Buscar

APARELHO CARDIOVASCULAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Dr. Ramón Vázquez García
APARELHO CARDIOVASCULAR
EXAMES COMPLEMENTARES
EXAMES COMPLEMENTARES
É grande o número de exames complementares actualmente disponiveis para a investigaçao das doenças cardiovasculares.
Os de uso rutineiro devem ser bem conhecidos por todos os médicos, por exemplo: Radiografía simples de tórax,electrocardiograma, e os test ergométricos.
OTROS EXAMES MENOS RUTINEIROS SÃO:
1- ELECTROFISIOLOGÍA CLÍNICA DO CORAÇÃO
2- ELECTROCARDIOGRAMA DINÁMICA
3- ECOCARDIOGRAFÍA
4- O CATETERISMO
5- ANGIOGRAFÍA CARDIACA.
6- CINTILOGRAFÍA MIOCÁRDICA
7- RESONÂNCIA MAGNÉTICA
8- BIÓPSIA DO CORAÇÃO
EXAME RADIOLÓGICO
O exame radiológico permanece indispensável na investigação diagnóstica das doenças do coração, compreendendo a telerradiografía do torax em póstero- anterior(PA), em perfil esquerdo(PE), as vezes complementadas por duas oblíquas(a oblíqua anterior direita(OAD), e a oblíqua anterior esquerda(OAE) e exames especiais qwue incluem a tomografía cardíaca, a tomografía computarizada(TC) e a angiocardiografía
Interpretação de uma Radiografía do Tórax
Para se obter o máximo de informações a interpretação de uma Radiografía do Tórax debe apoiarse em três perguntas:
1- A área cardíaca ou o volume cardíaco estão normais ou anormais?
2- A configuração cardíaca é normal ou anormal.
3- A circulação pulmonar está normal ou alterada.
ECOCARDIOGRAFIA
Naceu pelo principio utilizado pelo sonar para a deteccão de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial, seus pioneiros foram Hertz e Hedler em 1953.
Existem duas técnicas:
1- Transtorácica
2- Transesofágica
Pode ser unidimencional, bidimencional, Doppler(continuo, pulsado e mapeamento de fluxos em cores)
Existe também a ecocardiografia de estresse, a ecocardoiografia de contraste e a ecocardiografía intracoronaria.
ECOCARDIOGRAFÍA
TOMOGRAFÍA SIMPLES E TOMOGRAFÍA COMPUTARIZADA
Os cortes tomográficos do tórax são de grande utilidade no estudo das lesões pulmonares medistinais mas têm menor importância na iinvestigação das alterações cardíacas.
A maior contribução deste exame é no estudo dos vasos pulmonares fazendo-se cortes ao nível dos hilos arteriais e vanosos.
ELECTROCARDIOGRAFIA
A electrocardiografia nasceu da invenção do galvanômetro de corda por Eithoven em 1903 que permitiu o registro da actividade eléctrica do coração em um gráfico de voltagem e tempo.É útil no daiagnóstico das arritmias, das sobrecargas das câmaras cardíacas e das lesões isquêmicas do miocárdio. Em outras condições como nos processos inflamatórios e distúrbios electrolíticos este exame é também de grande valía.
ELECTROCARDIOGRAFIA DE ALTA RESOLUÇÃO
São para avaliação de pacientes com síncope estratificação de riscos após do infarto agudo do miocardio e em outras afecções com comprometimento miocárdico e para avaliação da eficácia de antiarrítmicos
TESTE DE ESFORÇO
Surgió em 1929(prova de Master)
Pode ser chamada teste de esforço, teste ergométrico, prova de esforço, prova ergométrica, cicloergometria ou electrocardiograma de esforço.
Indicações:estudo das coronariopatias, HTA, miocardiopatias, arritmias, avaliaçao da eficacia de medicamentos e condicionamento físico para a práctica de esportes, para avaliação médico-trabalhista e reabilitação cardíaca através da análise da frequência cardíaca, curva da pressão arterial, aparecimento de arritmias, dor torácica ou sintomas compativeis com isquemia miocárdica sospeitada clínica ou electrocardiograficamente além de outros sinais ou sintomas que denotam mau funcionamento cardiocirculatório ou pulmonar.
ELECROFISIOLOGÍA CLÍNICA DO CORAÇÁO
É um método invasivo realizado en sala de hemodinâmica usando-se aparelho de radioscopia e polígrafo para registro dos potenciais intracavitários além de gerador artificial de estímulos eléctricos.
Indicações: doença do nó sinusal, os bloquios agtrioventriculares, bloquios intraventriculares, taquicardias paroxisticas, as síndromes de pre-exitação e ou esclarecimento de síncope quando se sospeita causa cardioarritmogênica.
ELECTROCARDIOGRAFIA DINÂMICA(HOLTER)(SISTEMA HOLTER)
Criada pelo físico americano Normam J. Holter tem como principio básico o registro da actividade eléctrica do coração durante longos períodos em geral 12 ou 48 horas
CATETERISMO CARDIACO Y ANGIOGRAFIA CORONARIA
Os exames que se podem realizar em um laboratorio de hemodinâmica são: os catetrismos cardíacos direito e esquerdo, a angiografia pulmonar, a ventriculografia direita e esquerda, a aortografía e a coronariografía, além encontram-se os oclusores para a comunicação interatrial e a persistência do canal arterial, os stents para as artérias coronárias, o eximer láser e a aterectomia.
 INDICAÇÕES DO CATETERISMO CARDIACO E ANGIOGRAFIA CORONARIA
1- Doenças das artérias coronárias.
2- Doenças das valvas cardíacas.
3- Síntomas de insuficiência cardíaca ,progressiva, sem causa aparentre.
4- Evidência peos métodos não invasivos de deterioração da capacidade funcional do coração.
5- Estenose aórtica com sintomas de angina, insuficiência miocárdica ou síncope pós- esforço.
6- Defeitos congénitos do coração.
7- Estudo electrofisiológico do coração.
8- Procedimentos terapéuticos.
9- Biósia endocárdica.
RESONÂNCIA MAGNÉTICA DO CORAÇÃO E GRANDES VASOS
É um método de diagnóstico por imagens obtida por intermédio de jum forte campo magnético que permite a formação das imagens em função das diferentes concentrações dos átomos de hidrogênio dos tecidos.
As indicações da resonância magnética são aqualas nas quais existe a necessidade de avaliar o conteúdo ou a morfología das câmaras cardíacas e doas grandes vasos, o uso de contraste intravenoso só é necessário quando se quer avaliar o conteúdo vascular se existir um processo infeccioso associado
CINTILOGRAFIA DO MIOCARDIO
Cintilografía de perfusão miocárdica
Principais indicações:Diagnóstico de isquemia miocárdica,pesquisa de viabilidade miocárdica,estratificação de risco, avaliação preoperatória de cirugias vasculares,seguimento de pacientes sobmetidos a procedimentos de revascularização e estudo da fisiopatologia das lesões coronarias bordenline em pacientes sintomáticos
Ventriculografía radioisotópica: Capaz de fornecer valores específicos dos aspectos funcionais do miocardio.
Cintilografía com galio:O citrato de Galio é um composto dotado da capacidade de se concentrar em sítios da inflamação proporcionalmente ao grau do processo.
Indicações:Descompensação cardiaca súbita sem causa aparente, quando levantar-se a hipótese de miocardite, febre reumática se houver sospeita de miocradite não evidenciada por outro método, lúpus eritematoso ou outras enfermidades reumáticas con sintomas de miocardite e suspeita de miocardite viral.
BIÓPSIA DO CORAÇÃO
É um dos melhores meios de que se dispone no momento para o diagnóstico das afecções endocárdicas e endomiocárdicas.
Indicações:
1- Diagnóstico ,graduação e seguimento de rejeição cardíaca em transplantados.
2- Diagnóstico e graduação de cardiotoxicidade de drogas(adriamicina).
3- Diagnóstico e seguimento de miocardite.
4- Diagnóstico ou confirmação das endocardiopatías.
5- Diagnóstico ou confirmação das miocardiopatias primarias.
BIÓPSIA DO CORAÇÃO(continuação)
6- Diagnóstico e seguimento das miocardiopatías secundarias(amiloidose, hemossiderose.
7- Diagnóstico diferencial entre miocardiopatias e pericardiopatias.
8- Pesquisa
Na sospeita de miocardite a biópsis tem sua maior indicação pois a microscopia óptica pode caracterizá-la com facilidade.
MUITO OBRIGADO 
PELA ATENÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais