Buscar

Medidas e cuidados na prevenção de alterações posturais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Medidas e cuidados na prevenção de alterações posturais em escolares 
Acadêmicos: Vanessa Andréia Coutinho, Marcella Camargo Mario, Larissa Lucena
Curso: Fisioterapia
Disciplina: Cinesiologia
Ano/Período: 2014/1
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL 
*
*
Introdução
 As medidas de prevenção postural tem como objetivo proporcionar aos escolares a manutenção e proteção de seus segmentos de lesões dentro das condições de vida diária. Programas que visam prevenção, só atingem seus objetivos se o trabalho educativo realizado, seja adotado fielmente pelas crianças e jovens, fase em que a coluna vertebral está em formação. As orientações posturais devem ser prazerosas para os mesmos, proporcionando ao mesmo tempo uma melhor qualidade de vida.
BRACCIALLI, L.M.P, & VILARTA R. 2000
KRANN, A. C et al, 2012.
*
*
Saúde Escolar
A saúde escolar esta sendo muito estudada nos últimos anos, principalmente no que diz respeito as alterações posturais e dores na coluna vertebral de crianças e jovens.
Estas alterações são originarias de múltiplas causas, como:
Hábitos escolares errados
Permanência de uma mesma postura por um longo período
Alta carga de matérias transportados nas mochilas
Sedentarismo
FERNANDES, S.M.S; CASAROTTO, R.A; JOÃO, S.M.A. 2008
*
*
Considerando a coluna como uma das
 partes do corpo humano, extremamente 
moldável. Estudos apontam que 80% dos 
adultos jovens sofrem ou sofrerão distúrbios
 na coluna, seja dor lombar (lombalgia), desvios posturais,
 estruturais ou casos eventuais inflamatórios.
Durante a infância, as crianças estão sujeitas a comportamentos de risco para a estrutura corporal, pois o sistema musculoesquelético encontra-se em processo de maturação, sendo assim posições inadequadas ocasionam o surgimento de alterações posturais, causando desconforto, algias e incapacidades funcionais.
BADARÓ, A.F.V & BASSO, D.B.A.
 
