Buscar

CRYPTOSPORIDIUM SP

Prévia do material em texto

CRYPTOSPORIDIUM SP
Humano, só no trato gastrointestinal, em outros animais, no sistema respiratório. 
Imunocompetentes, auto cura em 3 a 20 dias, o ciclo vai acontecer da mesma forma, mas o nosso corpo vai ser autossuficiente para destruir o parasito. 
Forma infectante da doença, tb é forma de resistência, chamado de oocisto, dentro possui 4 esporozoitos. Oocisto de parede dulpa e expessa, para resistir ao meio ambiente, é o oocisto que ingerimos, depois, no nosso corpo, ele fica com parede fina, após o rompimento e autoinfeccao. 
CICLO BIOLOGICO
Contaminaçao, através da agua contaminada, com oocisto esporulado. 
O oocisto esporulado, ingerido pela agua, passa pelo trato gastrointestinal, e para no intestino delgado, conforme faz esse caminho, a parede vai ficando fina, ate que se rompe e libera esporozoitas, chamado de auto infecção, pq o oocisto se rompe sozinho. Dps que o esporozoita é liberado, penetra uma cel epitelial do trato gastrointestinal, para mudar de forma de vida, trofozoita. O trofozoita vai sair da célula, e no meio extracelular, na luz do órgão, vai se diferenciar em merontido tipo 1, que vai dar origem ao merozoito, que pode ir pra dois caminhos, ou voltar a infectar as cels do trato gastrointestinal, repetindo o ciclo, de diferenciar em trofozoita, que vai sar da célula, e vai dar origem ao merontido tipo 1 novamente, que vai liberar merozoitas novamente que vao invadir cels do trato gastrointestinal novamente, esse é chamado de ciclo assexuado, pois nao tem formação de gametas. Ou, ele pode dar origem ao merontido tipo 2, la na luz do órgão, que vai liberar novamente merozoita, que vai obrigatoriamente infiltrar na cel do trato gastrointestinal, ele vai se transformar em gametocito, vai romper a célula, e la no lúmen vai se transformar em macro e microgametas, e na luz do órgão, vai ocorrer fecundação e dar origem ao zigoto, que vem a ser o oocisto esporulado, já pronto para infectar o meio ambiente, com a dupla camada. 
Merontido é responsável por continuar o ciclo assexuado e sexuado, e sempre da origem a merozoito. 
Na ingestão da agua, temos o oocisto esporulado, contendo 4 esporozoitas, com parede dupla e expessa. Ao entrar em contato com as microvilosidades, a parede fica fina e acaba liberando os esporozoitas...... 
Um copo de agua tem milhares de oocistos.
SINTOMATOLOGIA 
Imunocompetentes: pode ocorrer enterocolite aguda e limitada, que significa inflamação do colon e outras partes do nosso intestino como ilio, ceco, etc. A cura espontânea ocorre ate 4 semanas, o sist. Imune vai reconhecer o antígeno e combater ate 4 semanas. A infecção assintomática e infecção aguda, a primeira ocorre em poucos casos, e a segunda apenas em crianças. 
Imunodeficientes: má absorção gerando diarreia, que pode ser confundido facilmente por virose. 
Multiplicação das cels do trato gast. , atrofia das vilosidades, onde tinha absorção da agua e de nutrientes, acaba perdendo enzimas digestivas, tendo a síndrome da ma absorção e digestão. Causa diarreia, febre, desidratação, debilidade e morte. Febre por causa da infecção, desidratação por causa das vilosidades, debilidade por causa dos nutrientes, e morte por causa da destruição de células.
Quem tem a imunidade ok, vai ter uma doença autolimitante, e quem não tem, não vai ter. 
DIAGNOSTICO
Diagnostico é feito atrás de técnicas de concentração e ou coloração de oocistos, para ver se tem oocistos nas fezes. Essas células são chamadas de Sehather modificado 
(solução de glicose centrifugada, o que flutuar vai ser procurado oocisto) e Safranina, usada como segunda opção no laboratório, vai ser sempre vermelho, para isso, ela é solida com varias bolinhas pretas, para colorir o oocisto, temos que mudar ela de solido para liquido, e ai ela já não é mais preta, e sim vermelha. 
TRATAMENTO
Depende do sintoma. Hidratacao, repouso, dieta leve e rica em nutriente, pois ela não esta absorvendo mais nada. Varias drogas são testadas, mas nem todas tem sucesso no tratamento, por isso pode levar a óbito. Sulfato de Paromomicina e Espiramicina (que vai tentar eliminar oocistos esporulados). Nitazoxanida (annita), promessa para imunocomprometidos, usado como ultima opção, é remédio para verme. Ele destrói célula do intestino. 
Como destruir o oocisto? 
4 hrs de dessecação no lab para 1 oocisto
ferver a agua por 1 min 
pasteurizar e destilar tudo que ingerimos 
o oocisto tem resistência a desinfetantes.

Continue navegando