Buscar

parte.8.IED Sanção e Coação7825

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução ao Direito
SANÇÃO E COAÇÃO
Sanção e Coação
A força pode interferir no cumprimento de um princípio moral ou de uma regra de direito?
Sanção e Coação
Considerações Iniciais – o direito é instrumento de adequação social, e tem como características a impositividade e a efetividade, sob pena de permitir o caos na sociedade.
A ‘pressão’ sobre os indivíduos – é inerente à regra, para que o indivíduo se comporte de determinada maneira e não pratique condutas delitivas ou lesivas. 
Sanção e Coação
A Obediência à Lei – a motivação para o cumprimento da lei positiva, para a sua aceitação estaria no medo à sanção.
A Adesão espontânea à Lei – a obediência nem sempre decorre da adesão.
A Norma Jurídica tem força para gerar direitos e deveres.
Sanção Arbitrária – a sanção aplicável a uma infração deve ser proporcional à infração.
Sanção e Coação
COAÇÃO
Conceito – é meio instrumental e não deve ser entendida como pertencente à norma, pois não é sentida permanentemente. 
É o momento de força presente no Direito para lograr a efetiva aplicação do dispositivo legal ou efetiva aplicação das consequências da ilicitude, sob a forma de reparação.
Sanção e Coação
COAÇÃO
É considerada outra fase da imposição da força, que ocorre no plano fático, é uma força evidentemente manifesta, pois reflete no campo físico. 
O Estado utiliza a coação quando a coerção não funcionou, e a sanção decretada também não foi cumprida pelo indivíduo. 
Quando um sujeito não cumpre a norma naturalmente, pelo efeito psicológico da coerção, o Estado ordena que ele obedeça à sanção estabelecida, como punição pelo desrespeito à regra legal.
Sanção e Coação
COERÇÃO 
É uma força que se observa no campo psicológico, levando alguém a cumprir determinada regra, a ter uma certa conduta, somente devido à pressão “abstrata” que o sujeito emissor da norma impõe. 
O indivíduo segue a norma estatal para que não lhe seja aplicada a sanção preestabelecida no ordenamento jurídico, ou seja, ele se porta de acordo com a lei por “medo” de ser punido. 
Sanção e Coação
Coercibilidade – é o momento dinâmico correspondente à presença da força do Direito, específico do Direito Positivo.
É a possibilidade da regra jurídica de exigir o seu cumprimento.
O Estado utiliza a coerção quando diz que um dispositivo de lei deve ser respeitado, acarretando uma sanção no caso de não cumprimento. 
Sanção e Coação
Coercibilidade e Imperatividade
Diferenças – Imperatividade (é conceitual e potencial, e em regra, está dentro do conteúdo da norma). Coercibilidade (é externa à norma, ganha contornos materiais se houver violação, é um corolário da imperatividade).
Coação e Coerção
Diferenças – Coação (é a execução compulsória da sanção, quando o indivíduo não a cumpre, após ter desrespeitado a norma legal). Coerção (está vinculada à pressão social, é a possibilidade jurídica da coação, da ameaça de coação, e não coação efetiva) Precede a coação. É a ameaça da sanção
Sanção e Coação
Cauan deixa de cumprir uma de suas obrigações contratuais firmadas com Felippe (um pagamento de uma contraprestação, por exemplo), levando Felippe a várias tentativas de acordo para solucionar o empecilho. 
Frustradas as tentativas, Felippe resolve então buscar a solução na Justiça, obtendo, ao final do processo, uma sentença favorável, que ordena a Cauan o pagamento da dívida e também de uma multa (sanção), fixada em um valor X. 
O condenado resolve continuar na inadimplência, desrespeitando, agora, também a sanção decretada pelo juiz. 
O Estado, para fazer valer sua decisão, usa então a coação, executando a sentença determinada judicialmente, para o pagamento a Felippe por Cauan, e também da multa. 
Para isso utiliza algumas medidas, como por exemplo, a penhora dos bens do devedor. Há assim a quitação da dívida por meio da força do Estado, a coação estatal.
Sanção e Coação
Acepção da palavra “Coação” 
Numa acepção genérica, a palavra coação é sinônimo de violência praticada contra alguém. 
Num segundo sentido, a coação é força organizada do poder e interfere para que haja exato cumprimento obrigatório do direito pelo obrigado.
 Coação é a aplicação forçada da sanção.
