Buscar

Eletrolise

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA- PARFOR
QUÍMICA EXPERIMENTAL PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Profª. Geovana Vasconcelos
Maria do Socorro Ferreira de Oliveira 
Eletrólise 
Cajazeiras/PB
Julho, 2017
ELETRÓLISE 
Algumas reações químicas ocorrem apenas quando fornecemos energia na forma de eletricidade. A eletrólise da água ocorre quando passamos uma corrente elétrica contínua por ela, desde que a tornemos condutora, pois a água pura não conduz corrente elétrica.
A decomposição da água ocorre quando efetuamos a quebra das ligações entre átomos de hidrogênio e oxigênio. Quando a molécula é decomposta na eletrólise, os átomos livres procuram reagir novamente para formar novas moléculas. Assim, se quebrarmos as ligações químicas de duas moléculas de água, poderemos formar duas novas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, gases que reagem entre si, para formar a água. 
Eletrólise do NaCl(aq)
Íons presentes na solução:
dissociação do sal: NaCl(aq) Na+ + Clionização
da água: H2O H+ + OHdescarga
no ânodo: Cl–
descarrega no cátodo: H+
Objetivo: Promover a quebra de moléculas de água em seus átomos Hidrogênio e Oxigênio 
Materiais e métodos 
Materiais 
Conjunto de eletrólise (experimentoteca – USP)
2 grampos
1 bateria
1 tubo de ensaio
Procedimento experimental 
Com o material para eletrólise, foi retirada a rolha e preenchida com uma solução de hidróxido de sódio até o nível indicado. Em seguida, foram colocados clipes nas mangueiras. Os fios foram ligados à bateria e após desobstrução da mangueira, o gás formado foi coletado
Resultados e discussão
Nos elotrodos, houve formação de gás, um com maior vigor do que no outro. A maior quantidade de gás encontrada veio do pólo negativo da pilha (gás H2), pois podemos determinar o volume de acordo com a proporção que se encontram na molécula, no caso a água (H2O), além disso, se quebrarmos as ligações químicas de duas moléculas de água, poderemos formar duas novas moléculas de hidrogênio (H2).
No pólo negativo da pilha, o gás hidrogênio e no pólo positivo, o gás Oxigenio 
O gás hidrogênio em grande quantidade é altamente explosivo, pois quando este entra em contato direto com o fogo reage com o oxigênio do ar, produzindo água no estado gasoso e liberando calor. Porém, como neste experimento ele é produzido em pequena quantidade teve uma dimensão menor o que foi verificado quando se colocou um fosforo próximo ao tubo de ensaio contendo o gas coletado.
Conclusão
No experimento utilizado houve a liberação dos gases hidrogênio e oxigenio, caso a solução do sistema fosse mudada, poderia se obter outros tipos de gases.
Pode-se concluir que que a eficácia da eletrólise da água pode ser aumentada adicionando um eletrólito. A dissociação iônica dos elementos, através de uma corrente elétrica ocorreu pelo fato do fio de cobre passar corrente elétrica para a solução, a qual tem a função de apurar o processo de eletrólise.

Continue navegando