Buscar

his contemp I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0491_AV_201201260981 » HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	FLAVIA MIGUEL DE SOUZA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2014 18:32:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201201529984)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique o que foi a Guerra do Ópio e estabeleça sua relação com o imperialismo inglês na região onde a mesma ocorreu.
		
	
Resposta: Com a busca por mercados consumidores dos produtos produzidos nas fabricas houve uma corrida por novos territórios, principalmente na Ásia e Africa. A Inglaterra tentou a conquista da China, mas eles foram resistentes oas produtos vindos da Inglaterra, com isso houve guerras entre estes povos onde a Inglaterra saiu vencedora fazendo com que os chineses abrissem os portos para a entrada dos produtos, essa guerra ficou conhecido como guerrado Ópio.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar que a Guerra do Ópio foi uma guerra entre a China e a Inglaterra, ocorrida porque a China não desejava abrir seus mercados para o exterior. A Inglaterra, desejosa de obter esses mercados, irá pressionar a China. Diante do alto consumo de ópio pelos chineses, o governo irá proibir a importação desse produto, o que desagradará os ingleses e por causa do assassinato de um súdito britânico na China e a proibição do comércio do ópio, terá início a guerra, que termina com a vitória dos ingleses, que consolidam seu poder dentro da China, inclusive obtendo portos dentro do país, através do Tratado de Nanquim e Tanjin, consolidando o imperialismo britânico na região.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201427861)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos. Durante um breve período ela coincidiu com a História de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país. [...] Houve um momento na história do mundo em que a Grã-Bretanha podia ser descrita como sua única oficina mecânica, seu único importador e exportador em grande escala, seu único transportador, seu único país imperialista e quase que seu único investidor estrangeiro; e, por esse motivo, sua única potência naval e o único país que possuía uma verdadeira política mundial. Grande parte desse monopólio devia-se simplesmente à solidão do pioneiro, soberano de tudo quanto se ocupa por causa da ausência de outros ocupantes."
E. J. Hobsbawm. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983, p.9.
Ao falar da "solidão do pioneiro", o autor refere-se ao pioneirismo da Grã-Bretanha na Revolução Industrial.
Apresente DUAS razões que contribuíram para que a Grã-Bretanha tenha experimentado a "solidão do pioneiro" naquele processo.
		
	
Resposta: Acumulo de capital e a existência de mercados para os produtos das fabricas e matéria prima para produção.
	
Gabarito:
Dentre as razões a seguir: a acumulação de capital, entre os séculos XVI e XVIII, por parte da burguesia e da gentry, nas atividades agrícolas, comerciais e manufatureiras; a existência de uma massa de mão-de-obra disponível, barata e farta, advinda do cercamento dos campos, para ser utilizada nas primeiras fábricas; a existência de mercados produtores de matérias-primas e de mercados consumidores para os produtos industrializados ingleses, decorrência de seu grande poderio naval e comercial que permitiu à Inglaterra formar um dos maiores impérios coloniais da época moderna; a abundância, em seu território, de jazidas de ferro e carvão, matérias-primas fundamentais para a construção das máquinas e para a produção de energia; a adoção, desde a Revolução Gloriosa, pelo Estado inglês, de uma política econômica que representava os interesses da burguesia.
 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201388918)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No capitulo Revolução Francesa de A Era das Revoluções, Eric Hobsbawm identifica a política revolucionária burguesa como uma dramática dança dialética. A afirmação acima faz referência a (ao):
		
	
	medo dos burgueses de que o processo revolucionário não realizasse todas as aspirações de igualdade e liberdade das camadas populares.
	
	defesa do republicanismo excludente pela burguesia. Só deveria ser considerado cidadão francês os homens, maiores de 21 anos, letrados e com renda superior a determinado valor.
	
	comportamento conservador da burguesia desde o início do processo revolucionário. Os burgueses aliaram à média aristocracia na defesa de suas propriedades particulares.
	
	aproximação entre monarquistas e alta burguesia durante todo o processo revolucionário em defesa das distinções entre classes.
	 
