Buscar

av 2014 gestao da qualidade

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0445_AV_ » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	WANDERLEY VITTORIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014 18:22:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201202312074)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Cite três benefícios, para a empresa, que podemos verificar com a implementação das normas ISO 9001-2000.
		
	
Resposta: 1. padronização dos processos e procedimentos com vista a qualidade dos produtos 2. redução dos custos devido a redução das perdas de produtos a serem refeitos e de desperdícios 3. associação da empresa a valores como seriedade e qualidade pelos consumidores
	
Gabarito: O aluno poderá escolher três da seguinte relação: Redução da não conformidade de bens e serviços; Eliminação de retrabalho e do custo de garantia e de reposição; Aumento da competitividade; Redução do custo operacional; Maior sustentação em disputas judiciais; Melhoria de imagem e reputação; Aumento da participação no mercado nacional e internacional; Melhor relacionamento técnico e comercial com o cliente; maior integração entre os processos e departamentos da empresa; Melhor desempenho organizacional pela promoção do treinamento, da qualificação e da certificação pessoal.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202312097)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O relatório de auditoria e atividades de acompanhamento possui cinco atividades: relatório da auditoria, ação corretiva, acompanhamento após emissão do relatório, auditoria de acompanhamento e supervisão. As ações de: Verificar a eficácia e adequação da ação corretiva tomada; Encerrar a solicitação da ação corretiva, se a ação tomada for satisfatória. Se não, emitir outra solicitação de ação corretiva e programar auditorias adicionais, correspondem a qual dessas atividades?
		
	
Resposta: acompanhamento após emissão de relatório
	
Gabarito: A auditoria de acompanhamento
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202147618)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A maior preocupação na implantação de um programa de qualidade está na satisfação:
		
	
	dos empregados.
	
	dos acionistas.
	
	do governo.
	 
	dos clientes.
	
	dos fornecedores.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202338216)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As perpectivas consideradas no Balanced Scorecard (BSC), são:
		
	
	financeira; clientes; fornecedores e gráu de instrução dos colaboradores.
	
	financeira; autoridade governamental; processos externos e aprendizagem organizacional.
	
	financeira; fornecedores; processos internos e estrutura organizacional.
	 
	financeira; clientes; processos internos e crescimento e aprendizado.
	
	financeira; governo; regulamentos legais e estrutura da empresa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202339096)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O uso e o interesse por ferramentas estatísticas aplicadas no controle do processo e pelo método de análise e solução de problemas por meio do ciclo do PDCA, foi feito por:
		
	
	Philip Crosby;
	
	Kaoru Ishikawa
	 
	Edward Deming;
	
	Joseph Juran;
	
	Armando Feigenbaum;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202339117)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma das características da Gestão da Qualidade é a integração entre a alta administração e os demais colaboradores, fazendo com que os envolvidos nos processos fiquem comprometidos com os resultados desses processos. Criou-se então a noção do cliente interno. Essa mudança cultural percebida nas organizações pode ser atribuída a:
		
	 
	Joseh Juran;
	
	Kaoru Ishikawa;
	 
	Philip Crosby
	
	Armand Feingebaum;
	
	Edward Deming
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202335027)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A metodologia de Indicadores Impulsionadores de Desempenho - Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvida por Robert S. Kaplan, professor de Harvard Business School e David P. Norton, presidente da Renaissance Solution, e possibilitou que as empresas pudessem atuar em um mercado altamente desafiador e de constantes mudanças. Os autores definiram Balanced Scorecard - "cenários balanceados" - como uma ferramenta que possibilita medir o desempenho das organizações e agir conforme essa medição (resultados). O BSC permite aos executivos traduzir os objetivos estratégicos em um conjunto de indicadores de desempenho financeiro e não-financeiros, trabalhados em quatro perspectivas. Quais são elas?
		
	
	Compras; Produção; Vendas; Clientes
	
	Finanças; Produção; Vendas; Distribuição
	
	Finanças; Clientes; Processos Internos; Distribuição
	
	Compras; Clientes; Processos Internos; Crescimento e Aprendizagem
	 
	Finanças; Clientes; Processos Internos; Crescimento e Aprendizagem
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202338963)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente, muitas empresas buscam certificações de qualidade por entenderem que o mercado exige esses padrões de qualidade estabelecidos. Dentre os objetivos da certificação da qualidade estão:
		
	
	melhorar a percepção dos consumidores e eliminar desperdícios.
	 
	estabelecer padrões de qualidade e padronizar os processos;
	
	redefinir os produtos e reorganizar os processos da empresa;
	
	reduzir os custos da qualidade e qualificar as pessoas;
	
	projetar meios de produção eficazes e reduzir custos;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202339208)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa OMEGA preocupada em identificar soluções para as ocorrências de problemas, resolveu adotar uma ferramenta da qualidade que demonstrasse uma priorização dessas ocorrências e assim, os gestores poderiam se concentrar nelas e resolver ou minimizar tais ocorrências. A ferramenta utilizada nesse caso foi:
		
	 
	Diagrama de Pareto
	
	Diagrama de dispersão
	
	Matriz GUT
	
	5W 2H
	
	Diagrama de causas e efeitos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202292170)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade previstas num sistema de qualidade. É um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. Sobre a auditoria da qualidade, é correto afirmar-se que:
		
	
	A auditoria da qualidade ajuda as empresas a atingirem seus objetivos, contribuindo para a execução de suas missões e, para isso, os processos devem ser apenas analisados criticamente, não sendo recomentada qualquer atitude no sentido de alterá-los.
	
	No desenvolvimento da documentação dos sistemas da qualidade muito esforço é gasto na elaboração dos procedimentos e demais instrumentos, na busca para que atendam aos requisitos aplicáveis mas, no entanto, na maioria das vezes esta documentação fica jogada dentro de arquivos sem nunca sem utilizada.
	
	São avaliados durante uma auditoria as normas e procedimentos, que não necessariamente pecisam estar certificados legalmente. A partir daí, é realizada uma inspeção que deverá se certificar do real cumprimento dos procedimentos e normas.
	 
	A Auditoria de Qualidade é um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e respectivos resultados cumprem as providências planejadas e se estas providências são implementadas de maneira eficaz, e se são adequadas para atingir os objetivos
	
	Uma auditoria da qualidade é uma avaliação planejada, programada e documentada, executada por pessoal interno à área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado.

Continue navegando