Buscar

Avaliação historia

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0242_AV_201102045942 » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201102045942 - MARILIA DE SOUZA PENHA 
	Professor:
	MARI ANGELA MONJARDIN BARBOSA
	Turma: 9018/AA
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2014 17:00:13 
	
	 1a Questão (Ref.: 201102087629)
	4a sem.: A educação religiosa: a catequese dos índios
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	"A educação pode transformar vidas, por isso deve ser democrática". Por que essa prática não aplica-se a educação no período colonial?
		
	
Resposta: por que nese periodo colonial o interece era mantar a ordem, a educação se refletia ao carater eletista. Eles visavam em formar carater erudito que não criticasse a ordem estabelecida.
	
Gabarito: R: Porque ainda que houvesse um sistema educacional para os índios, mulheres e escravos por exemplos estavam excluídos do sistema educacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102149643)
	10a sem.: Rivadávia Correa
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	A Reforma Rivadávia Correa, de 1911, pretendeu que o curso secundário se tornasse formador do cidadão e não como simples promotor a um nível seguinte. Retomando a orientação positivista, prega a liberdade de ensino, entendendo-se como a possibilidade de oferta de ensino que não seja por escolas oficiais, e de freqüência. Além disso, prega ainda a abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento e transfere os exames de admissão ao ensino superior para as faculdades. Discuta os efeitos da reforma de Rivadávia Correa na organização da educação no Brasil.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Os resultados desta Reforma foram desastrosos para a educação brasileira. Destitui os avanços anteriores e enfraquece a organização das instituições de ensino.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102068053)
	6a sem.: Educação Brasileira
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As aulas régias consistiram num dos modelos iniciais de educação no Reino de Portugal. O Brasil contou com esta política que foi instalada pelo Marquês de Pombal em 1759. Podemos afirmar que as Aulas Régias se caracterizavam por:
		
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execução pela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	Gerenciamento e execução pela iniciativa privada colonial em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execução pela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102287155)
	sem. N/A: Os Jesuítas e a Educação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Indique a alternativa INCORRETA em relação ao contexto religioso na Europa do séc. XVI:
		
	
	Um dos movimentos de maior importância no contexto das transformações religiosas na Europa no século XVI foi a Reforma Protestante
	
	a Igreja Católica, instituição símbolo da unidade cultural e religiosa e guardiã dos valores cristãos, não consegue dar sustentação ideológica e as questões do moderno mundo que se anunciava.
	
	a burguesia via no movimento reformista uma maneira de se aliar à Igreja Romana, já que esta condenava diversas práticas comerciais e financeiras. 
	
	a Companhia de Jesus, principal instituição responsável pela educação no Brasil Colonial, tinha como objetivo principal de reafirmar a fé católica e impedir o avanço das ideias protestantes
	
	As severas críticas feitas pelo padre e teólogo alemão Martinho Lutero (1483-1546) tinham como alvo a hierarquia eclesiástica e a corrupção moral da Igreja de Roma. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102068252)
	3a sem.: A educação indígena no período colonial
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os jesuítas permaneceram como responsáveis pela educação no Brasil  durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal. 
Sobre o modelo educacional jesuítico leia as alternativas abaixo:
 
a) A educação jesuítica foi nitidamente dogmática, abstrata e conservadora. A Igreja católica ameaçada pelo espírito crítico que rondava a Europa, parecia empenhar-se, mediante o ensino jesuítico, pela reafirmação de sua autoridade.
b) Consideramos que correspondendo ao ideal europeu da época, cujo interesse dirigia-se a formação do homem culto, os padres jesuítas não
visavam formar letrados eruditos que, entretanto não questionassem a ordem estabelecida.
c) O desinteresse quase total pela ciência caracterizou toda a educação na colônia. A
metrópole, por outro lado, reforçava essa realidade por manter-se fechada ao espírito crítico e de análise, à pesquisa e experimentação.
d) Os interesses da educação no período colonial, na realidade, convergiam para um único objetivo ¿ a manutenção da ordem. Nesse sentido, a educação jesuítica refletia claramente o seu caráter elitista.
e) Os jesuítas investiram maciçamente em um espírito crítico e questionador, muito característico do sistema educacional português e espanhol. Tal sistema de educação foi fundamental para o combate as teorias da Contra Reforma que ameaçavam a Igreja Católica na Europa.
 
