Buscar

Avaliação psicologia ed brasileira

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0241_AV_201102045942 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201102045942 - MARILIA DE SOUZA PENHA 
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9018/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 13:03:55 
	
	 1a Questão (Ref.: 201102077813)
	14a sem.: DISCALCULIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Discalculia é um Transtorno de Aprendizagem que compromete a capacidade de efetuar operações aritméticas, cálculo e raciocínio matemático. Das alternativas abaixo, qual faz parte do quadro?
		
	
	Dificuldade reconhecer cores primárias e diferenciá-las das secundárias 
	
	Dificuldade em distinguir dia da noite e o clima. 
	
	Dificuldade em nomear objetos e evocá-los no plural 
	
	Dificuldade em desenhar com grafismo seguro, traçando formas bem definidas e coloridas. 
	
	Dificuldade em classificar objetos pelo tamanho, cor e forma.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102100677)
	9a sem.: APRENDIZAGEM significativa
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Leia um trecho da entrevista de José Manuel Moran apresentada no site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/significativa.htm. Acesso em: 27 mar. 2010, às 16:51h. 
"A escola precisa reaprender a ser uma organização efetivamente significativa, inovadora, empreendedora. (....). Não há receitas fáceis, nem medidas simples. Mas essa escola está envelhecida nos seus métodos, procedimentos, currículos. A maioria das escolas e universidades se distanciam velozmente da sociedade, das demandas atuais. Sobrevivem porque são os espaços obrigatórios e legitimados pelo Estado. A maior parte do tempo frequentamos as aulas porque somos obrigados, não por escolha real, por interesse, por motivação, por aproveitamento". 
Diante da crítica do pesquisador, vamos refletir como a aprendizagem pode se tornar significativa na educação básica? Escreva 3 (três) estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor para tornar a aprendizagem significativa: 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Trazendo os conteúdos curriculares sempre a partir das experiências prévias dos alunos e sistematizando os conhecimentos de forma que eles se apresentem como significativos para a vida do aluno e por fim, sendo apresentados em forma de mapa conceitual, no qual um conceito está ligado ao outro. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102185361)
	1a sem.: Herediariedade
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sabemos que o genótipo é o conjunto de genes de um organismo e que estão presentes em todas as células somáticas. São responsáveis pela transmissão de informações dos genitores para a sua prole. Nos seres humanos, há alguns comportamentos e características que são herdados geneticamente e acabam por alimentar uma crença de que a herança genética é decisiva na definição de padrões comportamentais e cognitivos. O documentário sobre Victor de Aveyron, dirigido por François Truffaut, traz uma reflexão sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Analise como a concepção interacionista compreende a influência da hereditariedade e a cultura no desenvolvimento humano, marcando a resposta correta. 
		
	
	A concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro.
	
	Na concepção interacionista não há supremacia de um elemento sobre outro, ou seja, a hereditariedade é mais importante que a cultura na definição dos caracteres que serão amadurecidos no desenvolvimento do sujeito.
	
	Os fatores maturacionais não apresentam qualquer relevância para a concepção interacionista de desenvolvimento, pois toda a aprendizagem ocorre apenas com os estímulos e modelagens de comportamento que ocorrem no ambiente social. 
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica. 
	
	O desenvolvimento humano é uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, dessa forma, só ocorrerá um bom desenvolvimento se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102080860)
	5a sem.: Desenvolvimento Humano dos Sete aos Onze Anos
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segundo a visão de Piaget, a aquisição cognitiva mais importante da meia-infância é a obtenção do pensamento operacional concreto, Sobre essa habilidade está INCORRETO afirmar que as crianças:
		
	
	podem raciocinar com lógica sobre as coisas e eventos que elas percebem.
	
	as crianças, entre os 7 a 11 anos, aplicam os princípios lógicos em situações concretas, isto é, situações que lidam com coisas visíveis, tangíveis e reais. 
	
	aprendem um conceito teórico ao verificarem no plano concreto. 
	
	adquirem, geralmente, na passagem dos 5 para os 7 anos.
	
	imitam e utilizam a intuição e visões subjetivas para compreensão do mundo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102081174)
	2a sem.: Processo de aprendizagem
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em um debate entre pedagogos, cada um expressou seu ponto de vista a respeito das razões que levam o indivíduo a aprender, embasando-se em diferentes teorias de aprendizagem. Os pontos de vista foram expostos a seguir:
Paula: "Acredito que os fatores que concorrem para a aprendizagem estariam basicamente prontos desde o nascimento do indivíduo, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza".
Luiz: "Penso que a aprendizagem decorre da ação do meio sobre a pessoa, para configurar sua conduta às exigências da sociedade".
Maria: "Entendo que o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos". 
Associe a "fala" de cada pedagogo à teoria de aprendizagem correspondente: 
		
	
	Paula-Conexionista               Luiz-Espiritualista              Maria-Associacionista 
	
	Paula-Naturalista                   Luiz-Gestaltista                 Maria-Construtivista 
	
	Paula-Funcionalista                Luiz-Experimentalista        Maria-Construtivista
	
	Paula-Behaviorista                 Luiz-Culturalista                Maria-Pragmatista 
	
	Paula-Inatista                      Luiz-Ambientalista             Maria-Interacionista 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102081015)
	4a sem.: Abordagens Interacionista e Sociointeracionista
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Por que Vygotsky é chamado de sociointeracionista, enquanto Piaget é chamado apenas de interacionista? 
		
	
	Porque Vygotsky coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal (de origem biológica)
	
	Porque Piaget destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental, enquanto Vygotsky leva em conta somente o aspecto social.
	
	Porque somente Vygotsky atribui grande importância ao organismo ativo e destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
	
	Porque Piaget destaca o papel de controle do ambiente, enquanto Vygotsky atribui imenso valor às relações sociais.
	
	Porque ambos atribuem grande importância ao organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102080868)
	6a sem.: Adolescência e Desenvolvimento Cognitivo e Psicossocial
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A aprendizagem cooperativa no segundo grau muitas vezes propicia ao estudante a primeira exposição a pessoas de diferente formação econômica, étnica, religiosa ou racial e, portanto, ideias, hipóteses e pontos de vista que contrastam com os seus. Sob esse aspecto está INCORRETOafirmar que:
		
	
	a competição, dentro de limites, e incentivada num clima de harmonia, pode ser considerada um elemento motivador. 
	
	a escola deve organizar as turmas de forma que não favoreça a mistura de grupos para evitar conflitos.
	
	numa estrutura cooperativa, essas diferenças podem expandir as oportunidades de aprendizagem, trazendo novas perspectivas estimulantes.
	
	em um ambiente competitivo, essas diferenças podem provocar rivalidade, segregação social e hostilidade.
	
	o clima social da escola é um importante elemento na construção de laços de amizades positivos e enriquecedores.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102123222)
	3a sem.: Freud
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira no que se refere à Teoria de Desenvolvimento Psicossexual, elaborada por Freud. 
(1) Fase oral (2) Fase anal (3) Fase fálica (4) Latência (5) Fase genital 
(__) Ler, estudar, calcular e usar toda a sua libido para conhecer o mundo utilizando diferentes formas de inteligência.
(__) Prontos para o amor, já podem experimentar a sensação de prazer provocado pelo encontro com o outro. 
(__) Felipe sempre que acorda coloca a mão sobre o short para se certificar que seu pênis existe. Perguntou para a professora se o perderia seu "piu-piu" como as meninas perderam.
(__) É no encontro de mucosas que Felipe descobre o mundo. Prazer, satisfação de pulsão e eliminação de angústia que vem da falta de alimento: o leite materno. 
(__) Use o banheiro e tire suas fraldas de uma vez por todas, pois você precisa aprender a ter higiene. 
A ordem correta é: 
		
	
	2 5 4 3 1 
	
	4 5 3 1 2 
	
	3 5 1 2 4 
	
	4 3 2 1 5 
	
	3 5 4 1 2 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102077892)
	14a sem.: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Um professor engajado no processo de aprendizagem pode flexibilizar as metodologias de ensino bem como as avaliações quando seus alunos são portadores de transtornos de aprendizagem que trazem prejuízos no momento da avaliação. Das atitudes abaixo, qual deve ser totalmente evitada por professores quando trabalham com alunos discalcúlicos? 
		
	
	Trabalhar as noções de tempo, espaço, lateralidade, tamanho e forma a partir do corpo do aluno e das relações cognitivas que ele produzir a partir deste trabalho. 
	
