Buscar

Apresentação Slides ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO APRESENTADO EM REQUISITO ÀS DISCIPLINAS DO 4º SEMESTRE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
GRUPO 
BETIM 2017
ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho versa sobre compreender a importância do domínio de conhecimentos específico sobre a prática pedagógica com deficiência nas aulas de educação física e refletir sobre a realidade do professor de educação física no trabalho com alunos com deficiência. 
Nos últimos anos a Educação Física tem sido marcada por uma significativa evolução, as propostas pedagógicas demonstram um grande crescimento acerca do ensino, mesmo com influência das velhas tendências. È importante ressaltar que na pratica as abordagens utilizadas na escola, estão presentes com misturas entre tendências que não são seguidas à risca, tendo em vista que a ação de professor é moldada conforme a necessidade dos alunos, visando a melhor forma de ensino-aprendizagem. 
 
ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: 
pés curtos 
baixa estatura 
músculos flácidos 
crescimento lento 
voz gutural 
 
p
maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual Em geral, as crianças com síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico e mental são mais lentos do que o de outras crianças da sua idade.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: 
Deficiência intelectual não é o mesmo que deficiência mental. Por isso, não é apropriado usar o termo “deficiência mental” para se referir às pessoas com síndrome de Down. Deficiência mental é um comprometimento de ordem psicológica.
A educação é um direito para todos os alunos com ou sem qualquer tipo de deficiência. Quanto ao que se refere à Inclusão Escolar de crianças com algum tipo de deficiência, independente de qual seja, é dever do professor fazer todo o possível para que todos os alunos aprendam e progridam. 
VÍDEO 
MOTIVAÇÃO Breno Viola judoca faixa preta 
https://www.youtube.com/watch?v=SquJVy6DVxU
 CONCLUSÃO
A inclusão escolar proporciona a conscientização de que os seres humanos são diferentes e várias são as diferenças, que devem ser entendidas e atendidas, especialmente na escola.
 Esse trabalho propiciou, além do prazer de saborear novos saberes, o prazer maior em vivenciar novas formas de vida. Vida essa ampliada à medida que novas pessoas foram se juntando em espaços iguais, valorizados, porém pelas diferença.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Aline de. Colégio Novo Espaço. Disponível em
escolanovoespaco.com.br/equipe/11-menu/193-danca-ginastica-ritmica.html
GRAÇAS, José Irlan das. Comunidade ADM. Dispnível em <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-pratica-pedagogica-do-professor-de-educacao-fisica-com-deficiencia/44632
https://www.youtube.com/watch?v=SquJVy6DVxU

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais