Buscar

Avaliação ESTICA E HISTORIA DA ARTE CONTEMPORANEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0501_AV_201201202639 » ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201202639 - GLAUCILENE ARANTES CHAVES
	Professor:
	CARLOS ROMA VIEIRA DA FONSECA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014 10:15:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201201246529)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O uso de uvas, crânios, ou padrões de nuvens formam uma "colagem" de imagens díspares nos trabalhos do artista surrealista Salvador Dali. Em um filme exibido em seu bairro, aparece o seu quadro "Subúrbio da cidade crítico-paranóica". A imagem de uma mulher é sobreposta simbolicamente a uma paisagem suburbana. Inicia-se depois uma conversa sobre o quadro. A esse respeito, uma estratégia do surrealismo foi:
		
	
	Usar a representação expressionista, destacando a sua pincelada e o gesto no registro das impressões dos artistas.
	 
	Representação de diversas vistas, com os ângulos mais representativos dos objetos, fragmentadas e sobrepostas nas telas.
	 
	Criar uma analogia com a paisagem do inconsciente, onde locais e vistas surgem de modo desconexo.
	
	Focar no tratamento expressivo, no tratamento da luz e nos reflexos luminosos e evitar temas do imaginário sexual.
	
	Criar analogias racionais com as teorias estéticas de Platão, que passaram a identificar as cidades com as áreas lógicas do cérebro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201248590)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A pintura renascentista inventa a perspectiva e, com isso, a possibilidade de pensar e representar a infinitude do espaço. Percebemos uma mudança radical da concepção espacial. A partir do Renascimento, o espaço é infinito. A criação da perspectiva possibilitou representar essa infinitude, não sendo mais possível distinguir claramente o limite entre Terra e céu, porque esses mundos não parecem mais incomunicáveis como eram na cosmologia medieval. A partir da leitura do comentário assinale a alternativa correta acerca da relação do Renascimento com a Revolução Científica:
		
	 
	Há então uma mudança da concepção aristotélica de um mundo ordenado, limitado e imóvel, para a de um mundo em constante movimento
	
	O mais influente filósofo não foi René Descartes
	
	Não ocorreram grandes mudanças na estrutura do pensamento ocidental com a revolução científica.
	
	Passaram a aceitar apenas aquilo que podia ser experimentado ou compreendido emocionalmente.
	
	Com esse espírito os pensadores passaram a acreditar em dogmas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201248554)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Provavelmente um baile funk está mais próximo da ideia do que poderíamos chamar de arte na "Idade da Pedra Lascada" do que as pinturas que decoram os lares modernos. Isso porque as imagens que conhecemos hoje eram feitas em locais aonde os grupos humanos iam para uma espécie de ritual, as cavernas, muitas vezes de difícil acesso. Conforme esse pensamento podemos afirmar que:
		
	 
	Assim como falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que incluíam músicas, danças e bebidas.
	
	Assim como falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que não incluíam músicas, danças e bebidas.
	
	Assim como falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos não promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que incluíam músicas, danças e bebidas.
	
	Assim como não falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos não promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que incluíam músicas, danças e bebidas.
	
	Assim como não falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que incluíam músicas, danças e bebidas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201258603)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O Impressionismo fora um movimento que marcou, de certa forma, a grande Revolução Industrial do século XIX. Tal movimento estético influenciou diretamente as produções de Gustave Coubert. Os princípios estéticos sobre os quais se desenvolveu o impressionismo são: (Apresente no mínimo três princípios argumentando sobre cada um deles):
		
	
Resposta: Uso de cores, as pinturas eram produzidas com muitas cores, alegrando a produção A estética do "feio", tudo podia ser retratado na pinturas.
	