	Permitir a utilização de calculadores, réguas, fitas de medição, ábaco e outros objetos que auxiliem o raciocínio matemático.
	
	Oferecer atividades extras e reforço escolar em matemática para compensar as dificuldades encontradas no raciocínio matemático e viso-espacial. 
	
	Ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais, pois assim ele se esforçará para acompanhar a turma e superar as suas dificuldades. 
	
	Trazer para a sala de aula atividades dirigidas ou jogos matemáticos que retratem as operações matemáticas no cotidiano através de brincadeiras. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102100248)
	3a sem.: Complexo de Édipo
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Vários estudos discutem que uma série de fatores relacionados à pobreza, exclusão social, ausência da função paterna e ausência da mãe acabou constituindo um contexto de vulnerabilidade, que levou os adolescentes à delinquência. Vivemos uma sociedade marcada pelo crime de abandono, onde a ausência de exemplo, principalmente da ausência do pai na estrutura familiar, pode ser uma das causas da criminalidade juvenil. Com base nesse quadro social, responda:
a)    Quais as consequências da ausência da figura paterna, principalmente no que se refere ao período que ocorre o complexo de Édipo?
b)    Quais as implicações da desestruturação da família no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito?
		
	
Resposta: A ausência paterna nese perildo leva o adolecente a ingerir drogas eles se sentem vuneraveis levando a familia a destruição. esse adolecente perde a indentidade, por isso é muito importante que os pais oriente seus filhos em casa passando afetividade, informaçãos necessarias e que a escola ajude com atividades que traga a esse sujeito iformaçães.
	
Gabarito: 
a) A presença de ambos os pais é que permite à criança viver de forma mais natural os processos de identificação e diferenciação, e quando um falta, ocorre sobrecarga no papel do outro, gerando um desequilíbrio que pode causar prejuízo na personalidade do filho. Freud diz que, em muitos casos, ocorre uma superpresença da mãe, anulando a personalidade do filho ou filha. Comentando o complexo de Édipo no menino, diz que, para o menino, a ausência do pai significa que nada se interpõe entre ele e sua mãe, o objeto desejado, que é toda sua. Mas esta mãe tão amada também começa a dar limites, e se inicia a guerra. Crianças que não convivem com o pai acabam tendo problemas de identificação sexual, dificuldades de reconhecer limites e de aprender regras de convivência social. Isso mostraria a dificuldade de internalização de um pai simbólico, capaz de representar a instância moral do indivíduo. Tal falta pode se manifestar de diversas maneiras, entre elas uma maior propensão para o envolvimento com a delinquência. 0 outro momento em que o papel paterno é crucial para o desenvolvimento dos filhos é na a entrada na adolescência, quando a maturação genital obriga a criança a definir o seu papel na procriação, o que demonstra o alto índice de gravidez na adolescência e de mães solteiras. Pode gerar a noção para as crianças de não serem amadas pelo genitor que está ausente, com uma grande desvalorização de si mesmas. Além dessa autodesvalorização, ocorrem os sentimentos de culpa por ser uma criança má, por haver provocado a separação, por ter nascido. A criança pensa ser má por ter sido deixada. O que pode gerar reações variadas, desde tristeza e melancolia até agressividade e violência. Estas crianças apresentam um núcleo depressivo que pode levá-las a sentimentos de baixa auto-estima, de não serem merecedoras de amor. Além de gerar sentimentos de ódio e de inveja de difícil manejo. b) Os fracassos escolares e os problemas de aprendizado e de relacionamento com os outros têm como base, na maioria dos casos, situações familiares. Principalmente, pela falta de acompanhamento do processo pedagógico vivido pela criança, a demonstração e o interesse pelos avanços na escola e o apoio nos períodos críticos e de dificuldade na aprendizagem. Tais fatores têm levado ao grande número de reprovações e evasões escolares. A simples presença dos pais não garante uma boa formação de caráter, é preciso que sejam transmitidos valores, virtudes, modos de conduta e orientações para ajudar os filhos na escola e na própria vida. 
	
	
Observação: Eu, MARILIA DE SOUZA PENHA, estou ciente de que ainda existe(m) 1 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 07/06/2014 13:47:46
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Continue navegando