A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Prova de fixa

Pré-visualização | Página 1 de 2

O professor solicitou a dois alunos, que realizassem preparos para coroa unitária metalocerâmica. Para o aluno A, o dente a ser preparado foi um pré-molar e a linha de término solicitada foi chanfro largo biselado; já o aluno B, deveria preparar em um molar e a linha de término solicitada foi o chanfro largo. Supondo, que ambos os alunos respeitaram os volumes de desgaste para o trabalho solicitado e que ambos os dentes apresentavam a mesma altura de coroa clínica. A respeito dos princípios biomecânicos assinale a alternativa correta.
Sua resposta: O caso A terá maior estabilidade, porém menor retenção que o caso B; e a adaptação marginal é melhor no caso A.
Para receber as restaurações, os dentes requerem um preparo. Esses preparos devem ser baseados em princípios fundamentais para ajudar a prever o sucesso do tratamento protético. A localização da linha de término é um destes princípios. Sobre a localização da linha de término leia as afirmativas abaixo e responda. I) As opções de localização são: subsulcular; intra-sulcular; subgengival e intra-gengival; II) A condição mais importante, que nos obriga a conduzir a localização intra-sulcular, está relacionada com imperativos estéticos; III) A opção de localização da linha de término não altera os princípios mecânicos. É correto apenas o que se afirma em:
Sua resposta: I e II
Resposta correta: II
A prótese parcial fixa deve ser confeccionada obedecendo a fisiologia mastigatória. Para tanto, entender como a mandíbula se movimenta é essencial para fornecer ao paciente uma prótese funcional. Um meio de estudar os movimentos mandibulares é o estudo gráfico destes movimentos. O gráfico abaixo representa a movimentação mandibular olhando o paciente de lado, ou seja no plano sagital. Determine, respectivamente, os pontos ou trajetórias B; D; E; e I.
Sua resposta: Máxima intercuspidação; Topo a topo; Protruão e Rotação da mandíbula
Resposta correta: Máxima intercuspidação; Topo a topo; Topo a topo e Transrotação da mandíbula
A prótese parcial fixa deve ser confeccionada obedecendo a fisiologia mastigatória. O gráfico abaixo representa a movimentação mandibular olhando o paciente de lado, ou seja no plano sagital. Qual(is) é(são) o(s) músculo(s) responsável(is) pela movimentação da mandíbula na trajetória de B para F?
Sua resposta: masseter, pterigoideo lateral e temporal
Resposta correta: pterigoideo lateral direito e esquerdo
O aparelho estomatognático acha-se constituído anatomicamente pelos dentes e suas estruturas vizinhas de proteção e suporte, pela Articulação Temporomandibular (ATM), músculos, ligamentos, vasos e nervos. É considerada oclusão ideal aquela que permite a realização de todas as funções fisiológicas próprias do sistema estomatognático, ao mesmo tempo em que e preservada a saúde de suas estruturas constituintes (Lauritzen, 1974). Ao examinar um paciente, verificou-se que no movimento de lateralidade direita apresentava contatos entre os elementos 13/43, 14/44, 16/46. Tendo como base o caso acima, responda a alternativa correta.
Sua resposta: O critério de oclusão ideal que não foi respeitado é o lado de trabalho sem interferência e uma opção de ajuste oclusal é a adição do contato em lateralidade entre o 15/45
Para receber as próteses, os dentes requerem um preparo. Esses preparos devem ser baseados em princípios fundamentais (biológicos, estéticos e mecânicos) para ajudar a prever o sucesso do tratamento protético. Com relação aos princípios mecânicos avalie as afirmações abaixo: I) A quantidade de desgaste que devemos realizar para uma coroa total metálica do elemento 46 é de 1,0mm nas cúspides vestibulares e 1,5mm nas cúspides linguais; II) Para uma coroa metalo-cerâmica do elemento 21 podemos lançar mão do chanfro largo, 135 graus ou chanfro largo biselado na vestibular e chanfro simples por lingual; III) A linha de terminação escolhida para o preparo do dente pilar sempre deve ser a mesma em todas as faces axiais e proximais. É correto o que se afirma em:
Sua resposta: II e III
Resposta correta: II
Quando se fala em Princípios de Oclusão Ótima ou Ideal devemos ter em mente que isto não se refere apenas a reabilitações em Prótese Parcial Fixa, mas sim à atividade odontológica como um todo. Muitos dos casos clínicos que tiveram insucesso estão relacionados à inobservância destes critérios. Assinale, a seguir, a alternativa que se adequa a estes conceitos básicos.
