Buscar

A dependência do gadget, usado menos para fazer ligações do que para ler notícias, interagir nas redes sociais, jogar e assistir a vídeos, tem até ...

A dependência do gadget, usado menos para fazer ligações do que para ler notícias, interagir nas redes sociais, jogar e assistir a vídeos, tem até nome: nomofobia, o medo de ficar longe do aparelho.

Preocupados principalmente com o impacto disso entre os jovens, que, segundo estudos, são os usuários que passam mais tempo mexendo nos celulares, pesquisadores da Universidade da Coreia, em Seul, decidiram investigar como essa dependência se dá do ponto de vista da química cerebral.

Para tanto, o neurorradiologista Hyung Suk Seo reuniu um grupo de 19 jovens, com média de idade de 15,5 anos e dependência em internet e/ou smartphones diagnosticada, e outro com 19 adolescentes da mesma faixa etária, mas que não sofriam do problema.

Doze dos 19 que não conseguiam viver longe dos aparelhos receberam nove semanas de terapia cognitivo-comportamental, adaptada de um programa desenhado para dependentes em jogos de azar, como parte do estudo. Os pesquisadores utilizaram testes padrão de adicção em tecnologia para medir a severidade do vício.

As questões investigavam o quanto a internet e os celulares afetam a rotina diária, a vida social, a produtividade, os sentimentos e os padrões de sono dos jovens. Quanto maior o escore, maior no nível de adicção.

Um dos achados foi que os adolescentes dependentes de celular exibem níveis mais significativos de depressão, ansiedade, insônia e impulsividade, comparados aos que não sofrem do problema.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/12/03/interna_ciencia_saude,645067/quais-sao-as-consequencias-do-uso-excessivo-de-celular.shtml. Acesso em: 02 jul 2019.

Um “erro” que as famílias cometem no que diz respeito à saúde de seus filhos e no vício da internet é:

Escolha uma opção:

a.

Permitir que os adolescentes tenham um smartphone conectado à internet.

b.

Verificar o que seus filhos estão fazendo na internet e aconselhá-los sobre como utilizar a internet com moderação.

c.

Não estabelecer regras e limites para que o filho acesse a rede mundial de computadores.

d.

Não deixar a criança ou adolescente ter e utilizar um smartphone.

e.

Presentear os filhos com um laptop, smartphone ou computador.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a. Permitir que os adolescentes tenham um smartphone conectado à internet. b. Verificar o que seus filhos estão fazendo na internet e aconselhá-los sobre como utilizar a internet com moderação. c. Não estabelecer regras e limites para que o filho acesse a rede mundial de computadores. d. Não deixar a criança ou adolescente ter e utilizar um smartphone. e. Presentear os filhos com um laptop, smartphone ou computador. A resposta correta é a opção c. Não estabelecer regras e limites para que o filho acesse a rede mundial de computadores. Estabelecer regras e limites é fundamental para garantir um uso saudável e equilibrado da internet e dispositivos digitais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais