Buscar

METODOLOGIA DE PESQUISA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Aula 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia de pesquisa para as
Ciências Humanas e Sociais-
Título da Aula: Como utilizar variadas metodologias para o mesmo 
objeto de pesquisa
Nesta aula...
+ Organização dos dados recolhidos
+ Análise dos dados
+ Não se perca na hora de reunir o material
+ Chicletes eu misturo com bananas?
Organização dos dados recolhidos
Nem sempre temos a sensação de ter finalizado a nossa pesquisa. Vamos acreditar que faltou alguma coisa, buscar algum outro dado, encontrar outro referencial teórico. Mas temos prazos, em qualquer uma das esferas acadêmicas. Assim vamos pesquisando desdobramentos das nossas pesquisas. Um projeto de mestrado pode ser um desdobramento de uma pesquisa realizada em um Trabalho de Conclusão de Curso, por exemplo.
Organização dos dados recolhidos
Nesta etapa o pesquisador deve organizar o referencial teórico, fichamentos, textos e artigos produzidos anteriormente, entrevistas, questionários, caderno de campo e todo o material coletado na pesquisa. É possível usar variadas metodologias em um único projeto. O referencial teórico é fundamental para qualquer pesquisa. Grandes teóricos escreveram sobre o assunto e você precisa de embasamento para o seu trabalho. A partir daí, suas metodologias dependem do seu objeto.
Análise de dados
Analisar comparativamente diferentes respostas;
Associar ao referencial teórico;
Analisar os documentos coletados;
O que confirma e o que rejeita as hipóteses iniciais?;
Seus dados respondem à sua pergunta?
Não se perca na hora de reunir o material
É importante fazer a análise dos dados logo após coletar cada entrevista, cada questionário, cada documento, cada pesquisa de campo. Assim, a análise do material, aspectos comparativos e associações ao referencial teórico facilitarão o processo de escrita de seu trabalho, seja ele um Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação, Tese, ou mesmo um Relatório de pesquisa.
Não se perca na hora de reunir o material
Você deve começar a produzir o seu trabalho ao longo da pesquisa, mesmo que resolva não utilizar algum dado, as respostas mudem, você mude de ideia sobre alguma análise. É importante ter a memória do seu texto, da sua pesquisa. Mesmo que você retire alguma parte na versão final, poderá utilizar para a publicação de um artigo, por exemplo.
Chicletes eu misturo com bananas?
Uma observação importante! Na hora de escolher seu referencial teórico, observe atentamente os argumentos dos autores. É fundamental estar atento às escolas de pensamento ou mesmo se um autor se contrapõe a outro para não colocar todos no “mesmo saco” embasando o argumento de sua pesquisa.
Chicletes eu misturo com bananas?
Fiquem atentos!
Autores que se contrapõem não podem estar “do mesmo lado” defendendo o argumento da sua pesquisa.
OBRIGADA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais