Buscar

NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Professor:
	LILIAN CARLA CAPISTRANO FERNANDES NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 30/05/2014 08:05:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201101244111)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial são uma ferramenta de aprendizado e avaliação da gestão no que se refere à incorporação de práticas de responsabilidade social empresarial ao planejamento estratégico e ao monitoramento e desempenho geral da empresa. Esses indicadores abrangem os temas:
		
	
	missão, visão, valores, público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, IDH, comunidade e governo e sociedade.
	
	valores, transparência e governança, público interno, meio ambiente, fornecedores, IDH, benchmarking, comunidade, governo e sociedade.
	 
	valores, transparência e governança, público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade e governo e sociedade.
	
	valores, resultados e governança, público externo, consumidores e clientes, comunidade e governo e sociedade.
	
	valores, transparência e governança, público interno, meio ambiente, fornecedores, benchmarking, comunidade e governo e sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101266032)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa correta. Em 1605, entrou em vigor a primeira norma sobre proteção florestal:
		
	
	b. Lei das Sesmarias
	 
	d. Regimento do Pau Brasil
	
	a. Lei das Florestas
	
	e. Lei de Agrotóxicos
	
	c. Constituição Federal
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101219551)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Decreto no 4.136, de 20 de fevereiro de 2002, define os agentes que, no âmbito de suas respectivas competências, podem lavrar auto de infração às regras de prevenção, controle
e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional. Dos órgãos e autoridades a seguir apresentados, aquele(a) cujos agentes, de acordo com o referido Decreto, NÃO possuem tal competência, é o(a)
		
	
	órgão ambiental municipal.
	
	autoridade marítima.
	 
	autoridade aduaneira.
	
	órgão regulador da indústria do petróleo.
	
	órgão ambiental federal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101316116)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Com relação as suas principais características, diferencie o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
		
	
Resposta: ABNT responsável pela elaboração das normas brasileiras de caráter voluntário. INMETRO tem a finalidade de formular e executar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação de qualidade de produtos industrias.
	
Gabarito: INMETRO ¿ órgão executivo central do SINMETRO; uma autarquia federal ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; possui personalidade jurídica e patrimônio próprios; e sua função é delegar as atividades de verificação, fiscalização e certificação. ABNT ¿ entidade privada, civil, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização; e responsável pela normalização técnica no País, tendo como objetivo buscar a compatibilização de interesses, traduzida na elaboração ou revisão de normas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101405143)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual norma da série ISO 14000 pode ser certificada e o que esta certificação efetivamente atesta?
		
	
Resposta: A norma ISO14001.Utilizada corretamente a ISO 14001 é um importante passo para o desenvolvimento sustentável ao permitir o estabelecimento de um SGA ao auxiliar no cumprimento de legislações ambientais, entre outros.
	
Gabarito: A Norma é a ISO 14001:2004. Essa certificação atesta que a empresa possui um gerenciamento ambiental correto e cumpre integralmente as leis vigentes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101241298)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei Federal 9.605/98 pode ser considerada um grande marco na Legislação Ambiental vigente no país. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente, conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade. Sobre as penas restritivas de direito aplicáveis às pessoas jurídicas, analise as afirmativas abaixo.
I. Suspensão parcial ou total de atividades, interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade e proibição de contratar com o Poder Público bem como de ele obter subsídios, subvenções ou doações.
II. Multas, Prestação de Serviço à comunidade e Suspensão parcial ou total de atividades.
III. Multas, Prestação de Serviço à comunidade e Execução de obras de recuperação de áreas degradadas.
IV. Custeio de programas e de projetos ambientais, execução de obras de recuperação de áreas degradadas e manutenção de espaços públicos.
V. Execução de obras de recuperação de áreas degradadas, manutenção de espaços públicos e contribuições a entidades ambientais ou culturais públicas.
Está(ão) CORRETA(S)
		
	
	IV.
	 
	I.
	
	V.
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101405205)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Antigamente, a visão tradicional do empresário dizia que a organização era apenas uma instituição econômica, que buscava somente a maximização dos lucros e a minimização dos custos, ou seja, a melhor empresa era aquela que dava mais lucro. Hoje o cenário é bem diferente, pois as empresas passaram por um processo de transformação ao longo do tempo. Relativo a esse processo de evolução das empresas, podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	O processo determinou o surgimento das certificações, como a da família ISO 14000, que atesta a execução das atividades com base nos preceitos da gestão ambiental.
	 
	A empresa deve ter ciência que a proteção ao meio ambiente impacta negativamente no desempenho financeiro, mesmo criando mudanças internas que transformem o que ameaça o ambiente em oportunidade de negócios.
	
	Muitas organizações passaram a desenvolver sistemas sustentáveis e verificaram que as despesas realizadas com a proteção ambiental podiam transformar-se em vantagem competitiva.
	
	Essa nova visão de como a empresa se relaciona com seus aspectos ambientais é o resultado de uma mudança no governo, nas Políticas Públicas e no pensamento sobre as necessidades da sociedade.
	
	As boas práticas sociais e ambientais das empresas resultam em melhora da qualidade de vida e se somam aos objetivos financeiros dessas mesmas empresas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101404690)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em relação a essa instituição brasileira, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública.
	
	É Foro Nacional de Normalização, previsto no Sistema Brasileiro de Normalização (SBN), no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO).
	
	É signatário do Código de Boas Práticas de Normalização da Organização Mundial do Comércio (OMC).
	 
	Por ser de utilidade pública, não pode representar o Brasil nos foros sub-regionais, regionais e internacionais de normalização.
	
	É um agente privado e de políticas públicas, sendo responsável pela distribuição da Norma ISO no Brasil ¿ denominada NBR ISO.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101242570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante uma Avaliação de Desempenho Ambiental, uma empresa constatou que suas propriedades possuíam cerca de 30% da cobertura vegetal original intacta. Verificou, ainda, que cerca de 20% das suas reuniões internas incluíramo assunto Desempenho Ambiental nas referidas pautas. De acordo com o que estabelece a NBR-ISO 14.031, esse dois valores encontrados são, respectivamente, indicadores de
		
	
	condição ambiental e desempenho operacional.
	
	desempenho operacional e desempenho ambiental.
	 
	condição ambiental e desempenho gerencial.
	
	desempenho ambiental e desempenho operacional.
	
	desempenho gerencial e condição ambiental.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101404701)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante as auditorias ambientais ocorre uma divisão de atribuições entre os integrantes da equipe, cabe ao auditor-líder uma série de responsabilidades. Com relação a tais responsabilidades, marque a única alternativa que NÃO corresponde a uma atribuição/responsabilidade do auditor-líder.
		
	
	Relatar a auditoria de forma transparente, precisa e clara. Realizar a reunião de fechamento da auditoria e aprovar e distribuir o relatório da auditoria.
	 
	Por questões éticas, manter-se afastado de qualquer contato com aquele que vai sofrer a auditoria.
	
	Realizar uma reunião de abertura e definir os objetivos e o escopo da auditoria.
	
	Analisar as informações e as evidências colhidas e conduzir a auditoria observando, sempre, a Norma ISO 19011.
	
	Elaborar o plano de auditoria e dar publicidade do plano a todos os que participam da auditoria.

Outros materiais