*
*
Principais Desequilíbrios Posturais
 Os principais desequilíbrios posturais em escolares: são a cifose, lordose e escoliose. Devido ao uso incorreto da região lombar, ombro, braço, pescoço, joelhos e pés. 
O fato de não ser considerado algo preocupante, os desequilíbrios posturais a longo prazo trazem prejuízos sérios para a vida das pessoas, sendo considerado a principal causa de afastamento no trabalho e de benefícios requeridos a previdência social (SANTOS C. I.S. et al. 2009). 
*
*
Problemas Posturais Frequentes
*
*
Medidas Preventivas
A educação postural não tem como objetivo limitar as atividades, mas ao contrário, permitir sua realização dentro de um espaço de segurança gestual. (SIMON et al, 1988)
É de extrema importância a intervenção precoce, com a finalidade de prevenir agravos posturais e queixas que afetam os escolares, assim como orientá-los sobre posturas corretas, formas de alongamentos para amenizar alterações posturais ocasionadas pela falta de informação no ambiente escolar.
(SIMON et al, 1988)
*
*
Medidas Preventivas de Alterações Posturais
Não transportar materiais que excedam mais de 10% de seu peso corporal
As alças da mochila devem ser largas, e usadas nos dois ombros para o equilíbrio do peso
Programas de treinamento preventivo que associam educação e movimento contribuem na melhora da postura
Regulagem das carteiras escolares
Dar atenção ao posicionamento para escovar os dentes, amarrar os sapatos, se alimentar, pentear os cabelos
Praticar exercícios de maneira correta
KRANN, A. C et al 2012.
*
*
 Acontece que, o peso enorme, mal distribuído, é muitas vezes superior a capacidade normal das crianças, ameaça à coluna com deformações, das quais as mais comuns são a escoliose (desvio lateral da coluna identificada facilmente pelos ombros desnivelados) ou cifose postural (curvatura na região torácica identificada pelos ombros retraídos para frente). Em principio, é muito fácil evitar esse problema. A solução é prevenir, tomando algumas precauções. Os profissionais da área da saúde costumam fazer uma conta simples: uma pessoa não deve carregar mais de 10% do seu peso. Por exemplo, uma criança com 45 quilos, não deveria carregar um peso nas costas, superior aos 4,5 quilos (LEAVELL, 1977; p.19).
*
*
Back Schoolchildren
Com o objetivo da reeducação postural, prevenir dores e alterações na coluna vertebral, está sendo implantado em ambientes escolares o Back Schoolchildren. Um programa que visa o compartilhamento de informações sobre a prática correta do transporte das mochilas, quantidade da carga que deve ser transportada, modelo e o modo que devem ser utilizadas. Além de orientações sobre a importância do relaxamento muscular, e dos exercícios de alongamentos.
FERNANDES, S.M.S; CASAROTTO, R.A; JOÃO, S.M.A. 2008
*
*
Cuidados
*
*
Os desvios posturais que não forem tratados, podem ser tornar estruturais, alterando a posição de ossos, rotação de vértebras e degenerando os discos intervertebrais levando a uma condição dificilmente reversível. Portanto, o low back training é baseado em exercícios que trabalham as ações estabilizadoras dos músculos abdominais e paravertebrais associado a respiração e equilíbrio.
Fortalecimento muscular:
Melhora na autonomia
Alívio da dor
Melhora na respiração e sono;
Equilíbrio
Consciência corporal
Controle Postural. 
BARRETO, S.J. & FARINA, E.C.R. 2009
*
*
Considerações Finais
A educação postural é uma das principais medidas de prevenção futuros agravos na estrutura musculoesquelética, não tendo como objetivo limitar as atividades dos jovens e crianças, e sim prevenir problemas futuros.
Carregar corretamente as mochilas escolares, e sentar de maneira adequada é de grande importância, porém as alterações posturais não estão inclusas somente ao ambiente escolares. A realização incorreta de atividades diárias, e de exercícios físicos são fatores não menos importantes, que afetam a qualidade de vida das crianças e adolescentes. 
Talvez a maior dificuldade de implantação das estratégias para saúde escolar seja conscientizar e sensibilizar pais, alunos, professores, direção da escola e governo sobre a importância de mudanças nos hábitos comportamentais. 
BRACCIALLI, L.M.P. & VILLARTA,R. 2000
KRANN, A. C et al. 2012
*
*
Referências Bibliográficas:
FERNANDES, S.M.S; CASAROTTO, R.A; JOÃO, S.M.A. Efeitos de sessões educativas no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental I- Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos/Nov, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552008000600004 Acesso em: 19 de junho de 2014; 15:23h.
BARRETO, S.J.; FARINA, E.C.R. Contribuições da educação motora para a melhoria e prevenção postural em escolares. Disponível em: http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - 2013- Nº 130 - Março de 2009; acesso em: 19 de junho de 2014; 15:45h.
*
*
BADARÓ, A.F.V; BASSO, D.B.A. A saúde do escolar por um olhar da Fisioterapia. Disponível em: http://www.convibra.org/ Convibra Saúde- Congresso Virtual Brasileiro de educação, gestão e promoção da saúde; acesso em: 23 de junho de 2014; 14:32h.
KRANN, A. C et al. Trabalho Educativo postural: prevenção pré-escolares. Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) - Santa Maria/RS ; 2012. Disponivel em: http://www.unifra.br/eventos/forumfisio/Trabalhos/5012.pdf. Acesso em: 20 de junho de 2014.16:33h
BADARÓ, A.F.V et al. Apresentação de um programa de fisioterapia no cuidado corporal de escolares. Disponível em: http://www.convibra.org/ Convibra Saúde- Congresso Virtual Brasileiro de educação, gestão e promoção da saúde; acesso em: 24 de junho de 2014; 17:45h.
*
*
BRACCIALLI, L.M.P; VILARTA R. Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 14(2): 159-71, jul/dez.2000

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais