Buscar

Introdução ESPECTROFOTOMETRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESPECTROFOTOMETRIA
É definida como toda técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria.
A palavra espectro de origem grega foi empregada para nomear raios luminosos em virtude de na antiguidade as pessoas sepultarem seus mortos em covas rasas, e o simples fato de alguém desavisado pisar em cima, de uma dessas sepulturas fazia com que o gás metano fosse expelido, visto que corpos em decomposição liberam diversos gases, entre eles o metano, que apresenta uma propriedade de auto inflamar-se apresentando um aspecto luminoso intenso. Quando alguém era surpreendido por uma bola gasosa dessa ficava assustado e dizia estar sendo assustado por um fantasma que em grego é espectro.
Para que um composto seja analisado por espectrofotometria, ele deve absorver luz e essa absorção deve ser distinguível daquela decorrente da presença de outras substâncias na amostra. Como a maioria dos compostos absorve radiação ultravioleta, as medidas nesta região do espectro tendem a ser não conclusivas, e as análises geralmente ficam restritas a região do espectro visível. No entanto, se não existirem espécies interferentes, a absorbância na ultravioleta é satisfatória. Por exemplo, as proteínas são analisadas normalmente na região da ultravioleta em 280nm, pois os grupos aromáticos presentes em praticamente todas as proteínas apresentam absorbância máxima em 280nm.
É um equipamento de laboratório mais utilizado nas investigações biológicas e físico-químicas.
REFERÊNCIAS: 
Harris,Daniel C; Análise Química Quantitativa.8ed.LTC Editora, Rio de Janeiro:2013cp.17.

Continue navegando