Buscar

Avaliação Parcial Psicologia nas Instituições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial Psicologia nas Instituições
1 - Assinale a alternativa que NÃO se configura enquanto um objeto de estudo da Psicologia.
Autoconhecimento
Feedback
Relacionamento Interpessoal
Administração de conflitos
Julgar quem é culpado X
2 - Podemos definir a Psicologia como uma disciplina única, mas com um conjunto de subáreas tendo características próprias e exclusivas. No âmbito geral pode ser chamada de estudos Psicológicos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das subáreas da Psicologia.
Psicologia Subjetiva X
Psicologia Hospitalar
Psicologia Jurídica
Psicologia Escolar
Psicologia Clínica
3 - Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes ou grupos que trabalham para o sucesso organizacional: equipes de solução de problemas, de criação e táticas. Sobre o assunto, assinale a única alternativa correta: 
Equipes de criação exploram novas ideias ou projetos dentro das organizações
4 - O psicólogo organizacional desenvolve muitas atividades nas organizações, voltadas para a organização, o trabalho e a gestão de pessoas. Sobre a atuação do psicólogo organizacional, estão corretas as afirmativas, EXCETO: 
Estimula a cooperação entre os colaboradores
Gerencia conflitos nas relações interpessoais
Auxilia na gestão do clima organizacional
Diagnostica individualmente cada colaborador da organização x
Identifica as competências de cada colaborador
5 - Leon Festinger (1956) postulou que em alguns momentos entramos em estado de desconforto psicológico quando existem cognições que não se ajustam entre si. Este estado pode ser desagradável constituindo uma motivação para a redução ou eliminação desse desconforto, por meio do ajuste das crenças ou atitudes. Qual das teorias abaixo defende esse princípio? Dissonância cognitiva
6 - Sobre a personalidade, a psicologia afirma que é a soma total de maneiras pelas quais um indivíduo reage e interage com os outros. Trata-se da maneira de ser das pessoas, dos hábitos motores, das motivações psíquicas e, consequentemente, dos tipos de relacionamento interpessoal que com elas se mantêm. A personalidade se mostra através de tudo aquilo que a pessoa é capaz de produzir ou de ser. Sobre esse assunto, afirma-se: I. Segundo a Teoria Psicanalítica de Freud, não controlamos totalmente a nossa conduta. II. Segundo Carl Rogers, na abordagem Humanista, nossa personalidade é o resultado das nossas interações com outras pessoas. III. Segundo Skinner, na Teoria Behaviorista, o comportamento é determinado por estímulos ambientais, ou seja, o ambiente externo exerce influência na estruturação da personalidade. Está CORRETO o que se afirma em: I, II e III
7 - Em um processo seletivo, durante o processo de dinâmica de grupo, o agente de seleção sentiu-se desconfortável em relação a um dos candidatos, que parecia muito triste. Diante do caso exposto, é correto afirmar que a percepção que uma pessoa tem das emoções de outras pessoas é um retrato da: experiência pessoal.
8 - Fisiologicamente, a emoção é o resultado dos trabalhos do SNC e do SNA. Em termos de conduta manifestamos ou não as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Há quem consiga omitir o que sente e, ainda, quem consegue simular grandes emoções (o trabalho dos atores). Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. Assinale a alternativa que contém todos os aspectos estudados: personalidade; gênero; cultura, formação; condicionamento; estado de saúde.
9 – Sobre o processo de “seleção de pessoas” é correto afirmar: escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados.
10 - O administrador de uma empresa de ônibus, encarregado de realizar um processo seletivo para contratação de novos motoristas, optou pela realização de um teste de direção com os candidatos, visando avaliar a habilidade dos mesmos em conduzir o veículo. Este instrumento de seleção de pessoal denomina-se: teste de simulação de desempenho.

Outros materiais