Buscar

FICHAMENTO Coaching e liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
 Alice Márcia da Costa do Nascimento
Trabalho da disciplina: Coaching e Liderança
 Tutor: Sergio Paulo Behnken
Rio de Janeiro
2018
Estudo de Caso :
Uma nota Sobre o Processo de Equipe
 Liderança e Conflitos em grupo
Caso de Harvard:
A combinação de especialização, experiência de diversos indivíduos únicos, trabalho árduo e convívio, resulta em uma equipe que produz mais, e gera melhores resultados. Saber observar o processo de uma equipe, a forma que se desenvolve, o relacionamento interpessoal entre os componentes dará clareza para entender os acontecimentos de forma explícita e implícita também. Permitindo que identifiquemos possíveis dificuldades, inicialmente visando solução, e levando a equipe a eficácia. O Processo de equipe tem quatro aspectos:
O Processo de tomada de decisão tem que ser cauteloso e não optar pela primeira solução que aparece, para tanto, é necessário:
Identificar e explorar o problema.
Gerar soluções possíveis.
Aperfeiçoar e criticar as soluções possíveis, chegando a um consenso.
Implementar solução, mesmo com os conflitos de idéias que podem ocorrer neste momento, tem que ser construtivo.
A participação da equipe tem que ser de forma igualitária, para não correr risco de ouvir somente as mesmas opiniões e pecar na decisão. À medida que alternativas não são exploradas a eficácia do grupo tende a cair.
Os membros do grupo podem intervir e novamente ouvir aquele que recebeu muito pouca atenção quando expôs suas idéias, ampliar a discussão. É importante saber diferenciar influência e participação entre os componentes do grupo.
O conflito de tarefas em equipe é saudável para a produtividade, em contra ponto o conflito interpessoal ou afetivo pode ser desgastante e acabar com a eficácia do grupo, inclusive membros de outra nacionalidade, transtornos com dialeto, cultura, e até equipe virtual, pode gerar dificuldade, influência e conflitos na tomada de decisão. Para que não seja necessária uma intervenção direta, é melhor esclarecer os conflitos afetivos logo de início do que deixar passar e ressurgir de forma estrondosa depois. 
Para desenvolver uma equipe é necessário vivenciar três fases:
Começar - Ao construir uma equipe, tem que ter base sólida, comprometida, onde os membros sintam que fazem parte, que tenham competências técnicas, interpessoais e conceituais, os membros podem ter estilos cognitivos diferentes que trazem vantagem para equipe e criatividade, juntamente trazem adaptação mútua, discussão e diferenças em abordagens, que inicialmente não é muito fácil. É comum além da liderança formal, surgir o líder informal. 
Realizar - Definir as metas e desafios, estabelecer objetivos concretos, aumentando o entusiasmo e desempenho, criar plano de ação, cronograma de atividades, e monitoramento, desenvolver um método de trabalho onde haja concordância de todos, definirem as etapas para alcançar objetivos, definir papéis, responsabilidades e dividir o trabalho de forma justa, prevenindo desigualdade de esforços, que podem trazer conflitos. Promover integração entre membros, envolver a todos em tarefas importantes, e de forma igualitária. A cultura da equipe é influenciada pelas tarefas e pressupostos dos membros. As preocupações, abordagens e idéias aparecem entre os membros da equipe quando executam o trabalho proposto. 
Análise/Monitoramento do trabalho – É importante discutir sobre a equipe com a própria equipe, revendo normas e comportamentos que não contribuem para eficácia. Nesse momento os processos têm que ser examinados, expostos e discutidos abertamente para que sejam traçado as modificações. O líder tem que saber direcionar a equipe, com membros de perto e de longe, sabendo que as adversidades entre as pessoas fazem parte das organizações hoje.
 Para desenvolver um processo de equipe que traga resultado eficaz é importante integrar as diferentes pessoas e opiniões, assumir juntamente com a equipe responsabilidades, estrategicamente, trabalhar os conflitos e aprender sempre, estar aberto a ouvir, e mudar de direção quando os resultados não são satisfatórios. 
Conclusão: Atualmente as organizações procuram bons líderes, que tenham tato, espírito para trabalhar em grupo e formar equipes. 
Sabendo conduzir os conflitos, sejam negativos ou construtivos que são gerados naquele determinado grupo, para alcance do objetivo principal, e solucionar os problemas decorrentes do cotidiano da organização.
O líder é peça primordial para o sucesso de sua equipe, é ele quem equilibra as personalidades diferentes, incentiva, identifica estratégias para melhorar o convívio em equipe, incentiva seus liderados e sabe conduz para o processo de tomada de decisão mais assertivo.
 
 
1

Outros materiais