Sua resposta: Elementos dentários que apresentem perdas significativas de inserção periodontal devem ser poupados nos contatos excursivos , porém deve-se tentar manter os contatos durante os movimentos cêntricos.
Assinale a alternativa correta, identificando os componentes de uma prótese parcial fixa, planejada para um paciente com ausência dos dentes 24 e 25.
Sua resposta: Será uma PPF de 05 elementos com 02 ponticos
Resposta correta: A PPF de 04 elementos terá 02 retentores
A Prótese Fixa é a arte e a ciência de restaurar, com metal fundido e/ou porcelana, os dentes danificados e de recolocar os que faltam, mediante próteses fixas. A respeito deste tópico assinale a afirmação correta.
Sua resposta: A lei de Ante diz que a soma da superfície radicular dos dentes pilares deve ser menor ou igual, a soma da superfície radicular dos dentes a serem substituídos
Resposta correta: As restaurações do tipo Inlay não devem ser associadas a uma prótese fixa de 3 ou mais elementos
Um paciente compareceu para atendimento em uma clínica odontológica com ausência do dente 36. Após exame clínico e radiográfico o cirurgião dentista concluiu que a melhor maneira de reabilitar o caso era com a confecção de uma prótese fixa de três elementos envolvendo os elementos 37 e 35 como pilares e o elemento 36 como pôntico. Após o preparo para a prótese fixa o paciente começou a se queixar de que a prótese provisória sempre se soltava na região do preparo de dente 37. O dentista analisou o preparo e observou que as paredes estavam levemente expulsivas. Porém observou que as alturas das paredes axiais estavam baixas, devido a um preparo com a linha de término supragengival. O tamanho da coroa clínica de um segundo molar inferior mede aproximadamente 7,5mm em média e o tamanho da coroa clínica de um segundo pré-molar inferior mede 8,2 mm em média (Atlas de Anatomia dental, Glauco Fioranelli e colaboradores Ed Santos 2013 seg edição). Existe uma relação entre a altura das paredes axiais do preparo para uma coroa total para prótese fixa e sua estabilidade e retenção. Quanto mais baixa a parede axial, menor será a capacidade retentiva do preparo ( Fundamentos de Prótese Fixa - 4 ed. Shillingburg.) Baseados nas informações acima, analise as afirmações abaixo.
Sua resposta: As alternativas I e II estão corretas.
Resposta correta: Somente a alternativa III está correta.
A prótese parcial fixa deve ser confeccionada obedecendo a fisiologia mastigatória. Para tanto, entender como a mandíbula se movimenta é essencial para fornecer ao paciente uma prótese funcional. No paciente EJG, de 37 anos, foi confeccionada uma PPF unitária do tipo metalo-cerâmica no elemento 21 (desvitalizado). Avalie as afirmativas a seguir e responda:
Sua resposta: nenhuma opção está correta
Resposta correta: Apenas a opção II esta correta
“A energia que move a mandíbula e permite o funcionamento do sistema mastigatório é suprida pelos músculos. Existem quatro pares de músculos formando um grupo chamado de músculos de mastigação, onde cada um apresenta uma função importante no movimento mandibular.” (OKESON, J. P. Fundamentos de oclusão e desordens temporomandibulares. S. Paulo: Artes Médicas, 1992). Com base no texto acima, e sobre o tema “movimentos mandibulares” é correto afirmar que:
Sua resposta: No movimento de fechamento mandibular os músculos envolvidos são o masseter e o pterigoideo lateral.
Resposta correta: O principal músculo envolvido no movimento de protrusão mandibular são os pterigoideos laterais.
 maioria das falhas e distorções que ocorrem em moldes de prótese parcial fixa (PPF)