Assinale a alternativa que contém a afirmativa que contém a sequência correta :
		
	
	F, F, V, V, F
	
	V, V, V, V, F
	
	V, V, F, V, F
	
	V, V, V, V,V
	
	V, F, F, V, V
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102081293)
	15a sem.: A LDB de 1996
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores. Dentre as alternativas abaixo marqeu aquela que NÃO corresponde a uma mudança trazida por essa lei: 
		
	
	Inclusão da educação moral e cívica, educação física, educação artística e programas de saúde como matérias obrigatórias do currículo. 
	
	A inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. 
	
	Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica. 
	
	Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais. 
	
	Ensino fundamental obrigatório e gratuito. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102291745)
	6a sem.: A educação e a Família real no Brasil
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O príncipe regente D. João VI , no que se refere à educação, ao chegar ao Brasil preocupou-se em criar algumas escolas de ensino superior visando atender as necessidades de instrução dos filhos da nobreza e da aristocracia brasileira. Estas escolas tiveram duas características marcantes: 
		
	
	prioridade para as Ciências Sociais/serem compostas de cursos integrados.
	
	currículo europeu/ exigirem cursos feitos na metrópole. 
	
	espírito prático e imediatista/ estarem localizadas em muitos lugares do Brasil.
	
	abertas somente aos fidalgos /serem mantidas pelas companhias de comércio. 
	
	caráter profissionalizante / serem um serviço público. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102157675)
	5a sem.: Educação na Primeira República no Brasil
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a alternativa que Não corresponde ao ensino no período da Primeira República no Brasil: 
		
	
	A pressão surgida para que houvesse uma expansão do ensino secundário (principalmente pelos setores médios), derivada de uma ligeira e insuficiente expansão do ensino elementar (reduzido em sua duração pela própria expansão), resultouna característica principal do nível médio brasileiro: profissionalização e terminalidade.
	
	Os republicanos adotaram no Brasil o modelo político americano baseado no sistema presidencialista.
	
	A escola tinha por finalidade desenvolver a autonomia intelectual dos alunos visando à construção de um novo modelo de sociedade, ou seja, de superação da sociedade capitalista.
	
	O ensino propedêutico deveria ser destinado unicamente à elite nacional em sua febre de bacharelismo. A necessidade de se ter um filho na família que fosse padre (no mytho jesuítico do padre), vai sendo gradativamente sendo substituído pelo filho doutor. 
	
	Apenas um terço da população era atendida no ensino primário, muito embora, o domínio da leitura e da escrita já fosse um requisito da industrialização inicial e do processo de urbanização, além dos ideais republicanos de participação democrática.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102068271)
	1a sem.: história e ciência/Annales
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A proposta de renovação historiográfica dos fundadores dos Annales opunha-se a um fazer historiográfico que encerrava a história num campo limitado de atuação, identificado como escola metódica. Pode-se afirmar que essa oposição, naquele momento, apresentou as características a seguir. 
I  Crítica aos eventos de natureza puramente política, por serem insuficientes para explicar todo o processo histórico por si mesmos. 
II - Defesa da interdisciplinaridade como forma de dotar a história de instrumentos mais eficazes para a análise da sociedade. 
III - Desenvolvimento de um novo programa de pesquisa, baseado apenas na micro-história, em oposição à história política tradicional. 
IV - Rejeição aos métodos de pesquisa empírica e ao uso dos documentos escritos. 
São corretas APENAS as características 
		
	
	I e II 
	
	III e IV 
	
	II e III 
	
	II, III e IV
	
	I, II e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102081282)
	8a sem.: A educação no período joanino
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre a educação no período Joanino, relacionadas à educação, podemos destacar EXCETO: 
		
	
	Foi criada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios. 
	
	Controle pelo Estado dos níveis secundário e superior. 
	
	A manutenção das aulas régias do período pombalino. 
	
	D. João VI abriu Academias Militares e Escolas de Direito e Medicina 
	
	O reforço da tendência religiosa jesuítica de educação para os mais pobres. 
	
	
Observação: Eu, MARILIA DE SOUZA PENHA, estou ciente de que ainda existe(m) 1 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 06/06/2014 17:31:18
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Continue navegando