Buscar

METODOLOGIA DE ARTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0548_AV_201303031681 » CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201303031681 - CONSUELO APARECIDA KOHLER INOCENCIO
	Professor:
	ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPE
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 3,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 08:10:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201303094406)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A releitura da obra entendida como simples cópia elaborada pelos alunos com base na imagem oferecida pelo professor é uma proposta que nos remete ao ensino tradicional da arte. Com base nos pressupostos orientadores do ensino tradicional de arte, explique por que essa afirmativa é verdadeira.
		
	
Resposta: Por propriciar a interação, como sendo uma competências e habilidades proposta no Projeto Político Pedagógico a disciplina é obrigatória na educação básica, sendo assim faz parte, dentro dela, tem como função desvelar, ampliar e propor desafios esteticos a partir de experiencias lúdicas, cognitivas e sensivéis que envolvam a produção e o conhecimento do campo especificado.
	
Gabarito: No ensino tradicional da arte enfatiza-se o ensino do desenho como cópia. A ênfase está no domínio da técnica e não no desenvolvimento da livre expressão e do processo de criação do educando. A obra do artista é apresentada para o aluno como modelo a ser copiado e o exercício tem como objetivo, apenas, desenvolver a habilidade motora, a destreza técnica, empobrecendo o sentido da arte na educação que poderá alcançar outras dimensões além do domínio técnico, dentre elas, a criação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303070787)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A educação em Arte teria, então, como função desvelar, ampliar e propor desafios estéticos a partir de experiências lúdicas, cognitivas e sensíveis, que envolvam a produção, fruição e o conhecimento do campo específico da Arte. A partir dessa visão da educação em Arte o educador é visto como:
		
	
	Um detentor do saber artístico.
	
	Um expectador da livre expressão.
	 
	Um possível mediador deste processo de construção de sentidos e conceitos neste campo.
	
	Um mero facilitador do ensino da Arte
	
	Um repetidor de conceitos estéticos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303126009)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A idéia de ensinar a linguagem do teatro foi introduzida por Viola Spolin (1906-1994) e chega até o Brasil pela professora Ingrid Koudela. Segundo Koudela (1999) o objetivo de Spolin era ensinar esta linguagem às crianças, aos jovens, bem como aos atores e diretores. Spolin (2003) utiliza o teatro na educação como um processo que constitui a base para uma abordagem alternativa de ensino e aprendizagem. Como eram denominadas por Viola Spolin as atividades de teatro e o que significava para ela o ensino aprendizagem do teatro na educação?
		
	
Resposta: Fazendo desta forma, o ensino aprendizagem do teatro na educação vem trazendo um novo sentido em aprender arte. O surgimento das primeiras manifestações na forma forma de dança contou com a presença dos artistas trovadores que, na intenção era de corte e ensinar os nobres feudais e com o surgimentos das novas tecnologias influenciaram no aprendizado, na recepção e relação das pessoas nas obras veiculados, tormando assim gosto de teatro.
	
Gabarito:
Jogos teatrais, como são denominados por essa autora, são atividades lúdicas e exercícios que mostram um problema a ser enfrentado. Os jogos teatrais visam fazer a passagem do jogo dramático infantil (ou jogo do faz- de- conta) para os jogos teatrais (com exigência de regras/socialização). Nos jogos teatrais, os alunos aprendem regras básicas para contar histórias, apreciar a literatura e construir personagens, indo além do aprendizado de habilidades e atitudes, ou seja, pretende-se que sejam úteis para a aprendizagem na vida. O ator-aluno representa cenas do cotidiano, que podem ser modificadas de acordo com sua postura diante de certos acontecimentos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303263235)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A área de Arte deve ser contemplada no Projeto Político Pedagógico de todas as escolas de ensino fundamental e médio. Podemos afirmar que o reconhecimento sobre a importância da arte no currículo escolar envolve vários fatores. Assinale o único fator que NÃO está diretamente relacionado com essa questão:
		
	
	articulação entre o fazer e o pensar a arte
	
	ampliação de repertório imagético
	
	exercício crítica de leitura das obras de arte
	
	compreensão da Arte como campo epistemológico
	 
	exercício de cópia de modelos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303070808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Transformações mais significativas no processo de ensino-aprendizagem da arte surgiram no Brasil, no início do século XX sob a influência do:
		
	
	Período Barroco
	
	Os Jesuítas
	
	Igreja Católica
	
	Governo Brasileiro
	 
	Movimento Positivista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303070826)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O surgimento das primeiras formas de ensino da dança contou com a presença dos artistas trovadores que, onde a intenção era de divertir a corte, e ensinar os nobres feudais a dançar. Isso se passou no:
		
	 
	Século XII
	 
	Século XX
	
	Século XIV
	
	Século III
	
	Século XXI
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303263246)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Partindo dos pressupostos abordados na Proposta Triangular de Ensino da Arte, que orientam o campo de ensino da Música, indique qual dos objetivos formulados abaixo NÃO está de acordo com essa orientação:
		
	 
	julgar criticamente a paisagem sonora do ambiente em que se vive
	
	desenvolver repertório musical em sala de aula
	 
	utilizar a música como suporte nas datas comemorativas
	
	propiciar a expressão das emoções e sentimentos por meio do som
	
	explorar o potencial criativo dos educandos para composição
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303210073)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que no contexto social contemporâneo, os recursos das novas tecnologias influenciam no aprendizado, na recepção e relação das pessoas com as obras veiculadas pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Assinale que tipo de recursos podem coexistir na construção do processo de ensino-aprendizado de Artes Visuais:
		
	 
	As alternativas B, C, D estão corretas.
	
	Máquinas de reprografia, livros e revistas.
	
	Somente as alternativas A e C estão corretas.
	
	Revistas em quadrinhos, livros e revistas.
	
	Aparelho de TV e DVD.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303070800)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Professor muitas vezes, se orienta, ainda, pelos métodos de ensino da arte tradicional e está mais preocupado com:
		
	
	Fazer uma re-leitura dos trabalhos dos seus alunos.
	 
	A expressividade individual, com técnicas, mostrando-se, por outro lado, insuficiente no aprofundamento do conhecimento da arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas.
	
	Observar a evolução gráfica do aluno.
	
	Procurar entender o resultado dos trabalhos pelos alunos.
	
	Levar o aluno a desenvolver seu lado criativo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303264790)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que corretamente indica a perspectiva da Proposta Curricular de Arte:
		
	 
	b) Competências e habilidades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem são referências da disciplina de Arte, e articulam-se aos conteúdos para atingir objetivos de aprendizagem explícitos.
	
	c) O principal objetivo da disciplina de Arte é a avaliação, que, ao examinar o estágio de apropriação de conteúdos curriculares, permite explicitar os desempenhos individuais dos alunos.
	
	e) No desenvolvimento de competências e habilidades, os conteúdos curriculares têm pouca importância, poispodem ser substituídos a qualquer momento sem prejuízo do processo de ensino-aprendizagem.
	
	d) No desenvolvimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Arte, a mobilização das competências e habilidades tem por objetivo elevar o desempenho individual dos alunos nas avaliações.
	
	a) Os conteúdos curriculares de Arte, determinados como objetivos do processo de aprendizagem, contam com o desenvolvimento de competências e habilidades para se concretizarem.

Outros materiais