Buscar

Patologia e Clínica de Aves

Prévia do material em texto

Patologia e Clínica de Aves
Maria Célia 
Giulia Ribeiro - RA 11617324 Turma 5o C Diurno
Conceitos Epidemiológicos:
Mortalidade: Variável característica que refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num intervalo de tempo.
Morbidade: Variável característica que refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquiriram doenças num intervalo de tempo. Entende-se morbidade ao comportamento de doenças e dos agravos a suade em uma população exposta.
Período de incubação: Intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível a um agente biológico e o inicio dos sintomas clínicos do hospedeiro.
Vias de Transmissão: Percurso que cada agente patológico tem que efetuar desde a fonte da infecção ate o individuo afetado pela doença. 
Doenças Emergentes: É um problema de saúde novo em que sua incidência cresceu nos últimos anos. Pode ser também um problema conhecido, mas que, ultimamente, tem aparecido com mais frequência.
Doenças Reemergentes: Doenças conhecidas ha algum tempo, estavam controladas, mas agora retornaram, causando novas preocupações. As doenças podem aparecer novamente quando, por exemplo, um novo vetor é inserido no local. A reemergência também pode indicar problemas na vigilância sanitária.
Letalidade: Entende-se como o maior ou menor poder que uma doença tem de provocar a morte. Pode ser também a relação entre o numero de óbitos resultantes de determinada causa e o numero de pessoas que foram realmente acometidas pela doença, com o resultado expresso em percentual. 
Epidemia: É a manifestação em uma região de um vários casos de alguma enfermidade que excede claramente a incidência prevista.
Endemia: É a presença continua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada; pode também expressar a prevalência usual de uma doença particular numa zona geográfica.
Zoonose: Infecção ou doença transmissível, sob condições naturais, de homens a animais e vice-versa.
Transmissão vertical: Ocorre através da passagem do patógeno da mãe para o bebe durante a gestação, o trabalho de parto, o parto propriamente dito ou amamentação.
Transmissão horizontal:Ocorre a transmissão do agente de um indivíduo para o outro, de mesma espécie ou não. 
Podendo ser:
transmissão direta ou contagio -> ocorre a transferência do agente etiológico, sem a interferência de veículos (ser animado ou inanimado que transporta um agente etiológico)
transmissão direta imediata -> é a transmissão direta em que ha um contato físico entre e a fonte primaria da infecção e o novo hospedeiro
transmissão direta mediata -> transmissão direta em que ha contato físico entre a fonte primaria de infecções e o novo hospedeiro; a transmissão se faz por meio das secreções oronasais.
transmissão indireta -> a transferência do agente etiológico ocorre por meio de veículos animados ou inanimados.
Perigos e pontos críticos na criação avícola industrial:
Um dos perigos que podemos observar na criação avícola industrial é o aumento da chance de propagação de doenças podendo afetar toda a criação e o sistema de produção. Os pontos críticos podemos citar o estresse que causa Canibalismo, podendo afetar a alimentação e nutrição das aves, a temperatura que também leva ao estresse, a umidade e o ar circulante dentro dos aviários.
Referências: 
https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=551
http://www.misodor.com/GLOSSARIO.html
http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/Conceitos.htm
https://www.infoescola.com/doencas/transmissao-horizontal-e-vertical/

Continue navegando