Buscar

Conservação do Momento Angular (1)

Prévia do material em texto

Conservação do Momento Angular
Resumo:
O experimento consiste na reprodução, explicação e demonstração prática da conservação do momento angular, o mesmo foi realizado com uma pessoa, com pesos de massas aproximadas em ambas as mãos, sobre uma cadeira de rodinhas, que foi girada. 
Introdução:
O Momento angular é a quantidade de movimento associado a um objeto que executa um deslocamento de rotação em torno de um ponto fixo. O momento angular se conserva, quando não existem forças externas atuando nesse corpo, ou a resultante dessas forças for zero. 
O momento angular depende do ponto que está sendo calculado, portanto, em um mesmo sistema ele pode ser conservativo em um determinado local e não conservativo em relação a outro ponto deste mesmo sistema. Assim, apesar de ser um princípio presente no dia a dia, as pessoas têm dificuldades de percebê-lo e interpreta-lo fisicamente. Como é o caso do experimento realizado aqui, apenas quem faz o movimento, percebe/sente tal. 
Um caso clássico, é o da rotação da bailarina, quando ela diminui o seu momento de inércia aproximando os braços do corpo (eixo de rotação), a velocidade angular aumenta para conservar o seu momento angular. Supõe-se que não haja torque nas pontas dos pés, que aumente ou desacelere a rotação da bailarina, assim, o momento angular inicial (braços abertos) é igual ao momento angular final (braços fechados).

Continue navegando