	comportamento da burguesia ora revolucionário, unindo-se as massas populares, como no início da revolução; ora conservador, unindo-se aos setores mais reacionários da sociedade, quando as massas foram além dos objetivos dos moderados, tal como ocorreu no período jacobino.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201537843)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as afirmativas abaixo:
I - A expressão "revolução industrial" surgiu no século XIX para designar o conjunto de transformações no sistema produtivo pelo qual passara a Inglaterra no século anterior.
II -  A mudança no modelo produtivo operada na Inglaterra no século XVIII marcou a transição do trabalho artesanal para o manufaturado.
III - A Segunda Revolução Industrial ocorrida no século XIX marca a expansão do modelo produtivo inaugurado na Inglaterra. A industrialização ocorreu, sobretudo em países da Europa, como Bélgica e França e da Ásia, como China, Índia e Japão.
IV - A terceira Revolução Industrial, foi caracterizada ela adoção de novas formas de energia, notadamente, o carvão, que substituiria a tração animal.
Estão corretas:
 
		
	
	As afirmativas II e III
	
	As afirmativas I e IV
	
	Apenas a III
	 
	As afirmativas I e II
	
	Apenas a I
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201388908)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as conseqüências da Revolução Industrial, podemos citar:
		
	
	A formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions¿.
	
	O Aprofundamento do processo de formação de pequenas propriedades latifundiárias voltadas para o abastecimento das cidades.
	 
	maior divisão técnica do trabalho e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.
	
	Aumento do processo de urbanização concomitante ao aumento da população dos campos.
	
	A formação do proletariado como classe da nova estrutura social partir da valorização das corporações e manufaturas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201388912)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Os homens do século XIX ensurdecem a história com o clamor de seus desejos (...) após a visita da camponesa, após a passagem da delegação operária - a burguesia, desajeitadamente, trata de purificar o hálito de casa. Latrinas, cozinha, gabinete de toalete pouco a pouco deixarão de exalar seus insistentes aromas (...) (A. CORBIN). Historicamente, podemos afirmar que o texto se refere:
		
	 
	aos movimentos sociais do século XIX e às mudanças provocadas pela ascensão da burguesia.
	
	às mudanças sociais provocadas pela decadência da burguesia.
	
	à resistência da burguesia aos novos padrões de sociabilidade do século XIX.
	
	à decadência da burguesia diante da ascensão da luta de classes.
	
	aos hábitos de higiene que começaram a ser divulgados pela burguesia enriquecida.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201388902)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em A formação da classe operária inglesa E.P. Thompson afirma que "O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária". Esta afirmativa relaciona-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam:A Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
	
	A formação do movimento operário e da ideologia anarquista.
	
	O triunfo da ideologia liberal e a revolução comercial.
	
	A formação do socialismo científico e a Revolução Russa.
	
	A restauração monárquica e a consolidação do capitalismo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201541754)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a Primavera dos Povos, em 1848, assinale a alternativa correta:
		
	
	os monarcas absolutistas reassumiram o poder em toda a Europa, suplantando definitivamente o legado da Revolução Francesa.
	
	ele é fruto da conjuntura e das mudanças, incluindo as formas de pensamento, que percorriam a Europa no século XIX, sua maior consequência foi consolidação da unificação do Estado Alemão.
	
	embora a Primavera dos Povos tenha sido um importante levante que demonstrava a insatisfação da classe burguesa, a classe trabalhadora não participou desse movimento.
	
	na França, a principal consequência foi o retorno do Antigo Regime através do reinado de Luis Felipe de Orleans.
	 
	não é possível apontar uma única causa para sua ocorrência, o movimento foi influenciado por projetos de Estado de inclinação liberal, nacionalista e socialista.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201529847)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No século XIX, devido à necessidade de estarem aptos à adentrarem o processo de expansão imperialista, tivemos a unificação alemã, que se deu em torno do seu estado mais poderoso e militarmente ativo. Esse estado era:
		
	
	A Suécia
	
	A Bavária
	
	A Áustria
	 
	A Prússia
	
	A Alemanha
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201388910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Europa da primeira metade do século XIX foi sacudida por significativos movimentos revolucionários que expressavam:
		
	
	Luta entre o proletariado e a aristocracia rural
	
	Luta entre liberais e republicanos
	 
	Luta entre a burguesia vitoriosa e o proletariado nascente
	
	Revoluções de caráter exclusivamente comunista
	
	Revoluções de caráter exclusivamente nacional

Outros materiais