosméticas: Pode ser encontrado como parte de diversas formas farmacêuticas e cosméticas, como supositórios, pomadas, cremes, géis, cápsulas e comprimidos, algumas vezes em mistura com PEG de diferentes pesos moleculares, como o PEG 4000.
Incompatibilidades: Possuem dois grupos hidroxílicos terminais que podem ser esterificados ou eterificados. A presença de peróxidos ou impurezas pode desencadear oxidação. Os PEGs líquidos podem ser incompatíveis com alguns corantes. A atividade da bacitracina e da penicilina, dentre outros antibióticos, pode ser reduzida. A eficácia conservante dos parabenos pode ser prejudicada. Misturas contendo taninos, ácido salicílico e fenóis podem liquefazer-se. O sorbitol pode precipitar na presença de PEG e sulfonamidas podem descolorir-se. Podem reagir com outros componentes de soluções formadoras de filmes de revestimento. O uso de formulações a base de polietilenoglicóis é contraindicado para pacientes com queimaduras extensas.
Exemplo de formulação: Produtos cosméticos como xampus e condicionadores, loções para barbear e desodorantes. Também pode ser encontrado em supositórios de uso adulto ou pediátrico, pomadas para assaduras, para alívio local de dermatoses e etc.
Bibliografia:
Handbook of Pharmaceutical Excipients, 6ª ed.
O Guia Prático de Farmácia Magistral. 3° ed, São Paulo: Pharmabooks, 2008.

Outros materiais