Buscar

O QUE É A GESTÃO MATRICIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O QUE É A GESTÃO MATRICIAL?
Escrito por  Ercília Bastos
A gestão matricial é um modelo de gestão em que as relações de subordinação estão configuradas numa estrutura de matriz, isto é, os colaboradores estão afetos a uma subordinação dupla.
A estrutura matricial é uma combinação de dois tipos de estrutura diferente: a estrutura divisional e a estrutura funcional. Por esta razão este tipo de gestão apresenta uma complexidade maior. O que acontece é que colaboradores de diferentes departamentos estão afetos a projetos, objetivos ou atividades distintas e como tal respondem a uma chefia bicéfala. Deste facto advém uma elevada complexidade interna difícil de gerir.
São evidentes as desvantagens deste tipo de gestão, que se prendem com problemas de autoridade e de comunicação internos. Uma gestão ineficaz das relações hierárquicas pode levar à insatisfação dos colaboradores e a conflitos laborais.  
Este modelo permite aumentar a produtividade uma vez que a tomada de decisões é, em regra, mais rápida. A velocidade da troca de informação entre departamentos coloca a empresa numa posição vantajosa perante alterações de mercado, o que possibilita uma resposta rápida e eficiente obtendo assim ganhos significativos no que respeita à competitividade e nomeadamente através de um aproveitamento mais eficiente dos recursos. Por outro lado, a estrutura matricial incentiva um estilo de liderança mais democrático e participativo. Há uma maior proximidade entre pares, fruto dos laços criados através desta estrutura de gestão. Estes laços geram um aumento da motivação do pessoal. Salienta-se ainda que esta é um modelo de gestão claramente orientado para resultados, o que é o objetivo principal de qualquer organização.

Outros materiais