Buscar

substancias quimicas usadas no preparo do canal pqm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ROTEIRO – RESUMO AULAS GRADUAÇÃO – ALUNOS
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS USADAS NO PQM
São duas (com suas associações) as substâncias químicas usadas no preparo do canal (PQM): 1- substância química auxiliar à instrumentação usada junto com os instrumentos no preparo do canal; 2- substância química de irrigação durante e pós PQM. Essas substâncias são utilizadas em conjunto com os intrumentos (brocas e limas) usadas durante o preparo do canal. As justificativas de uso são: complexidade dos canais radiculares (canal principal, suplementares e túbulos dentinários); falta de acesso mecânico (limas e brocas) a alguns canais; promover a desinfecção (antissepsia) em dentes infectados; aumentar a permeabilidade dos canais suplementares e dos túbulos dentinários; ação química, transformando substâncias necróticas em substâncias solúveis; lise de tecidos que se faz necessária. Assim, as propriedades que as substâncias auxiliares à instrumentação devem apresentar são: humectante, bactericida, tensoativa, lubrificante, biocompatível, solúvel em água, englobar partículas e eliminar contaminação proteica.
As substâncias por nós preconizadas são: como auxiliar à instrumentação, o Endo-PTC ativado pelo hipoclorito de sódio a 2,5%. A formulação do Endo-PTC é peróxido de uréia 10%, Tween-80 15%, polietileno glicol 75%. Trabalhos de pesquisa mostraram que esta substância química apresenta as propriedades desejadas, para auxiliar o PQM, tendo sido testadas em dentes e tecidos conjuntivos de cobaias. O hipoclorito de sódio, por sua vez, denatura as proteínas, é higroscópico, saponificante, tensoativo, libera cloro e oxigênio, é desodorizante, clarificante e tem ação química. O hipoclorito, quando associado ao Endo-PTC, além de apresentarem todas essas propriedades, formam micro bolhas que carreiam para a câmara pulpar o magma formado durante a instrumentação apresentando, ainda, ação lubrificante, proteção tecidual, substantividade, adsorção e levitação do magma, facilitando sua eliminação. O Endo-PTC, o hipoclorito de sódio e a substância química de irrigação são colocadas em seringas tipo Luer, para serem levados à intimidade dos canais radiculares dos dentes. O Endo-PTC, em seringa de 5ml, com agulha mais grossa, calibre 20, ou as cânulas Tip (solicitadas), para ser levado a câmara pulpar, após o que o hipoclorito que também está em seringa deve ser gotejado na câmara pulpar sobre o Endo-PTC e esta associação levada à intimidade dos canais radiculares com uma lima de fino calibre, tipo 10 ou 15. Procede-se então à cinemática (instrumentação do canal radicular).
SUBSTÂNCIA QUÍMICA DE IRRIGAÇÃO DURANTE E PÓS PQM 
A substância química de irrigação tem poder de desinfecção mas objetiva, principalmente, a limpeza durante e pós preparo do canal, eliminando o magma dentinário residual que se forma durante o PQM.
Várias são as substâncias químicas de irrigação usadas na endodontia pelos vários cursos de odontologia. Na UNIARARAS, baseado em trabalhos de pesquisa, que mostram uma limpeza efetiva na remoção do magma, liberando a luz do canal radicular, dos canais suplementares e entrada dos túbulos dentinários, usamos a substância química EDTA-T, que é uma associação dos fármacos EDTA (17%) em 100ml de Tergentol, que é um detergente aniônico. É importante esta limpeza completa da cavidade pulpar pós preparo para que a medicação intra canal (MIC) seja efetiva e por ocasião da obturação do canal, o material obturante ocupe todo o espaço da cavidade pulpar, embricando (entrando) na entrada dos túbulos dentinários, impedindo assim, entrada de bactérias e ou secreção do organismo que se degrada e vira nutriente das bactérias.
O EDTA-T, por nós indicado, vai ser utilizado na clínica, todavia, por motivo de auto custo, na pré clínica autorizamos os alunos a utilizarem o Tergentol ou Tergensol, que são ótimos para limpeza.
Quando irrigar e com que? 1- Com hipoclorito de sódio após o acesso e preparo da câmara pulpar, em nível da câmara e entrada dos canais; 2- Com hipoclorito durante a troca das limas, na câmara e entrada dos canais; 3- Com hipoclorito após PQM, na câmara e entrada dos canais; 4- Com EDTA-T, após PQM e antes da MIC ou da obturação do canal, no comprimento de trabalho (CRT) ou em torno de 2mm aquém; 5-Com hipoclorito após irrigação do EDTA-T até o CRT. 
A substância de irrigação deve ser colocada em seringa com agulha fina para fazer a irrigação na intimidade do canal. É importante que a agulha seja movimentada durante a irrigação, com movimentos de vaivem e deve estar folgada para permitir o refluxo da substância irrigadora, não dando, desta forma, inflamação do periápice (enfizema).
Antes da obturação ou da MIC secar o canal com cânulas grossa, média e fina – esta última no CRT, e após, com cone de papel absorvente, enquanto prepara o material obturante.

Outros materiais