Buscar

politic W ECONOMI

Prévia do material em texto

1.
		De acordo com a teoria do Capital Humano o desenvolvimento econômico de um país está diretamente relacionado:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	à preparação das elites
	
	
	à competitividade industrial
	
	 
	à educação dos trabalhadores
	
	
	à atuação do Estado
	
	 
	ao aumento do emprego
	
	
	
		2.
		A Teoria do Capital Humano tem um caráter ideológico. Ela oculta as contradições presentes na sociedade capitalista. Nessa perspectiva é possível afirmar que a teoria do Capital Humano: I) escamoteia a origem da divisão entre as classes sociais, com base na afirmação que a diferença de renda entre as pessoas é fruto de seu esforço e do seu talento individual. II) retira do debate a responsabilidade do Estado e da classe dominante pelas diferenças sociais e econômicas entre os indivíduos III) torna difícil a contestação à ordem burguesa, mantendo cada grupo social no seu ¿lugar¿, uma vez que responsabiliza cada um pelo seu fracasso ou sucesso social IV) reduz a desigualdade social a uma questão relacionada às diferenças de qualificação e de educação entre os indivíduos Assinale:
		Quest.: 2
	
	
	
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas IV e III estiverem corretas
	
	 
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
	
	
	
		3.
		O trabalho humano, quando qualificado por meio da educação é um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica, e, portanto, das taxas de lucro do capital. Ou seja: a educação é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo. Esta definição se aplica as teses da(o):
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Escola única
	
	
	Estado de Bem-estar social.
	
	 
	Fordismo/Taylorismo
	
	 
	Teoria do capital humano.
	
	
	Educação compensatória
		Segundo os ideólogos da Neo-teoria do Capital Humano, a escola deve se adequar às normas do mercado, para atender às novas demandas da sociedade. Nesse sentido, sob esta ótica, a educação escolar deve: (marque a alternativa CORRETA)
		Quest.: 1
	
	
	
	 
	ser gerenciada como se fosse uma empresa, capaz de captar e gerir seu próprio capital.
	
	
	ser vista como um modelo de negócio que deve se financiada pelas ONGs.
	
	
	ser gerenciada como uma instituição do Terceiro Setor, cabendo ao Estado atuar pontualmente junto às instituições de ensino.
	
	
	ser direcionada para a emancipação humana, cabendo ao Estado atuar em parceria com o setor privado.
	
	
	ser um serviço público para formar para a cidadania, sem se preocupar com as necessidades do mercado.
	
	
	
		2.
		De acordo com os neoliberais, algumas estratégias devem ser adotadas para possibilitar que a escola assuma o seu papel na sociedade e assegure o desenvolvimento econômico dos países, isto é, para que ela cumpra a função preconizada pela Teoria do Capital Humano: I) A escola deve garantir o emprego para todos, inserindo-os no mercado formal de trabalho. II) A escola deve ser capaz de formar o indivíduo flexível para atender as demandas do mercado de trabalho. III) A escola deve garantir a empregabilidade, oferecendo as ferramentas para que os indivíduos tenham condições de competir no mercado. IV) O sistema educacional deve se adaptar ao mundo do trabalho, criando as condições para quem os indivíduos se tornem empregáveis. Assinale:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	se somente a afirmativas III e IV estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	 
	se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	
	
		3.
		O neoliberalismo, apoiado nas recomendações do Banco Mundial elabora propostas de reformulação do sistema educacional, entendendo que: I) A crise da escola passa pela falta de escolas melhores e não pela falta de escolas; pela falta de professores mais qualificados e não pela falta de professores; por uma melhor distribuição dos recursos financeiros e não pela falta de recursos. O desafio da escola é apenas gerencial, de gestão. II) Não adianta apenas investir no capital humano se os governantes operam num esquema de centralização política que cria barreiras ao desenvolvimento econômico da nação e dos indivíduos. Num mundo globalizado, o mercado deve ser livre dos entraves políticos para garantir o desenvolvimento econômico. III) Uma escola ineficiente não tem como contribuir na valorização do capital humano. Para que o investimento no capital humano seja bem aproveitado, é necessário uma reforma administrativa do sistema educacional, através de mecanismos que controlem a eficiência, a produtividade e a qualidade desses serviços. Assinale:
		Quest.: 3
	
	
	
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
	
	
	se somente a afirmativas III estiver correta
	
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	Ao analisar o que dizem os teóricos da sociedade do conhecimento, é possível identificar o caráter ideológico desta visão que anuncia a sociedade pós-capitalista e o fim da relação capital-trabalho. Em uma perspectiva crítica é possível dizer que: I) A sociedade do conhecimento não é o fim da sociedade capitalista, o que ocorre é uma resposta desse sistema à crise do capitalismo. II) No momento atual não vivemos em uma sociedade pós capitalista, mas em um período caracterizado por mudanças no mundo do trabalho e pelo toyotismo. III) na sociedade do conhecimento, a luta de classe continua presente e agora a subjetividade do trabalhador é capturada buscando sua adesão ao novo sistema. IV) na sociedade atual, sob o toyotismo, a exploração do trabalhador é ampliada pela polivalência operária e pela organização do trabalho que busca eliminar a porosidade Assinale:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	
	se somente a afirmativas III e IV estiverem corretas
	
	 
	se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	
	
		2.
		A Revolução Inglesa de 1688 - a Revolução Gloriosa -  assinala um momento significativo na adoção dos princípios do liberalismo. Entre as medidas adotadas então, e que confirmam essa afirmação, destacam-se:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	a exclusão da nobreza do Parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolição das sociedades por ações na organização das empresas industriais.
	
	 
	a abolição dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do Parlamento.
	
	 
	o reconhecimento da Declaração de Direitos, limitando o poder do rei em face do Parlamento, e a promulgação do Ato de Tolerância, pondo fim à perseguição religiosa contra os dissidentes protestantes.
	
	
	a eliminação dos Tories, partidários de um poder real forte, e a devolução aos camponeses das terras usurpadas durante os cercamentos.
	
	
	a revogação dos Atos de Navegação, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organização para os trabalhadores urbanos.
	
	
	
		3.
		Para o Banco Mundial, entre os aspectos que devem ser levados em consideração na sociedade do conhecimento, são as oportunidades abertas pela "revolução nas comunicaçõesque abriu um novo meio de difundir amplo conhecimento e a baixo custo, reduzindo a defasagem de conhecimento dentro de cada país". E o meio desenvolvido para viabilizar a difusão o conhecimento é a educação à distância. Nesse sentido, é possível afirmar que uma das características da educação na sociedade do conhecimento é a utilização de:
		Quest.: 3
	
	
	
	 
	recursos tecnológicos para valorização das ações da empresa nas bolsas de valores.
	
	
	modelos organizacionais flexíveis e orgânicos, tal como o Google.
	
	 
	recursos tecnológicos para a disseminação do conhecimento.
	
	
	muita automação e flexibilidade industrial.
	
	
	uma forte política de marketing, voltada para apontar os diferenciais competitivos da empresa.
		O trabalho não possui somente uma face alienante. O sistema ou modo de produção, que o utiliza e como o utiliza, é que pode tornar sua prática alienante. Entretanto, ao mesmo tempo em que o trabalho é exercido de forma alienada, ele também é fundamental na produção da vida humana e dos homens, já que é pelo trabalho que os homens produzem bens (materiais e imateriais), imprimem valor a estes bens e se constituem enquanto homens. Assim, é possível afirmar que, além da dimensão alienada, o trabalho constitui um processo do seguinte tipo:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	laboral
	
	 
	humanizador
	
	
	comunal
	
	 
	explorador
	
	
	opressor
	
	
	
		2.
		A categoria princípio educativo do trabalho nos remete a pensar sobre a dupla face do trabalho sob o capitalismo: seu caráter humanizador e alienador. A primeira delas contribui para a realização de uma educação emancipadora e crítica, pois é pelo trabalho que o homem pode: I) reconhecer-se no produto de sua obra II) reivindicar seus direitos III) desmistificar ideologias IV) compreender as relações sociais e a função que elas desempenham na sociedade de classes Assinale:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	se somente a afirmativas III e IV estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
	
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	
	
		3.
		Na sociedade moderna e capitalista fica evidente que a prática educativa é uma prática política por ser determinada pelas relações de poder vigente, bem como, por produzir outras. Portanto, não podemos deixar de considerar que os espaços de convivência e formação humana são espaços de conflitos e contradições, ou seja, de relações de poder que ora se assemelham e ora se diferenciam em sua dinâmica. Assim, podemos compreender que o ensino como prática pedagógica intencional e sistemática necessita de:
I - uma organização específica, ou seja, de um rigoroso planejamento.
II - uma participação efetiva dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
III - um planejamento individualizado por parte do professor, tendo em vista que sua prática decorre exclusivamente de sua formação.
Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	
	Somente o enunciado II está correto
	
		A sociedade e a escola capitalista formam o homem unilateral. Muitas são as formas pelas quais se revela essa unilateralidade. Entre elas é possível mencionar: I) a oferta de uma educação que só objetiva a inserção no mercado de trabalho. II) uma formação estreitamente ligada às dinâmicas econômicas e financeiras III) uma educação voltada para a formação do sujeito produtivo que reproduz as relações estabelecidas na sociedade. Assinale:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	 
	se somente a afirmativas I estiver correta
	
	
	
		2.
		Sobre a formação omnilateral é possível afirmar que ela: I) corresponde a uma proposta que alija o trabalhador dos saberes e da teoria II) significa uma formação integral voltada para o domínio da ciência, da técnica, da tecnologia, integrando saber geral e profissional e desenvolvendo as potencialidades do sujeito. III) rompe com a formação comprometida com o trabalho alienado, com a divisão do trabalho e com a manutenção das relações de dominação. Assinale:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	
	se somente a afirmativas II estiver correta
	
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	 
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
	
	
	
		3.
		De acorod com Karl Marx e Friedrich Engels: "Os proletários nada têm a perder com ela [a revolução], a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos. Neste trecho do Manifesto Comunista", escrito há 150 anos, estão expressos alguns dos fundamentos do socialismo científico, cujos princípios são:
		Quest.: 3
	
	
	
	 
	corporativismo e materialismo dialético.
	
	
	comunismo e nacional-socialismo.
	
	 
	materialismo histórico e luta de classes.
	
	
	internacionalismo e dialética idealista.
	
	
	ditadura do proletariado e organização dos Sovietes.

Continue navegando