Gabarito: Como resposta poderá aparecer os seguintes princípios: 1) Realismo integral; 2) Abordagem direta da realidade; 3) Independência de poética constitutiva; 4) Superação das artes em voga até o momentos (caso do "clássico" e do "romântico"); 5) Uma nova expressão para mediar a relação do artista com a realidade. Não há a obrogação deste aparecerem destas forma, por isso que compete aos argumentos devem ser analisados a partir da pertinência de cada um frente à 3 dos 5 indicados acima.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201290725)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A obra de Edouard Manet (1832-1883) denominada "Almoço na relva" que representava uma mulher nua em companhia de dois homens elegantemente vestidos gerou muita polêmica. Assinale a resposta correta que indique um dos motivos porque, esta obra que foi criada com base em uma obra renascentista, é considerada inovadora?
		
	
	A obra "Almoço na relva" de Edouard Manet é inovadora devido a ausência de luminosidade que a cena ganha com a nudez da mulher
	
	A obra "Almoço na relva" de Edouard Manet é inovadora pelo clima de fantasia que apresenta pois, os personagens pintados não eram pessoas conhecidas da sociedade parisiense.
	 
	A obra "Almoço na relva" de Edouard Manet é inovadora devido a sua composição ser formada por um sistema de triângulos que se inter-relacionam criando uma estrutura fechada. (O primeiro triângulo envolve 3 figuras sentadas sobre a relva; outro se sobrepõe a este e envolve a figura da mulher na água e outro tem o vértice no pássaro que sobrevoa a cena e envolve toda composição).
	
	Nenhuma das respostas anteriores estão corretas.
	 
	Todas as respostas apresentadas estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201246270)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	( 1 ) , obra de ( 2 ) , ajudou a preparar o caminho para o surgimento do expressionismo do século XX. Os dois respectivos termos que completam esta frase coerentemente são:
		
	
	(1) O Grito; (2) Manet.
	 
	(1) O Grito; (2) Eduard Munch.
	
	(1) Telefone Lagosta; (2) Salvador Dali.
	
	(1) Nascer do Sol; (2) Eduard Munch.
	
	(1) A fonte; (2) Duchamp.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201252273)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Gauguin, Cézanne e Van Gogh são pintores que apenas no início da carreira identificaram-se com o:
		
	 
	d. Construtivismo;
	
	b. Romantismo;
	
	e. Barroco;
	 
	c. Impressionismo;
	
	a. Renascimento;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201261033)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) nasceu em uma rica propriedade rural no sul da França, no entanto ele viveu intensamente a vida urbana e agitada de Paris sempre a procura dos breves momentos de autenticidade dos seres humanos. Em que escola ele se enquadra e o que caracteriza sua pintura?
		
	
Resposta: Henri de Toulose-lautrec se enquadra na escola do Realismo. A sua pintura se caracteriza por conseguir reproduzir os momentos reais dos seres humanos e o meio que o cercam, com clareza, simetria e autenticidade.
	
Gabarito: Desde cedoo talento de Toulouse firmou-se como independente e original . Ele não se enquadrou a nenhuma escola estética do final do século XIX O que caracteriza sua pintura é a economia de traços, sua capacidade de síntese o contorno expressivo das figuras e a dinâmica da realidade representada. Quanto as temáticas seus quadros afastam-se da natureza e voltam-se para ambientes interiores onde o artista faz a representação de artistas de circo, dançarinas, frequentadores dos bares e dos cabarés resumindo em suas telas os detalhes e traços mais significativos desses personagens e seus ambientes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201246381)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que diz respeito à arte impressionista, assinale a alternativa FALSA.
		
	 
	Claude Monet e Paul Cézanne são pintores exemplares desse momento da arte.
	 
	A natureza e as cenas urbanas são temas comuns nas pinturas impressionistas.
	 
	O trabalho ao ar livre era comum entre os pintores impressionistas.
	 
	A pesquisa com a luz e com as cores se configura como aspecto central das pinturas impressionistas.
	
	Um dos principais objetivos da arte impressionista era a fuga da realidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201290733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual pintor ao reproduzir a realidade da vida nas ilhas do Taiti utilizou em sua obra tinta pura em áreas de cores bem definidas e passou a colorir os objetos de modo arbitrário abandonando a tridimensionalidade em sua representação ?
		
	 
	Gauguin
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Monet
	
	Picasso
	
	Cézanne

Continue navegando