Buscar

SLIDE DO CONGRESSO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“A INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA EM MULHERES COM PROLAPSO GENITAL”
INSTITUIÇÃO: FACVLDADE MAÚRICIO DE NASSAU
Maria das Dores de Oliveira Rodrigues
Rafaela Neves Santos Silva Alencar
Débora Samara Fernandes Tavares
Eliandra da Silva Bezerra
Loyse Gurgel dos Santos
INTRODUÇÃO
 O prolapso genital decorre do desequilíbrio de forças responsáveis por manter os órgãos pélvicos posicionados normalmente e daquelas que tendem a impedir sua saída da pelve. Quando ocorre prolapso da parte anterior da vagina denomina-se: uretrocele e cistocele, da parede posterior da vagina retrocele e prolapso do segmento apical da vagina, enterocele é o prolapso uterino. Os fatores de risco incluem envelhecimento, paridade, esterectomia, obesidade e constipação intestinal. A fisioterapia é uma importante ferramenta na prevenção e reabilitação nas desordens do assoalho pélvico. (PEREIRA ,2015)
OBJETIVO
Relatar a intervenção da fisioterapia em mullheres com prolapso genital
MÉTODO
Revisão de literatura.
Descritores fisioterapia e prolapso genital nas bases de dados da Scielo e Google acadêmico. 
Encontrados 73 artigos.
Selecionado 4 artigos (2012-2017)
Critério de Exclusão: não relatavam prolapso genital em mulheres e os que não abordavam a fisioterapia. 
RESULTADOS
ATIVIDADE
FINALIDADE
Método Kegel
Aumentar a força e resistência muscular, elevando os órgãos do AP e diminuindo os abaulamentos vaginais.
Biofeedback
Técnicas audiovisuais que informam ao paciente sobre a atividade dos músculos estriados.
Eletroterapia intra-vaginal
 recuperação da musculatura do assoalho pélvico
Pilates
Reduziras perdas urinárias e aumentando a força muscular do períneo.
DISCUSSÃO
 O prolapso genital decorre do desequilíbrio de forças responsáveis por manter os órgãos pélvicos posicionados normalmente e daquelas que tendem a impedir sua saída da pelve (KNORST , 2012). As estruturas do AP feminino funcionam como uma unidade, sendo importante a relação anatômica-funcional entre todas estas para Manutenção da função normal. A saúde dos músculos pélvicos é fundamental para mantera integridade e o bom funcionamento da vagina, da uretra e a posição do órgão dentro da pélvis. Os músculos pélvicos controlam o fluxo de urina, contração da vagina e bom fechamento dos anus, os esfíncteres anal e vaginal garantem a retenção da urina e fezes. O APé composto pelos por grupamentos musculares chamados de diafragma pélvico, formado pelos músculos levantador do anus e coccígeo, que é atravessado a frente da vagina e uretra e a frente pelo canal anal. O diafragma urogenital é a porção inferior do AP, composto pelos músculos ísquio cavernoso, bulbo esponjoso, transverso superficial e profundo do períneo, que juntos com o levantador do anus rodeiam o canal vaginal. Estudos realizados utilizaram a palpação digital juntamente com o método feedbacke a escala de Oxford para avaliar a função muscular, tiveram bons resultados após a cinesioterapia em mulheres com prolapso genital. Exercício de Kegel e eletroestimulação se mostraram eficientes no tratamento de prolapso genital associado à IU. Foi possível observar que o método Pilates tem influências positivas nos músculos do AP. Quando realizado de forma correta e com orientações para facilitar a ativação, os exercícios mostraram-se capazes de aumentar a força e ativação dos grupos musculares envolvidos (KNORST , 2012)
CONCLUSÃO
 A intervenção fisioterapêutica mostrou-se necessária e eficaz na prevenção e tratamento de mulheres com prolapsos genitais promovendo sustentação a musculatura e estabilizando os órgãos do assoalho pélvico.
 
REFERÊNCIAS
KNORST, Mara R., et al. "Intervenção fisioterapêutica em mulheres com incontinência urinária associada ao prolapso de órgão pélvico."  RevBrasFisioter 16.2 (2012): 102-7. 
ANDREAZZA, Estela Isadora, and Elizangela Serra. "A influência do método Pilates no fortalecimento do assoalho pélvico." studioequilibrium. com.br>. Acesso em 8 (2015): 12.
PEREIRA, Ana Gilza Pinheiro, and Dayana Priscila Maia Mejia. "O PAPEL DA FISIOTERAPIA NO PROLAPSO UTERINO.“
SILVA FILHO, Agnaldo Lopes, et al. "Analysisoftheresources for rehabilitationofpelvicfloormuscles in womenwithprolapseandurinaryincontinence." Fisioterapia e Pesquisa 20.1 (2013): 90-96.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais