Buscar

AP3 SO gabarito20017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período – 2017/2ºsem.
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Não é permitida nenhum tipo de consulta para a elaboração da prova.
1ª Questão:
Identifique a declaração errada sobre Sociologia e o Homem e o Trabalho:
 O Positivismo foi iniciado por Auguste Comte. Essa corrente filosófica pregava que as idéias de percepção humanas são baseadas na observação e na exatidão, deixando de lado teorias e especulações da Teologia e da Metafísica.
 Transformações vitais são trazidas com a Revolução Industrial. Ela constitui uma espécie de revolução histórica resultante da evolução do modo de produção capitalista.
 X A Revolução Industrial e a consequente a mecanização do trabalho levou à sua divisão e à simplificação das operações, substituindo os ofícios tradicionais por tarefas tarefas complexas no qual a capacidade de tomada de decisão do operário passou a ser critica, aumentando a complexidade para exercer o controle por parte de uma supervisão.
 Aristóteles reconhece a família como grupo social básico e elementar e afirma que o homem é um animal político, destinado a viver em sociedade. Entendia, ainda, que toda sociedade é constituída por diversos pequenos grupos e que toda cidade é uma espécie de associação que se propõe a realizar uma função.
 O capitalismo, no seus primórdios, foi definido pela existência de empresas cujo objetivo era produzir o maior lucro possível, e cujo meio era a organização racional do trabalho e da produção. Estava aí constituído, historicamente, o capitalismo, ou seja, a união do desejo do lucro e da disciplina racional.
2ª Questão:
Identifique a afirmativa errada de entre as declarações abaixo: 
 O conjunto de padrões de comportamento, crenças, interesses etc. próprios de um determinado grupo social, étnico ou econômico, que geralmente não é partilhado pela sociedade global em que o grupo se encontra integrado e pela cultura nela dominante, denominamos subcultura.
 No espaço globalizado contemporâneo, emergem novas potências econômicas e se reorganizam as relações entre os focos tradicionais de poder. Ao mesmo tempo, sob o impacto de uma revolução tecnocientífica, todo o processo produtivo se transforma.
 X Asociedade cria suas convenções às quais estamos sujeitos desde o nosso nascimento, até a morte. Não é possível, ao individuo imerso nesta sociedade, questionar o conjunto de valores impostos por ela a todos, por mais que o individuo questione não consegue derrubar a validade das instituições e das convenções criadas por esta sociedade.
 Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo ao intercâmbio da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso se deve não apenas ao progresso tecnológico, mas – e, sobretudo – ao imperativo dos negócios.
3ª Questão:
Identifique no temas abaixo a afirmação errada, assinalando-a. 
( ) O contrato psicológico como uma relação de intercâmbio entre os funcionários e a organização. Para o autor, não se trata de um contrato escrito formal entre as duas partes, mas uma relação implícita baseada em contribuições mútuas.
( ) A satisfação no trabalho é um sentimento agradável que resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio trabalho.
( X ) A psicologia organizacional busca enfatizar e abordar o funcionário como ser humano que precisa ser manipulado e direcionado dentro do meio organizacional para atuar de acordo com os interesses da organização em que está inserido, não criando transtornos ou disrupturas nos processos produtivos.
( ) Segundo Joseph Schumpeter, “sem inovação, não há empreendedores, sem investimentos empreendedores, não há retorno de capital e o capitalismo não se propulsiona”. Sua teoria do ciclo econômico é fundamental para a ciência econômica contemporânea.
4ª Questão: 
Identifique qual das afirmativas é falsa dentro dos temas sobre Políticas Públicas e Neoliberalismo, O homem e a Sociedade Sontemporânea e Desenvolvimento Organizacional e Sociedade Pós-moderna.
( ) O Plano Nacional de Qualificação (PNQ) foi concebido como uma forma de combinar todas as ações de políticas públicas de emprego, educação e desenvolvimento do país.
( ) A civilização industrial, produto da Segunda Onda, dominou o planeta por um largo periodo. Seu ponto culminante histórico foi atingido nos Estados Unidos durante a década de 1950, uma década que viu os colarinhos brancos e prestadores de serviços superarem o número de operários pela primeira vez. Foi a mesma década que assistiu à introdução, em larga escala, do computador, da aviação comercial a jato, da pílula controladora da natalidade e outras inovações de alto impacto.
( X ) O Desenvolvimento Organizacional objetiva perceber de forma bem definida o que está ocorrendo no ambiente interno da organização, bem como analisar e decidir o que precisa ser mudado, assim como qual a intervenção necessária para provocar a mudança, para tornar a organização mais eficaz, perfeitamente adaptável às mudanças. Porém ele tem como falha a negligência as necessidades humanas fundamentais, focando somente os objetivos e metas da organização.
( ) O pós-modernismo diz respeito às mudanças nos sistemas social, geográfico e cultural das nações, bem como às mudanças no sistema capitalista, envolvendo, em dimensão internacional, não apenas a empresa, a divisão do trabalho, o inter-relacionamento da mídia, dos computadores e da automação, mas também o deslocamento da produção para países periféricos, a atividade correlacionada dos bancos e das bolsas de valores.

Outros materiais