Sanção e Coação
Tipos de Coação
de natureza moral: se dirige contra a vida, a liberdade, a honra da vítima, as pessoas de seu círculo familiar ou ligadas por fortes vínculos efetivos;
de natureza patrimonial: incide sobre o patrimônio da vítima;
de natureza física: desde a ameaça de agressão caracterizada até ao emprego de todas as formas de sofrimento ou tortura infligidas à vítima, ou a pessoa de sua estima;
de natureza psicológica: quando um indivíduo serve-se de um determinado segredo ou de um fato de natureza íntima de outrem, para obrigá-la à prática de um ato que não se concluiria se a ameaça não existisse;
de natureza Jurídica - a autoridade estatal, a fim de assegurar o bem comum, tem poder para utilizar a força física contra os transgressores contumazes do direito
Sanção e Coação
Sanção e Coação
SANÇÃO
Conceito (amplo) – é o instrumento constrangedor que atua de modo direto ou indireto, podendo ser pessoal ou patrimonial, e que torna a lei consequentemente obrigatória.  
A sanção jurídica - é a consequência do não cumprimento de ordem descrita em uma norma jurídica.
Tanto pode ser positiva como negativa; pode ser a recompensa ou a pena, a aprovação ou desaprovação que acarreta determinado ato para a pessoa que o realiza.
Sanção e Coação
A Sanção Cível – consiste na modificação da relação jurídica, em desfavor do responsável pelo ilícito (cumprimento forçado da obrigação – substituição da declaração de vontade – retorno ao status quo ante – declaração de nulidade do ato – rescisão contratual – prisão por dívida alimentar).
A Sanção Penal – prisão – multa – medidas de segurança.
Aplicação da Sanção – o Estado detém o monopólio.
Sanção e Coação
SANÇÃO
Características – é consequência jurídica a não observação da norma; aplicável pelo poder público; visa reparar o mal causado pelo ilícito; são aplicadas apenas as previstas em lei; a reparação não vai além do ilícito; a pena pessoal é proporcional ao ilícito; acompanha a evolução do direito (humaniza-se com a civilização).
Sanção e Coação
Origem - surgiu originalmente como vingança ''social'',no caso de uma pessoa ser ofendida era como se todo o ''clã'‘ tivesse sido ofendido,que reagia com ''responsabilidade social''.
Passou a representar uma vingança ''privada'', o ofendido agia contra o ofensor.
Foi submetida a regras, são os duelos, as ordálias e a Lei do Talião.
Por fim, passou a ser monopólio do Estado,que não admite a ''força particular‘, salvo nas situações previstas em lei (autodefesa, etc).
Devido ao positivismo jurídico, as sanções são vistas apenas como um castigo
Sanção e Coação
A Externalidade da Sanção Jurídica - é externa porque consiste em uma reação da comunidade e não em uma repreensão ou “arrependimento” realizado pelo próprio indivíduo infrator da norma.
A Institucionalidade da Sanção Jurídica - é institucionalizada porque segue regras precisas, oriundas da mesma fonte produtora das normas cujo cumprimento se deseja garantir.
Para toda norma prescritiva de deveres jurídicos (norma primária) corresponderá uma sanção jurídica de características previamente delineadas. 
O Estado representa o ordenamento jurídico soberano, e o detentor da coação em ultima instancia.
Sanção e Coação
Categorias da Sanção
1. Repressivas – sanção penal (privativa de liberdade, multa, etc), sanção civil (perda do pátrio poder, prisão por não pagamento de pensão, etc);
2. Preventivas – visa evitar a repetição do ato ilícito, evitar o prejuízo para o crédito.
3. Executivas – cumprimento da obrigação pelo devedor.
Sanção e Coação
Categorias da Sanção
4. Restitutivas – restabelecem o statu quo ante (perdas e danos, devolução da coisa, etc).
5. Rescisórias – rescindem contratos, dissolvem sociedades, anulam atos, etc.
6. Extintivas – extinguem relações jurídicas
e direitos pela ocorrência da prescrição ou de decadência, criam obstáculos por força da coisa julgada, etc.
Sanção e Coação
A Sanção Difusa nas Regras de Trato Social - é aquela incerta, e que consiste na reprovação, na censura, na crítica, no rompimento de relações sociais e até expulsão do grupo.
A Sanção Premial - o benefício conferido pelo ordenamento como incentivo ao cumprimento de determinada obrigação (devolução do imóvel no despejo, o locatário poderá ficar até seis meses no imóvel).
Outra aplicação do Termo “Sanção” - consiste na aquiescência, na concordância do Chefe do Executivo com o projeto aprovado pelo Legislativo. É ato da alçada exclusiva do Poder Executivo. 
Sanção e Coação
CONCLUSÕES
Sanção – É o ato de punir por uma norma infringida, quem não obedece ao comando primário das normas.
Sanção jurídica – é uma consequência jurídica estatuída numa norma que se impõe a quem infringir determinada regra.
Coerção – É o efeito psicológico da sanção e que tem função preventiva. Se não cumprir a norma jurídica, poderá sofrer os efeitos concretos da sanção.
Coação – É o último estágio da aplicação da sanção: é a sua aplicação forçada, contra a vontade do agente que descumpriu a norma.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais