Buscar

Psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O hemiplégico apresenta o quadro de negligência corporal. Qual a base teórica desta alteração? Qual o trabalho da psicomotricidade sobre esta alteração?
A negligência corporal é causada pelas alterações sensoriais decorrentes de lesões em determinadas áreas do córtex cerebral (giro pós-central) e da cápsula interna. Ainda, as alterações visuais, proprioceptivas e do tônus também contribuem para o quadro da negligência corporal. Nesta última, a instalação da hipertonia leva à perda dos movimentos seletivos e consequente prejuízo da função do hemicorpo acometido, fazendo com que o paciente realize menos atividades com este lado do corpo. A psicomotricidade atua estimulando a função do hemicorpo acometido. São trabalhadas atividades que estimulem a sensibilidade, assim como dinâmicas que estimulem a organização espaço-temporal para favorecer a estruturação do esquema corporal, que está comprometida nos casos de negligência corporal. 
	" Toda e qualquer criança, independentemente de ter ou não uma lesão cerebral ( paralisia cerebral, sindrome de down, retardo mental) pode ter o privilégio do aprendizado e memória de diversos aspectos da vida funcional (sensório-motor, linguagem, socialização, autos-cuidados), estando ou não um ambiente propício (escola, família)". O enunciado acima é Verdadeiro ou Falso. Justifique a sua resposta
A afirmação acima é verdadeira quando diz que toda criança, tendo ou não uma lesão cerebral pode ter o privilégio do aprendizado e memória de diversos aspectos da vida funcional, mesmo que em proporções diferentes. Porém, a afirmação se torna falsa quando diz que este aprendizado ocorre estando ou não em um ambiente propício. A evolução de uma criança em um ambiente pobre, sem estímulos, cores, objetos, família e escola acolhedora, será mais lenta e menor do que uma criança que se encontra em um ambiente propício. Assim como, uma criança que tem uma lesão cerebral, tem essa evolução mais lenta e menor do que uma criança que não tem a lesão, mesmo que as duas estejam em um ambiente propício.

Continue navegando