Buscar

Motivacao e emocao_Julgamento e tomada de decisao_resolucao de problemas_PPBII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMÃO DE PPB II
EMOÇÃO E MOTIVAÇÃO
As emoções são fenômenos subjetivos, fisiológicos, funcionais, expressivos e de vida curta que definem a maneira como reagimos adaptativamente aos eventos importantes da nossa vida. Elas se organizam e se orquestram em 4 aspectos que são: Sentimentos, Prontidão Fisiológicas, Função e Expressão. 
Para entender a motivação é preciso investigar o “por que essa pessoa faz isso”. A motivação varia de pessoa para pessoa – mesmo em situações iguais as pessoas podem agir de modo diferente - . A motivação varia ao longo do tempo para um indivíduo e quando varia, o comportamento também se altera. Todos nós compartilhamos de emoções básicas (fome, sede, raiva) e herdamos condições biológicas como temperamento e circuítos neuronais no cérebro para o prazer a aversão. As motivação são aprendidas por meio de experiência. A motivação dá ao comportamento a energia e a direção. A motivação depende de motivos internos (necessidades, cognições e emoções) e motivos exernos (incentivos ambientais que atrem ou repelemo indivíduo em relação ao curso particular de ação). Há 7 aspectos do comportamento que expressam a intensidade e a qualidade da motivação: esforço, latência, persistência, escolha, probabilidade de resposta, expressões faciais e gestos corporais. O engajamento refere-se a intensidade e à qualidade emocional do envolvimento de uma pessoa em uma atividade. A motivação beneficia a adaptação, sempre que ocorrem discrepâncias entre as demandas momentâneas e o nosso bem estar, experimentamos estados emocionais que prontamente nos levam a tomar ações corretivas, além de os seres humanos possuirem um repertório motivacional baseado em evitação e aproximação. Os motivos direcionam nossa atenção fazendo com que nos atemos a aspectos específicos do ambiente em detrimento de outros. A atenção pode alcançar várias direções de ação, porém em níveis distintos. Nunca os níveis vão estar em total equilíbio, e é claro são sempre incostantes. Os níveis da pirâmida de Maslow são: Fisiologicas, Segurança, Social/Afeto, Estima e Auto-realização. Uma necessidade satisfeita não é mais um motivador (naquele momento), e os níveis são idependentes um do outro. A peça chave para se enteder a motivação é sua intensidade. As pessoas não diferem quanto ao seu nível de motivação, mas sim quanto ao tipo de motivação. Não se pode separar a motivação de uma pessoa do contexto social em que ela vive. Para motivar a si mesmo é preciso realizar um auto-exame para detectar potenciais e deficiências nas necessidades, cognições, emoções, ambiente e relaçoes inter-pessoais do momento. É preciso que haja desenvolvimento dos recursos motivacionais internos. Para motivar os outros é necessário que haja o manejo de condições ambientais, inclusive a oferta de incentivo, desafios ótimos, ameaças ambientais.. O questão chave aqui é a qualidade do relacionamento inter-pessoal entre motivador e motivado. O motivado pode agir a motivação de forma passiva, agressiva ou construtiva. Sempre se busca está última, mas às vezes o motivador estabelece uma relação de hierarquia e superioridade ao motivado, o que prejudica este trabalho. 
JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO 
O julgamento é anterior a tomada de decisão e é composto pelos processos cognitivos: desejabilidade, peso e avaliação. A decisão é o momento em que se faz uma opção que tem foco no curso de ação. As decisões podem ser de risco (se tem conhecimento da probabilidade do resultado) e de Incerteza (perspectivas incertas). Para tomar uma decisão envolve a congição e a emoção. O tomador de decisão deve definir o problema; identificar os critérios para decisão;dar pesos específicos a estes critérios; desenvolver alternativas; avaliar alternativas; escolher a melhor alternativa. 
- Teoria Clássica da Decisão: os TDD são informados sobre as opções e de todos os resultados possíveis, sensiveis as diferenças e racionais quanto a sua opção de escolha. 
- Teoria da Utilidade Esperada Subjetiva: Evitar a dor e buscar o prazer. Se faz o cálculo da utilidade subjetiva (peso que se atrubui à utilidade, e não a critérios objetivos). Outro cálculo que se faz é o da probabilidade subjetiva (com base nas estimativas que a pessoa faz da possibilidade ao invés de cálculos estatísticos objetivos). Esta teoria considera inúmeras variáveis subjetivas. O passo a passo: 1. Análise de todas as alternativas; 2. Uso de maior quantidade de informação disponível; 3. Atribuição do peso cauteloso (subjetivo) aos custos e benefícios de cada alternativa; 4. Cáclulo da probabilidade de vários resultados; 5. Grau máximo de raciocíneo, fundamentado com base no exame de todas os fatores mencionados acima. 
