Buscar

portfólio relato de experiência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Vanessa Hoinski Alves RU 1134713
PAP CURITIBA PR
RELATO DE EXPERIÊNCIA E A TRAJETÓRIA ACADÊMICA
INTRODUÇÃO
A educação à distância tem uma longa história de sucessos e fracassos, sua origem está nas experiências de educação por correspondência iniciadas no final do século XVIII e com largo desenvolvimento a partir de meados do século XIX, na atualidade dispõe de várias mídias, desde o material impresso à simuladores online com grande interação entre o aluno. O trabalho em si visa mostrar a experiência na escola, quais as tecnologias que nos permitem estudar educação a distância, as características necessárias de um aluno de educação a distância e porque a escolha do ensino a distância.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
A experiência com a escola está sendo muito importante, pois adquirimos experiência através do sistema próprio da escola, aprendemos a lidar com cada criança pois sabemos que cada uma tem a sua personalidade, aprendemos a trabalhar em grupos, em equipes porque temos projetos e mais de uma pessoa trabalhando em sala de aula auxiliando e ensinando as crianças, temos reuniões toda semana para apontarmos o que acertamos mas também o que precisamos melhorar e assim colocamos em prática as ideias.
Antes de começar a faculdade pesquisei e conheci o ensino a distância resolvi escolher o ensino a distância porque me traz um ótimo valor financeiro e também consigo me organizar com horários de estudo foi pensando nisso que escolhi essa modalidade. 
O maior desafio é a mobilização para uma educação de qualidade, garantindo a articulação das políticas de educação, rompendo preconceitos e quebrando o paradigma de que o ensino a distância não tem qualidade. De acordo com, Belloni (199, p. 3), a agilidade dos meios de comunicação favoreceu, também, ao fenômeno da globalização, transformando a sociedade industrial em sociedade da informação. Sendo, o momento atual do conhecimento humano seguido de muitas transformações no que diz respeito à informação e ao conhecimento.
Esses fatos criam uma demanda por um constante aprendizado por parte de todo tipo de profissional, da mesma forma que determinam as ações das empresas em busca da oferta de conhecimento e treinamento a seus funcionários, sendo esta a expectativa onde o cenário em que a EAD ganha cada vez mais força, o que reforça Belloni (1999, p.5), o mercado está mudando e as sociedades exigem indivíduos de múltiplas competências. 
As tecnologias que permite acessar os conteúdos para o estudo são: computadores, celulares e tabletes com esses equipamentos a aprendizagem pode ser mais fácil de entender, porque podemos escutar e ver quantas vezes forem necessários.
As características de um aluno de ensino a distância acredito que seja o comprometimento a organização com o horário de estudo, atenção com dias de prova para não perder.
 Para atender às expectativas do aluno, procurando inclusive superá-las, pode-se considerar cinco maneiras de gerenciar serviços: aprender a entender o que é valor para o usuário; especificar um sistema compatível com as expectativas do usuário; manter sob controle o processo de prestação de serviços; prover, de fatos curados, o sistema de informações; mensurar os resultados baseados nos anteriores, devendo considerá-los comparando-os entre o serviço esperado e o percebido.
Os alunos costumam ter expectativas que podem ser consideradas bastante básicas. É de grande importância que exista um desempenho básico e que as promessas sejam cumpridas. Os usuários esperam um bem ou serviço de qualidade em um ambiente amigável e cortês. 
Na relação professor–aluno-conhecimento deve estar presente à interatividade, não como consequência da presença das novas tecnologias, mas como foco, como uma característica, um requisito, para a construção do conhecimento. 
Ainda existem muitos desafios a serem superados pela EAD. Faz-se necessário, a criação de tempos e espaços para reflexões e prática da EAD, levando sempre em consideração os diálogos que precisam ser estabelecidos e uma concepção de educação comprometida com a produção de saberes e a transformação social. Os novos desafios poderão ser lançados ao educando, sem a necessidade da sua presença física, bem como seu desenvolvimento, apresentação dos resultados e o conhecimento das novas tecnologias, tanto para o educando como para o educador. 
CONCLUSÃO
O ensino a distância é uma expectativa de inclusão dos indivíduos, que por falta de tempo para os estudos e até mesmo a questão financeira deixam a educação para outra oportunidade. O aluno deve se organizar com disciplina nos estudos, atribuindo a este muita dedicação e persistência, sem abrir mão das novas tecnologias que são essenciais.
	A experiência adquirida na escola vou levar comigo para o meu futuro profissional, as atividades desenvolvidas com as crianças, as brincadeiras desenvolvendo a psicomotricidade o projeto que a escola tem, a cada dia aprendemos ensinando.
REFERÊNCIAS
Portal Educação. Expectativas e Desafios da Educação à Distância. Nov. 2012. Disponível em:<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/expectativas-e-desafios-da-educacao-a-distancia/21228>. Acesso em: 22/03/2017.

Outros materiais