-Satisficing/Satisfatoriedade: não consderamos todas as hipóteses possíveis, logo consideramos quais maximizarão nossos ganhos e minimizarão nossas perdas, buscando satisgazer o nosso nível mínimo de aceitabilidade. Somos racionais dentro do limite. Economia de tempo.
- Eliminação Por Aspecto: Passo a passo. 1. Focaliza-se em um aspecto; 2. Elimina-se todas as outras opções que são satisfazem esse aspecto; 3. Para eliminar as outras opções, escolhe um segundo aspecto como critério mínimo de eliminações de opções; 4. E assim por diante, até chegar em uma única opção. 
Heurística e Viesses: atalhos mentais que permeiam a TDD. Mostram a importância de distinguir entre a competência intelectual e desempenho intelectual. A Heurística da Disponibilidade é baseada no resgate de memórias - próprias memórias (de preferência). A ancoragem é tomar um valor como referência para tomar uma decisão. Escolhemos a opção que demonstre aversão ao risco. A Heurística da Representatividade é quando a probabilidade de um acontencimento é julgada em termos de: o quanto este evento é representativo e qual o grau que ele reflete os apectos proeminentes do processo pelo qual é gerado. 
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 
Para que se resolve problemas eficazamente se deve: 1. Identificar o problema; 2. Definir o problema; 3. Formulação de Estratégia: pode envolver análise (desmembrar o problema em elementos mais símples) e síntese (junção desses elementos desmembrados e dispô-los em algo útil); Pode envolver também Pensamento Divergente (conjunto diversificado de soluções alternativos possíveis de um problema) e Pensamento Convergente (faz com que as diversas soluções se transformem na melhor soulção). 4. Organização das Informações; 5. Alocação de Recursos; 6. Monitoramento; 7. Avaliação: Nesta etpata ocorrem novos problemas, novas estratégias; o ciclo é cloncluído quando resulta em novos insights e recomeça desde o princípio. 
Os problemas bem estruturados possuem caminhos claros para a solução. Possui o espaço do problema - que é o universo de todas as ações possíveis que podem ser aplicados à solução de um problema, dadas suas limitações-. Possui heurísticas. Os problemas mal estruturados são aqueles que não apresentam percursos claros, não possuem o espaço de problema. O conhecimento de domínio, a habilidade de justificação, fatores cognitivos e emocionais são importantes na resolução de problemas mal estruturados. 
O insight é quando se considera o problema por uma nova perspectiva. Detecta e combina informações relevantes antigas e novas para obter uma visão inédita do problema ou de sua solução. Só parecem súbitos. Gesalt e sinteticamente a importância do todo. Mais que um conjunto de partes. 
Os obstaculos na solução de problemas envolve: 1. Mais novidade; 2. Falta de Familiaridade; 3. Mais regras; 4. Mais complexibilidade das regras; 5. Mais regras contra-intuitivas. As configurações mentais é quando há um modelo existente para representar um problema, o contexto de um problema ou um procedimento para o resolução do problema. – CONFIGURAÇÃO MENTAL ENTRINCHEIRADA. A Fixação Funcional é a incapacidade de entender que algo conhecido por possuir um uso específico pode ser usado para desempenhar outras funções. Os Esteriótipos obstaculizam limitando seu pensamento pelo uso. A Transferência Negativa ocorre quando a soluçãode um problema anterior dificulta a resolução de um problema posterior. 
Auxílio na Resolução de Problema: 
- Familiarização do Problema: regras e restrições do problema são consistentes com o conhecimento da vida real cotidiana do solucionador levando a uma facilidade de representação.
- Transferência Positiva: usar uma estratégia como forma de heurística para resolver um problema.
- Incubação do Problema: deixar de lado por um tempo o problema para que a solução ocorra;
Expertize na Solução de Problemas: expertos possuem mais conhecimento do tema do problema e possuem mais conhecimentos cognitivos para maior expertize. Os expertos usam heurísticas para armazenar e recuperar informações. Dentro do contexto os expertos possuem: 1. Mais conhecimento; 2. Mais organização; 3. Mais eficiência; 4. Maior conhecimento declarativo; 5. Maior conhecimento procedural; 6. Mais cuidado em monitorar as estratégias para solução dos problemas.

Continue navegando